sábado, 15 de junho de 2013

Uma imagem que vale ouro

                                                                               POR FABIANA A. VIEIRA


Se há uma coisa que eu reconheço no governo Udo é a preocupação com a imagem. Não sei se parte de uma cabeça, ou de um coletivo, mas o mote da imagem está bem trabalhado. Senão vejamos o episódio do anúncio da redução da tarifa de ônibus, realizada na última semana, logo após pipocar comentários maldosos sobre participação do prefeito Udo Dohler na operação Fariseu, que investiga o envolvimento do Hospital Dona Helena, de Joinville, na compra de ouro para camuflar recursos e não perder o certificado filantrópico, que garante isenção tributária até para importar equipamentos. Mesmo com resposta da assessoria isentando Udo de qualquer participação ilícita, o estrago estava feito.

Quem trabalha com marketing sabe que, num momento de crise, o segredo é tomar decisões rápidas. E a resposta veio em um anúncio reduzindo a tarifa de ônibus de Joinville - numa semana recheada de manifestações polêmicas, lideradas pelo Movimento Passe Livre (MPL) em grandes centros do Brasil com destaque para São Paulo.

A decisão foi acertada. Ninguém mais fala do ouro. Udo já trabalhou bem com isso em outras ocasiões. Na campanha ainda, a decisão de doar o salário de prefeito para entidades assistenciais, nos últimos dias de campanha, é dada para alguns estudiosos como a grande virada nas urnas. Outro momento decisivo para a imagem de Udo foi revogar o anúncio deixado por Carlito Merss, também sobre a redução da tarifa. Começou o governo no lucro midiático.

Mas voltando sobre a decisão de baixar a tarifa de ônibus na última semana, cabe salientar que a medida é resultado da decisão anunciada há  um mês pelo governo federal, que isentou as empresas de transporte coletivo do PIS e Cofins. Esta ação foi tomada, inclusive, por outras prefeituras do Brasil Em São Paulo, por exemplo, já foram seis cidades que anunciaram a redução da tarifa do ônibus após medida do governo federal. Portanto houve também um benefício para as empresas.

Na visão do Movimento Passe Livre (MPL) de Joinville essa redução de impostos atendeu as necessidades diretas dos empresários do setor - não foi uma política pública para atender a população joinvilense que usa o transporte coletivo. Outra alegação do MPL é que ainda falta discutir em Joinville a questão da licitação que pode garantir mais concessões e acabar com o monopólio do ônibus na cidade. Saindo um pouco da opinião do MPL, vale destacar a opinião de enquete realizada pelo jornal A Notícia, onde os entrevistados lembram que não adianta baixar a tarifa agora e aumentar em dezembro, como já sinalizou o prefeito.

Mesmo com essas contradições após o anúncio de Udo, eu acho que sua imagem foi preservada, ou pelo menos restaurada. Pois quem utiliza o ônibus todos os dias sabe que uma redução de 10 centavos, faz diferença no bolso no final do mês. Mesmo que sejam seis meses apenas. Acho que esse joinvilense aprovou sim o anúncio de Udo. Agora ele já pode pensar em novas estratégias para dezembro, quando as empresas irão pressionar por um novo aumento.

8 comentários:

  1. Sem retoques ao seu post, perfeito!

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver quantos interessados surgirão na licitação do transporte coletivo, depois do 'favor' que Carlito fez de reconhecer dívida de 125 milhões para Transtusa e Gidion na última semana de governo.

    ResponderExcluir
  3. Não se fala mais no ouro?

    Fabiana A. Vieira, saia de seu blog e vá para a rua, escutar o povo.

    Veremos dia 20/06 na praça da bandeira então. Aposto que ninguém esqueceu.

    ResponderExcluir
  4. Olha querido anônimo, da mesma forma que o Ouro Dohler revogou o decreto do aumento da passagem de ônibus, ele poderia ter feito o mesmo com o reconhecimento da dívida!

    Fora UDO!

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fora Udo? Hahahaha!
    O petista 'do povo' faz as merdas e o 'carrasco' tem que revogar tUDO!

    FORA PT! FORA DILMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda:

      Ao "revogar" o aumento, as empresas simplesmente colocam na conta o valor que não tiveram de aumento.

      Se o Udo deixar a passagem em 1,50, a diferença será, novamente usada por GIDION e TRANSTUSA para ganhar a concorrência abatendo da outorga onerosa o valor que "deixaram" de arrecadar.

      De bonzinho nenhum tem nada... São todos espertalhões, uns fazem "merda" como você diz e outros roubam dinheiro de impostos e transformam em ouro, como a justiça diz...

      Estamos muito bem servidos!

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
  6. Só que a Justiça não concluiu nada ainda, quem concluiu são vocês.
    Udo é tão 'culpado' que, mesmo com as gravações, está como testemunha no processo, e não como réu, e vocês certamente sabem disso, mas preferem distorcer os fatos e dar como certo algo inconcluso (ao contrário do Carlito, que teve a candidatura cassada). Dessa forma conseguem influenciar negativamente as pessoas contra o prefeito, ao menos por enquanto de forma equivocada.

    Se ficar comprovada a culpa, que seja condenado. Mas eu prefiro esperar o parecer da Justiça, que é oficial.

    E não fique chateado porque Udo fez antes o que o restante do país precisou protestar para conseguir.

    ResponderExcluir
  7. E sobre ser bonzinho, mesmo Madre Teresa estava bem longe de ser a santa que muitos pensam que foi.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem