terça-feira, 16 de julho de 2013

Por um dia do homem que erradique o machismo

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Pode parecer contraditório, mas o dia do homem possui várias serventias, inclusive para uma sensibilização que erradique o machismo de nossa sociedade. A data comemorada no dia de ontem, infelizmente, já foi absorvida pelo mercado e tende a impedir este objetivo ou difundir o que não é pertinente para o momento. As perfumarias, lojas de roupas masculinas e setores correlatos desconfiguraram os reais debates,os quais precisam ser evidenciados.

E por mais que o Ministério da Saúde utilize a data para campanhas contra doenças exclusivamente masculinas, como o câncer de próstata, por exemplo, e também que grupos feministas alertem sobre uma data pela qual "celebra o incelebrável", a data serve para o alerta dos milhões de momentos de violência contra a mulher e que acontecem diariamente mundo afora e cometidos pelos homens. Humilhações, agressões físicas, morais, verbais, institucionais, e várias outras situações que estamos cansados de falar aqui no Chuva Ácida precisam parar de existir.

Infelizmente, isto ainda não é uma pauta estatal. As Secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres, ambas do governo federal, poderiam muito bem utilizar esta data para campanhas que atinjam os homens de forma mais direta. O movimento feminista atinge um número maior de mulheres a cada ano que se sucede; porém, é um pouco tímido no diálogo com o público masculino e tem um grande campo para atuar. Além da proliferação dos movimentos de contestação feministas, precisamos da regressão do machismo institucionalizado em nossa sociedade. O 15 de julho precisa promover a mesma libertação de um 8 de março.

Desta forma, ao invés de celebrarmos uma data de cunho meramente comercial ou ligado à saúde pública, promoveremos uma mudança no perfil de nossa sociedade. O processo é lento, tortuoso, mas a longo prazo pode surtir grandes efeitos. Ao invés do enfrentamento e da simplória negação, devemos aproveitar as oportunidades. Ao invés da pura comemoração, o esclarecimento. Ao invés do consumismo, igualdade para todos.

3 comentários:

  1. Não vou mais comentar seus post´s pois eles acabam sumindo do blog sem explicação.

    NJ

    ResponderExcluir
  2. Realmente temos o direito de expressar nossos pensamentos, um direito adquirido por todos! Com certeza você não tem comércio e não dependa disso para sobreviver, e se não precisa que bom, nunca fará diferença para sua pessoa as crises que comerciantes enfrentam. Fazendo uma colocação em relação aos homens que violentam, estupram e todo restante de violência que refere-se aos homens, o dia da mulher nunca foi criticado, e também a todo tipo de violência também praticados por mulheres, como abortos, assassinatos, jogam filhos depois que nascem no lixo, espancam filhos, idosos e um monte de outros absurdos, que nem vem ao caso comentar, e mesmo assim comemoramos lindamente o dia Internacional da Mulher! Machismo mesmo é sua opinião sobre o dia do Homem, um tanto quanto estranho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu também manteria o anonimato se escrevesse e publicasse algo deste nível.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem