quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vander Carioca, o artilheiro das massas!

Um ano se passou, parece que foi ontem que recebi o convite para escrever sobre esporte no arraigado Chuva Ácida.

Confesso que não tinha ideia que a coisa era tão acida, mas a verdade é que adoro dar os meus pitacos esportivos e, por raras vezes invadi a área dos meus amigos molhados.

E, para comemorar esta data especial, trago uma entrevista exclusiva com o atleta Vander Carioca e, a sua escolha não foi por acaso. Ela se deu pelo maior número de acessos de um post que escrevi, em 18.08.2012 http://www.chuvaacida.info/2012/08/vander-carioca-e-volta-da-nacao.html .

Passemos, então, agora, a entrevista do artilheiro das massas, o campeão Vander Carioca.



Vander Santos Ferreira, mais conhecido como Vander Carioca, 37 anos, nascido no Rio de Janeiro capital, atleta de futsal desde os 7 anos de idade, quando foi convidado a jogar no Social Ramos Clube e, desde então não parou mais.

Construiu e, ainda constroi, uma trajetória vencedora, que começou no épico time do Atletico-MG, aonde conquistou o seu título da Liga Nacional, passando, ainda no Brasil, por Flamengo, Vasco, GM, Iate, Espanha, Italia, Russia, voltando para o Brasil em 2010 atuando pelo Petrópolis e, para alegria dos joinvilenses, desde 2012, atuando pela Krona Futsal.

Além do título da Liga Nacional, em 1987, Vander Carioca, conquistou diveros títulos no Brasil e em todos os clubes que passou pelo exterior e, pela Seleção Brasileira, os Mundiais de 2000 e 2004.



Gabriela Schiewe - Aos 37 anos, o que lhe motiva a continuar jogando com a mesma intensidade de anos atrás?

Vander Carioca - Competição! Sou muito emoção, pouco razão. Tenho prazer pela competição e acredito que ainda vai demorar um pouco a perder essa vontade de competir. Enquanto esta vontade, o prazer por competir, existir em mim, jogarei nesta intensidade.

GS - Você acreditava que poderia aos 37 anos estar em alto nível e até rendendo mais que uns anos atrás?

VC - Não pensava (risos). Com 25 anos já pensava em parar de jogar, mas com a maturidade que se adquire com o passar dos anos, não ter sofrido nenhuma lesão grave, o meu comportamento extra campo que, hoje em dia é muito melhor do que quando tinha 25 tem colaborado para o meu bom rendimento nas quadras hoje.

GS - No ano passado, a Krona chegou muito perto do título da Liga, o que aconteceu naquele jogo contra a Intelli?

VC - O que mais pesou para não ganharmos o título, não foi o jogo fora de casa em que estávamos ganhando de 4 x 0, mas sim não ter vencido em casa. A vitória dentro de casa é fundamental para a conquista de um título, principalmente com a importância e disputa da Liga Nacional.

GS - Hoje você é o artilheiro da Liga, agora o objetivo é o título?

VC - Quando vim para Joinville, no ano passado, foi com esse objetivo, buscar o título da Liga. Ser artilheiro é consequência, o que realmente importa é ganhar a Liga. "Espero que esse ano não escape, até porque mes restam poucos anos."

GS - O que você passa para o grupo para, enfim, ganhar a Liga esse ano?

VC - Normalmente passo mais conselhor aos mais novos do grupo, para não perder o foco, jamais achar que já está ganho por ter ficado em primeiro na classificação, pois ainda temos muito que realizar. Tento auxiliar naquilo que posso.

GS - Uma hora terá que parar. inevitável. Quando e aonde?

VC - Fico triste quando penso nisso, ter que parar, pois amo o que faço, gosto de treinar, de competir, dessa rotina do meu trabalho mas, acho que daqui um ou dois anos, quem sabe até os 40. Em primeiro plano, penso em finalizar a carreira no Petrópolis, mas não descarto que possa ser aqui na Krona.

Vander Carioca deixou bem claro, durante toda a entrevista, aquilo o que eu já havia escrito no post de agosto do ano passado, sem conhece-lo, uma pessoa de um carater inquestionável, de uma humildade adstrita a poucos e de um extremo respeito a todos os seus colegas de profissão.

Não é à toa que é querido por todos, apesar do seu jeito aguerrido em quadra e isso pela sua característica de competidor nato, não aceita perder nem no "peladão", é um cara de respeito e muito querido por todos que trabalham consigo.

Eu me sinto honrada em estar comemorando o "meu aniversário" com esta entrevista e, quem merece os parabéns não sou eu, mas o entrevistado, grande profissional, valoriza muito a sua família e amigos e sempre com respeito ao próximo.

Vander Carioca, artilheiro das massas, por onde passa, "a galera se agita". A maior arquibancada do Futsal é aonde ele está!



"O que me motiva é a competição! Tenho muito prazer em competir, e vai demorar um pouco ainda pra eu perder isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem