quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pra frente Brasil. Salve a Seleção!

POR GABRIELA SCHIEWE

E viva a Copa das Confederações!

A Excelentíssima Presidenta Dilma não sabe como agradecer seu antecessor por ter conquistado para o nosso país a realização das Copas.

E temos que tirar o chapéu, o futebol é capaz de emoções que nenhum outro esporte causa. Quando que a massa se uniria e sairia as ruas se não tivesse começado a Copa das Confederações?

A Seleção Canarinho avançando e o povo invadindo. Que maravilha esse é o meu país. Esse é o meu Brasil!

Gente, desculpa, mas não me sinto capaz de fazer qualquer afirmação a respeito dos protestos que tomaram ênfase com a Copa das Confederações. Até porque não é possível saber qual o real motivo que o povo saiu as ruas.

Aumento das passagens de ônibus foi o mote, ok! Mas é essa mesma a causa? E a consequência destes protestos?

Quem está lá protestando diz que é pelo aumento das passagens. Outros o gasto demasiado do dinheiro público na construção de estádios que sequer serão utilizados de maneira eficiente após o término da Copa do Mundo. Outros que é a violência das polícias. Outros que é a PEC 37. Outros a saúde. Outros a corrupção excessiva... Hummm, tá bom, cada um levantando uma bandeira e todos em busca do...?

Não sou contrária à realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, já declarei isso outras vezes. No entanto, sou contra sim em como os investimentos foram - e estão sendo - realizados aqui no Brasil para que esses eventos ocorram.

Construção de estádios em locais totalmente inapropriados, sem a menor chance de ser utilizado de forma efiza depois, é um despautério e requer protesto sim, mas agora????

Por que essa massa não fez todo esse barulho quando foram definidas as sedes e a construção dos estádios?????

Eu sou muito pé atrás com essas coisas, e costumo esperar mais tempo para acreditar no que se propõe qualquer protesto.

Esses protestos estão me parecendo, nesse momento, muito midiáticos, algo que foi aviltado por mentes pensantes e que não se encontram no poder neste momento, para acabar com a imagem da Dilma. Tudo muito orquestrado. Foi aguardado o momento para dar "start".

Hellooooo, aumentos de passagens não começaram agora, vem de tempos. Falta de educação? Bom, Santa Catarina está sendo um exemplo e não vejo nenhum grande movimento aqui. Seria porque não há construção de estádio na Bela Santa Catarina.

Por toda Santa Catarina há um grande e imenso silêncio. Ah tá aqui não vai ter jogo de Copa nenhuma então não precisa protesto, é isso?

Acho que o Brasil precisa acordar sim, #ogiganteacordou, mas tem que ter causa e consequência. Ficar só nas causas não rola.

Vai terminar Copa das Confederações, vai passar Copa do Mundo e aí, o que vai rolar nas urnas, seja no papel, na urna elotronica, na biometria, você vai votar e é aí que eu quero ver o que realmente motivou esses protestos e se eles tiveram uma consequência.

Bom, se o Brasil for campeão da Copa das Confederações fica tudo bem? Será?

E já pensou se for hexa? Eu quero ver, aí sim, o povo ir às ruas, ascender o Planalto e protestar pelo que realmente importa, pra acabar com esse monte de bolsa (e olha que nem é uma Chanel) que fica dando dinheiro pra malandro, de graça, enquanto toda essa quantia poderia estar sendo investida em medidas socio-educativas de base, isso sim iria melhorar a qualidade de vida no país, mas aí não da voto não é. Quero ver a Dilma ser macha e acabar com essas trocentas bolsas de tudo que é ajuda que existe hoje.

A Copa não vai deixar de se realizar, já os protestos, bom, espero que não seja fogo de palha e realmente tenham causa e consequência.

E, quem sabe, se não fosse a Seleção, #ogigantecontinuariaadormecido.

Pra frente Brasil, Salve a Seleção!

21 comentários:

  1. Me passe a caneta por favor! By Ácido

    ResponderExcluir
  2. Como você informou que não entende o motivo dos protestos, sugiro a leitura do artigo do Sr. Juan Arias, correspondente do El Pais no Brasil, traduzido pelo jornal O Estado de São Paulo.

    O link segue abaixo:

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,por-que-o-brasil-e-agora,1044132,0.htm

    Não que esclareça tudo, não que alguém saiba tudo, mas pelo menos no aspecto da politização da opinião (ptxpsdb) o texto é imparcial.

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nelson, vou ler sim!
      A questão não é não entender o motivo, mas sim que ainda não se pode formar um conceito unico e firme acerca destas manifestações e, como frisei, quero e espero uma consequência válida de tudo isso e que a conquista de um "caneco" não faça ir pelo ralo todos estes protestos.

      Excluir
    2. Ok!

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
  3. Acho que as manifestações de ontem por SC e as que estão agendadas funcionam como "tapa na cara" para parte de seu argumento, Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, apesar de ter escrito o meu texto antes da ocorrência das manifestações que fecharam as pontes na Capital, não encaro como um tapa na cara, visto que o meu argumento prevalece, já que aqui os protestos agora só estão ocorrendo pra ir na onda dos demais, pois quando os problemas começaram e continuam na educação, saúde, foi tudo muito silencioso e todos "aceitaram" a situação que se encontra no nosso Estado.

      Excluir
    2. E, no mais, se esse "tapa na cara" for para o Estado de SC acordar tb, pouco me importa, posso levar vários desses!

      Excluir
    3. Concordo com você, em partes. Essa crítica não vale só para os Catarinas, como você destaca, mas para todo o Brasil que estava engolindo muitas coisas a um bom tempo e isso nos incluí.
      Quando usei o termo "tapa na cara", não quis ser agressivo, apenas sugerir que houve uma resposta do povo e que ela contrariou parte do seu argumento.

      Excluir
    4. Ah, concordo com a falta de foco que você abordou.
      Numa mesma manifestação, todo tipo de problema está sendo levantado.
      Se existe a proposta de manifestar até que as coisas melhorem, levantemos os problemas um a um, de manifestação em manifestação. Assim, não haverão desculpas do governo como "Não estamos entendendo o que o povo quer", a pressão será maior e o objetivo se torna mais fácil de ser alcançado.

      Excluir
  4. Cerca de 50 mil fecharam pontes em Florianópolis, estima PM - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1297439-cerca-de-50-mil-fecharam-pontes-em-florianopolis-estima-pm.shtml

    Protesto leva quase 7 mil pessoas às ruas em Balneário Camboriú - http://www.pagina3.com.br/cidade/2013/jun/19/1/protesto-leva-quase-7-mil-pessoas-as-ruas-em-balneario-camboriu

    ResponderExcluir
  5. e se o Haddad baixar a passagem em sp?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Nelsonjoi, link de umtexto muito bom

    ResponderExcluir
  7. Você começou o texto tão bem falando sobre a falta de objetivo comum das manifestações, onde cada um está levando a bandeira que mais lhe agrada. No final do texto você se contradiz levantando a bandeiras contra as bolsas do governo federal, e ae? Coerência deve ser para todos, que estão berrando senão eu vou levantar a minha bandeira também, e no final vai terminar em pizza como tudo no Brasil. O objetivo inicial das manifestações é contra o aumento das passagens de ônibus, fora isso não há concesso sobre o que estamos protestando. Se não sabemos o porque estamos protestando viramos massa de manobra de quem quer derrubar o governo.

    Rudimar Hoffmann
    rudihh@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rudimar, tem que haver um objetivo real o que, ainda não cheguei a uma conclusão se realmente há este nos protestos que estão acontecendo e crescendo e se é que eles irão adiante e até onde realmente precisa, eleições!
      Quanto a contradição, não houve, apenas citei uma situação que acho totalmente incoerente sim com o crescimento do pais e que, na verdade esses favorecidos não devem estar protestando, ou não!

      Excluir
    2. Na verdade, Gabriela, você, e todos adoradores do atual governo, esperam que as manifestações acabem. A imagem já bastante desgastada desse governo, somada ao descontentamento generalizado da população, a preocupa bastante, pois a única camisa que você e outros milhares vestem, é a da ideologia, mesmo que burra e caquética. Aposto meu dedinho mindinho que, se fosse outro governo no poder (o antigo), você saberia muito bem quais os motivos pelos quais esses jovens protestam. Pessoas como você, Gabriela, antes me davam ojeriza, hoje me dão pena.

      Excluir
    3. Eliane K. só para esclarecimento, eu não simpatizo em absolutamente nada com o atual Governo, até pq nunca votei e espero nunca votar no PT, não é a minha praia ideológica!
      Lendo o meu texto, verá que não concordo com as políticas adotadas pelo atual Governo.
      Qto a ojeriza, pena acerca daquilo que vc acha de mim, quem sabe possa mudar.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. No início do seu texto, sobre o Molusco e o Dilmão, você foi sarcástica, eu espero.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem