terça-feira, 18 de junho de 2013

Educação e saúde sim. Turismo não?

Cenas tiradas do filme de televisão
POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Para começar, deixo claro. Sou a favor de que as pessoas se manifestam por melhores condições de vida. Sou contra a repressão desproporcional da polícia. Sou contra uma meia dúzia de arruaceiros que transforma movimentos pacíficos em praças de guerra. Sou contra a velha mídia, que parece estar sempre contra o povo. Dito isto, vamos tema de hoje: a imagem do Brasil no exterior.

Vendo a partir da Europa é difícil entender os acontecimentos ocorridos nos estádios, nesses dias iniciais de Copa das Confederações. A minha análise é feita apenas a partir das coisas que nos chegam. E uma das imagens mais marcantes no jogo entre Brasil e Japão foi o desespero do casal japonês, com um bebê no colo, apanhado entre as balas da polícia e os objetos lançados por manifestantes.

Os últimos dias têm produzido imagens mais violentas, claro. Mas este episódio envolve turistas e por isso tem maior poder construir uma imagem do Brasil no exterior. Os estrangeiros, seja no Japão, Europa, Estados Unidos ou na Conchinchina, vão se sentir na pele do casal japonês e achar que o Brasil vive uma espécie de barbárie. Isso influencia. Eu próprio desmarquei uma viagem à Turquia no ano passado, quando ainda nem se imaginavam os protestos das últimas semanas.

Ok... muitos brasileiros vão pensar: que se danem os gringos, temos os nossos próprios problemas para resolver. Tudo bem. É um direito pensar assim. Mas é também uma forma de miopia. Fazer manifestações nos lugares onde se realiza a Copa das Confederações faz mais mal do que bem. Aliás, não duvido que haja a manipulação das massas por interesses escusos. Ou será esse pessoal só ficou a saber da construção dos estádios agora? Ora, isso é mais ou menos como chegar à estação depois que o trem já partiu.

É estranho quando se confunde futebol com política. Porque o mais lógico seria confundir futebol com economia: a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos permitem vender a imagem do país no mundo. E, num prazo mais longo, essa mediatização poderia ter retornos ao nível do turismo, da atração de investimentos empresariais e da consolidação da imagem do país no exterior. Tudo isso sem falar que, de imediato, temos direitos televisivos, viagens, ocupação dos hotéis, merchandising, publicidade.

Que lógica é essa onde as pessoas pedem dinheiro para a educação e a saúde e ao mesmo tempo rasgam o dinheiro do turismo? Lutar por educação e saúde é mais que legítimo. Mas levar as manifestações para perto dos estádios é queimar um dinheiro que não se tem e que pode vir a ser muito necessário. É irracional. Ou vocês acham que com estas amostras um turista vai estar à vontade para ir ao Brasil em 2014 e 2016? Ou que um empresário vai ficar se sentir tranquilo para investir no país?

Qual é a lógica? O turismo brasileiro representa miseráveis 3,7% do PIB, apesar de um enorme potencial de crescimento. E quando o país tem uma oportunidade de se mostrar para os estrangeiros tudo o que vê é essa esquizofrenia. Se querem protestar, o palco deveria ser os centros decisores da política, não os estádios. Mas o leitor e a leitora não precisam concordar comigo. Essa é a visão de alguém que vive em Portugal, um país em crise e cuja economia vendo sendo salva em grande parte pelo turismo, que representa 10% do PIB.


Para finalizar. Depois de sermos bombardeados com más notícias sobre a Copa das Confederações, todos percebemos que andávamos com uma ideia errada do Brasil. Enquanto escrevo este texto, um manifestante entrevistado por um canal de televisão português diz que o país nunca esteve tão mal. Aliás, no fecho da matéria a jornalista encerra a dizer “que tudo piorou no Brasil desde que Dilma Roussef é presidente do país”. E nós, incautos, a olhar aqui do exterior, pensando que nunca tinha estado tão bem como nos últimos 10 anos.

Em resumo,  os opositores desses investimentos no turismo estão cheios de razão: o Brasil não tem condições para promover esses eventos.

49 comentários:

  1. Na verdade é um protesto que começou em SP, contra o aumento da passagem de ônibus trem e metrô, mas como a PM paulista usou a força para conter as manifestações(como geralmente a as PMs brasileiras estão acostumadas a fazer) esse movimento cresceu. Cresceu porque diferente de 10 anos atrás a população pouco utilizava a internet como ferramenta social, e como hoje 99% da população tem celular que fotografa ou filma, as imagens foram divulgadas, e ontem podemos ver que o Maior grupo Televisivo Brasileiro(Globo), teve que mudar o discurso.
    Hoje o Movimento que buscava o não aumento da passagem cresceu, muito mais porque, hoje a população não aceita mais a repressão. Pena que como vc Baço falou, reclamar da copa agora é péssimo, isso deveria ter sido feito em 2008 quando depois do Pan 07, nada ficou de legado, somente um estádio, hoje interditado.
    E se por acaso a FIFA e o COI resolverem retirar a Copa e as Olimpíadas do Brasil, ficaremos com os Custos das Obras e sem o Benefício de divulgação do País, a conta fica mais cara.
    E pensando em governo, em novas possibilidades, quem são? Se sair a Dilma entra novamente o PSDB, que já esteve 8 anos lá também. E pode ter certeza que independente de quem estiver no Palácio do Planalto O PMDB estará apoiando e cobrando este apoio.

    ResponderExcluir
  2. Não é questão de o país estar melhor ou pior, é que o limite do insuportável já passou faz tempo.

    Ao fazermos os políticos passarem vergonha no picadeiro que montaram para se promover, estamos lhes dando a mostra do que é sentir-se um palhaço.

    Chega de ser estuprado pelo sistema e ficar gemendo para dentro.

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson. Se você detona uma coisa que pode trazer dinheiro, como é o caso do futebol e do turismo, então estamos a falar de um auto-estupro. Abraços.

      Excluir
    2. Baço, acho que a discussão não é o seu argumento, que são muito fortes e bem postos, mas tem coisas que se você deixar passar o tempo certo, já não funcionam mais...

      E o chamado "time"!

      No fim das contas o momento era este, tínhamos que mostrar o(s) Rei(s) nu(s).

      Neste caso ainda prefiro por a manifestação acima do evento. Explico:

      Uma manifestação como esta pode, no futuro, trazer muitos mais benefícios do que os mencionados no teu post. Veja que talvez eu esteja sendo otimista de mais, mas reitero que se tudo isso resultar em uma sociedade mais justa, em um país mais seguro, trará um saldo positivo muito maior no longo prazo do que a copa.

      E já que o assunto pode render, gostaria de fazer uma pergunta safadeinha:

      Se hoje estivéssemos em 1970, e os protestos fossem contra o DitaDura, sendo a copa aqui, você teria a mesma opinião?

      (vê se não dá uma de Felipe na resposta, se não vou magoar ..kkkkkk)

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
    3. Meu caro Nelson. O Felipe tem os direitos autorais dos palavrões no blog. Se eu usar algum tenho que pagar royalties. Mas diz lá: acreditas que em ditadura haveria protestos? Se houvesse, então não seria ditadura. Em tempos de globalização (gostemos ou não) as sociedades são construídas a partir da economia... e descartar o tuismo como possibilidade não parece ser inteligente.

      Excluir
    4. Não necessariamente né?! No Egito houve, no Síria está tendo.

      Mas dai a conversa ficou mais relativa a "sê", "será?", etc.

      Da minha parte considero a nossa excelente, e civilizada, discussão encerrada.

      Está bom assim?!

      Abraço!

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
  3. Compartilho da mesma opinião.
    Esses eventos colocam o país em uma vitrine internacional. Essas manifestações deveriam ser realizadas durante o dia, em frente a assembleia dos estados e prefeituras, e não nos estádios, durante as partidas.
    Espero que lembrem dessas manifestações quando tiverem que fazer a escolha de um candidato, em frente da urna.

    ResponderExcluir
  4. Salve, André. Neste momento eu prefiro não comentar o que se passa nas ruas. Tem coisa boa e coisa ruim. Há muita paixão e, por vezes, isso não permite abordagens mais racionais. Mas não tenho dúvidas de que há muita manipulação por aí. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Não entendi. Precisamos aparentar para o resto do mundo que está tudo bem, enquanto nos mantemos cercados pela violência, pela falta de saúde pública, pela corrupção ... ? Concordo que os turistas não tem relação com a situação, mas essa atitude, de fato, seria miopia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse no texto que precisa aparentar que tudo está bem? Não. Os estrangeiros estão informados e sabem, na origem, que o Brasil está descrito como "país a visitar com muitos cuidados". Mas quando uma faixa da população se deixa manipular e vai protestar nos estádios está a fazer a política da terra queimada. Todos perdem.

      Excluir
    2. Acho que entendi melhor o que quis dizer. E concordo.

      Excluir
    3. O povo também foi manipulado pela burguesia na revolução francesa.

      Excluir
    4. Acho que você precisa ler um tiquinho mais sobre a Revolução Francesa.

      Excluir
  6. O turista nunca está à vontade quando vem ao Brasil. É como se convidassem você a ir à Bolívia, ao Camboja, ao Burundi. Você sabe o que vai encontrar nesses países, ou melhor, você sabe o que não vai encontrar neles. É caro fazer turismo no Brasil, o turista é literalmente assaltado por taxistas, hoteleiros, guias, museus, além disso, faltam infraestrutura e educação aos nativos. Mesmo em cidades mais famosas, como Rio de Janeiro, Salvador ou Foz do Iguaçu faltam até profissionais bilíngues no atendimento ao turista. Há alguns anos atrás li uma reportagem sobre os investimentos na costa Norte de Salvador, um conjunto de Resorts conhecido como “Costa do Sauipe”, de hoteleiras internacionais que usaram dinheiro público para estabelecer aquele negócio. O objetivo, segundo os bancos públicos que financiaram o projeto, era atrair turistas estrangeiros àquele local, sobretudo norte-americanos e europeus. Porém os políticos esqueceram de investir em infraestrutura básica: aeroportos mais modernos (nem todos os voos estrangeiros chegam à capital baiana), logística e no próprio atendimento ao turista, afinal, porque um americano endinheirado atravessaria o Caribe para passar férias num lugar com a infra deficitária? Idem para europeus, com o Mediterrâneo, com o Algarve ou as Baleares ao lado? Conclusão: hoje é mais barato comprar um pacote turístico de uma semana na Flórida, por exemplo, do que o mesmo tempo em qualquer resort nordestino. Com tantos meios de informação o turista que vem ao Brasil é um vencedor, eu admiro a coragem desse povo, como os japoneses da foto. E digo mais, felizmente faltam informações lá fora sobre o Brasil, pois se os estrangeiros realmente conhecessem a atual situação do país o número de turistas que visitam o Brasil passaria de modesto para vexatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo. Concordo com o que dizes. Porque, aliás, são constatações fáceis de fazer. Mas se você tem uma oportunidade de melhorar a imagem, você melhora. No entanto, está a ser feito o contrário. Os estrangeiros não se importam tanto com manifestações políticas. Mas ficam assustados quando veem bebês no fogo cruzado.

      Excluir
  7. “...o Brasil não tem condições para promover esses eventos. “
    Óbvio que o Brasil não tem condições de promover esses eventos. Nunca teve. Como um país mergulhado na corrupção, sem infraestrutura de transportes, atendimentos hospitalares deficitários e segurança despreparada pode sediar uma Copa e uma Olimpíada? Só agora, vocês, intelectuais, enxergaram isso? Vocês, intelectuais, acreditaram, piamente, que todos os estádios, metrôs, trens, hospitais, aeroportos estariam prontos em 7 (SETE!!!!!) anos? Investimentos jogados no LIXO, como aquele ELEFANTE BRANCO de Brasília e outros em Natal, Cuiabá e Manaus. E as Olimpíadas: faltam 3 (TRÊS!!!!) anos e sequer começaram as obras na vila olímpica, em Jacarepaguá. Alguém aqui acredita que não haverão obras superfaturadas construídas a toque-de-caixa para esse último grande evento? Em momentos de CRISE o Brasil já gastou com essa copa mais do que as da Coréia/Japão, Alemanha e A. do Sul, juntas!!!
    E tudo isso para quê? PARA-GARANTIR-A-MANUTENÇÃO-NO-PODER-DO-ATUAL-GOVERNO-ATRAVÉS-DO-“PÃO-E-CIRCO”,-NEM-QUE-PARA-ISSO-FOSSE-NECESSÁRIO-ENRIQUECER-LOBISTAS-E-EMPREITEIRAS-COM-DINHEIRO-PÚBLICO!

    ResponderExcluir
  8. Existem dois fatores para protestar perto dos estádios. Uma é gerar repercussão sobre os problemas do Brasil para fora, que o mundo saiba de nossos problemas. O segundo fator é contra a própria Copa do Mundo, venderam uma coisa para o povo e entregaram outra. Você só sabe que um estádio foi superfaturado depois que ele é superfaturado. Você só sabe que é uma obra feita nas "coxas" depois que ela é "finalizada". Nenhuma obra de mobilidade foi executada, a população está esperando. Perto do superfaturamento dos estádios o dinheiro gerado com o a Copa é pífio, olhando dinheiro vindo de turistas estrangeiros é pior ainda. "Turismo deve render R$ 241 milhões ao país na Copa das Confederações. Segundo a previsão, os estrangeiros vão gastar R$ 69 milhões e os turistas brasileiros, R$ 172 milhões durante o torneio" - "A previsão de gastos com segurança para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo começou em R$ 1,17 bilhão e já chegou em R$ 1,879 bilhão, de acordo com a última versão da Matriz de Responsabilidades". Vão gastar mais com segurança do que arrecadar.
    O povo esta indo as ruas lutar contra vários fatores, um deles é a corrupção. A Copa do Mundo é o símbolo da Corrupção.
    Entendo o seu pensamento, só acho que deixar de protestar contra a Copa por causa de turistas estrangeiros é a mesa coisa que deixar de protestar pelo passe livre por que um ônibus foi depredado.

    Fontes: http://www.seevissp.org.br/noticia.php?not=169
    http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/06/turismo-deve-render-r-241-milhoes-ao-pais-na-copa-das-confederacoes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois fatores:
      1. Não entendi. Interessa fazer o mundo saber dos problemas, mas não interessa que o mundo vá ao Brasil?
      2. Superfaturação. Amigo, não deveria ser assim, mas não me lembro de uma grande competição mundial em que as contas não tenham ficado acima do planejado. Aconteceu em Portugal, na Eurocopa 2004, por exemplo. É uma merda. Mas a população não estava atenta e quando viu, a porcaria já estava feita. De qualquer forma, com a realização do Euro 2004 o país conseguiu dar saltos qualitativos e quantitativos no turismo.

      Excluir
    2. Só acho que a Copa não é maior que os protestos e muito menos isenta deles. Interessa que o turista venha, mas não interessa entrarmos numa "Lei da Copa", fingindo que está tudo bem. Acho que a corrupção é maior que a arrecadação. Estamos falando da Copa mais cara da história. Sobre Portugal, até onde sei quase metade dos estádios estavam dando prejuízo e estavam pensando em demolir.

      Excluir
    3. Dois estádios em 10. O de Leiria e o de Faro, que foram construídos para ser apenas estádios de futebol. É um erro colossal, se tivermos em conta que essas cidades sequer têm times na primeira liga. Também achei despropositado haver um estádio gigante em Brasília, mas disseram que é multiusos. Menos mal. Abraços.

      Excluir
  9. É um ponto de vista que eu respeito, José M. Mas respeitaria muito mais se vocês - e outras pessoas que pensam como você - tivessem feito alguma coisa anos atrás, quando foi anunciado que a Copa do Mundo seria no Brasil. Como diz o texto, o trem já partiu há anos e só agora vocês chegam à estação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer o quê, José? O que nós, gados, pobres, palhaços, mortais poderíamos fazer contra algo que nos foi imposto de cima? Não houve consulta pública. Em Chicago, quando concorreu a sede da Olimpíada de 2016, a câmara da cidade fez consulta à população, por muito pouco a ela não saiu da disputa. Em Madrid a população, já temendo o pior, manifestou-se contrária aos gastos com o evento, isso numa cidade onde as estações de metrô e trem pipocam. A Copa e as Olimpíadas nos foram impostas! A necessidade de se mostrar ao mundo, a encobrir um país remendado, a tentar ensinar a Alemanha e a UE como gerir gastos públicos, a empáfia, o absolutismo e populismo rasteiro desse governo são culpados por isso que está acontecendo no país. E preparem-se para o pior, isso é só a ponta do iceberg! A ressaca pós 2016 vai ser dolorosa para todos: classe média, pobres e miseráveis.

      Excluir
    2. quando foi anunciado que a Copa do Mundo seria no Brasil disseram tb que não haveria dinheiro público na história. não dá para defender quem deixa - ou tenta colocar - o país em risco de convulsão social. turismo agora não. a filha do japa não correu mais riscos do que os que vivem aqui...

      Excluir
    3. não, baço, o trem vai partir ano que vem...

      Excluir
  10. Sobre o superfaturamento das obras, o Romário( quem diria que seria ele) já há pelo menos 2 anos falava disso.

    ResponderExcluir
  11. e pouca gente lembra, mas na Africa do Sul houveram varias greves, o metro foi entregue 4 dias antes do inicio na copa, e outros problemas, mas para o mundo ficou a imagem da alegria da população. Agora os gastos já foram feitos, o que tem que ser pensado é o que vamos fazer com esses estádios e com as instalações para as Olimpíadas, para não acontecer como no Pan ou como na Grécia depois de 2004. (http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2012/08/10/incrivel-depois-de-jogos-olimpicos-de-2004-estadios-e-arenas-de-atenas-estao-abandonados/)

    O Brasil acordar, não é o suficiente, tem que saber porque está lutando, ou vai ser novamente massa de manobra.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza não é para protestar contra superfaturamento. Fosse isso, já tinha que ter sido feito. Protestar contra isso agora não vai reverter a situação.
    E o argumento de que foi vendido uma coisa e entregue outra me parece um tanto ingênuo. Ora, em se tratando de Brasil, já não era de se imaginar que a Copa e as Olimpíadas seriam apenas uma ótima desculpa para fazer o que se faz todos os dias, desviar verba pública?

    Isso já não era de conhecimento da população? Por que só agora? Porque agora o mundo está com os olhos voltados para o Brasil.

    Acho legal essas manifestações. Mas a impressão que tenho é que não há um foco. Não há um objetivo. Protesta-se contra tudo o que está ruim no país.

    Em 1992 pedia-se a cabeça do Collor. E hoje, pede-se o quê? O fim da corrupção? Não seria melhor pontuar os objetivos? Daqui a pouco, às 14h, inFeliciano e sua trupe irá votar o projeto de cura gay. Vão deixar passar?

    Por fim, acho inútil protestar e continuar com 'pequenas' atitudes negativas no dia a dia. O exemplo deveria ser diário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superfaturamento tá relacionado a corrupção. Não tem nenhuma causa que é novidade no protesto, a maior novidade é que o povo está protestando.

      Excluir
  13. Entendo seu ponto-de-vista. Talvez essa onda de protestos nesse momento de Copa das Confederações pode refletir futuramente uma queda no turismo e até mesmo nos investimentos vindos do exterior. Apesar disso acho necessária essa "revolução". A grande verdade é que a Copa e Olimpíada estão sendo realizadas num momento errado, pois nosso país têm outras GRANDES prioridades (saúde, educação, segurança, igualdade social, entre tantas outras). Penso que o protesto contra a Copa não foi feito no momento da escolha do Brasil, pois naquela época havia uma esperança popular. O Lula estava bem na foto, era o representante das minorias, e assim por diante. Hoje o cenário é diferente, penso que há um turbilhão de sacanagens nesse país até que chegou a gota d'água. Abraço, Getulio Fanezze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula bem na foto, em 2007? Só se era bem na sua foto! Votei nesse canalha em 2002, nunca mais. No primeiro mandato ele já mostrava a que veio. O cara se envolve com mensalão, diz na cara dura que não sabia de nada, o filho dele enriquece da noite para o dia com dinheiro da Telemar que fundiu-se com a OI por intermédio do Lula, a péssima atuação da Dilma como ministra das Minas de Energia (que entregou a refinaria da Petrobras – dinheiro público! - ao governo boliviano) e depois, desarticulada, como Ministra da Casa Civil e embates com Marina da Silva. Isso só no governo do Lula! Se for incluir Erenice Guerra (que voltou ao cargo público), a aproximação com Sarney, Maluf e Calheiros, o resultado do mensalão (que ainda não puniu os culpados), a namorada do Lula e seus gastos particulares, os supostos problemas com a Portugal Telecom, a tentativa de calar o MP e tantas outras podridões que vão muito mais além. CHEGA! BASTA! Três mandatos já foram suficientes para o povo saber como funciona o PT/PMDB. Nas eleições presidenciais de 2014 pode vir qualquer presidenciável do PSTU, PSD, DEM, SPB, PSDP, PDT – qualquer sigla - menos o “consórcio” PT/PMDB.

      Excluir
  14. Deveríamos exigir a devolução desse dinheiro aqui:

    http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2013/06/18/governo-paga-diarias-de-ministros-oficiais-e-servidores-para-assistirem-aos-jogos/

    ResponderExcluir
  15. Meus caros, Getúlio Fanezze, André Vieira e José M.Vou responder aos três porque entendo que este argumento não está a ser visto. Há um processo de diabolização da FIFA (acho que justo, em boa parte). Mas segundo julgo saber, quando um país é escolhido para realizar uma competição como a Copa do Mundo então fica obrigado a construir os estádios, os acessos (o que inclui meios de transporte e vias de acesso), além de haver um compromisso com a garantia de atendimento médico nas sedes, o que muitas vezes implica na construção de hospitais (não sei se algum hospital foi construído no Brasil), além de obrigar a ter leitos de qualidade nos hotéis. E as obras servem para estimular a construção civil. Imagino que isso deva acontecer no Brasil e, se houver, só pode ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O brasileiro está ciente das responsabilidades do país sede com a FIFA. Ninguém culpa a instituição FIFA (talvez algum irresponsável lá dentro). Acontece que o governo não construiu hospitais, rodovias ou linhas de metrôs. Os únicos legados da Copa serão os estádios (alguns já estão com a estrutura comprometida - ver a Fonte Nova), alguns milhares de leitos em hotéis, algumas linhas de BRT’s feitas nas coxas, desvios do erário, dívidas e uma vergonha dantesca.

      Excluir
  16. Impressionante. Nesse momento de manifestações populares o Molusco sumiu! Cadê o comentário do sindicalista doutor sobre o descontentamento da população?

    ResponderExcluir
  17. pelamordedeus, tu me arrumou um jeito de defender o pt que só pra minha cara, meu senhor...

    ResponderExcluir
  18. Os protestos contra a Copa já ocorrem há tempos. Acontece que só agora os focos da grande imprensa e do mundo estão voltados à eles.

    Desde o início das obras de "infra-estrutura" e ampliações de estádios que os movimentos populares manifestam protestos, sobretudo com as "desapropriações" e "realocação de moradores".
    Para tanto, basta seguir movimentos sociais nas redes e outras fontes de informação, como Ocupa Sampa, Tortura Nunca Mais, Brasil de Fato, VioMundo, Brasil 247, Ocupa Belo Monte, Movimento dos Atingidos por Barragens, MST, Cimi, entre tantos outros.


    O Brasil não acordou agora. Os protestos contra o arrombo da Copa são legítimos, não são de hoje e devem ser ainda mais direcionados. Ocorre que a grande mídia sempre desqualificou os protestos, quando não, abafam as manifestações como se nada ocorresse no país. E se propaga o mito de que o brasileiro é acomodado.

    Creio que não afetará investimentos ou turistas. Para isso, só com uma verdadeira reforma no modelo social do país e de boa parte do mundo.

    No mais, quinta-feira às 17:00 na Praça da Bandeira é a vez do joinvilense ir às ruas. A quem tem bandeiras a levantar, agora é o momento.

    Fábio

    ResponderExcluir
  19. TO ATÉ VENDO O JORDI E A TURMINHA DA LOT FAZENDO SUA MANIFESTAÇÃO PELA LOT NA BEIRA DO CACHOEIRA, KKKKKK

    ResponderExcluir
  20. Baço, não vejo muita diferença entre os japas no meio do protesto e o estupro de estrangeiros nas vans do Rio de Janeiro (fora o estupro das brasileiras), ou não passou o lance do estupro por aí?

    Os míseros 3,7% destinado ao turismo são quase a mesma % dos gastos com saúde e educação, ou seja, concordo com você que sejam míseros, principalmente ao se tratar de saúde e principalmente da educação, que deveria ser a base da sociedade (ao invés de ordem, por exemplo). Você tem acompanhado a educação estadual em Joinville? Saúde? Segurança públicas e os atos do PGC?

    Já sobre os supostos benefícios tratados no texto, vender a imagem do Brasil, angariar investimentos estrangeiros, esquentar a construção civil, pense bem Baço se você faria esse mesmo discurso com o PSDB no poder desenvolvendo uma copa do mundo. Construção civil está a milhão com o programa Minha Casa Minha Vida e não precisa de estádios, isso é visível. Foda-se os empresários de fora que querem só lucrar por aqui, investe em educação e faz os empreendedores aqui mesmo e parem com essa educação destinada a transformar a população em eternos empregados.

    Agora, sobre as manipulações, se você conhece bem a nossa mídia saberá que é o que ela faz todos os dias e não seria diferente nessas manifestações que estão tomando o Brasil. Apesar de ter bastante gente despolitizada, sabem que a globo manipulou as manifestações em SP porque viram no Facebook.
    O caminho que isso vai tomar pode realmente ser qualquer um, inclusive um caminho bem a direita, mas só depende das pessoas que forem nas manifestações, então se a pseudo esquerda (PTistas) ficar em casa com medo de pediram o #foraDilma é bem capaz deles lograrem essa pauta, apesar de eu achar que não tem tanta força para se efetivar dentre os não partidários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Ivan.
      1. É claro que a coisa da van foi notícia aqui. As pessoas querem ter uma boa imagem do Brasil, mas os brasileiros não estão ajudando. As pessoas pensam que eu sou brasileiro e estão sempre a me cobrar, dizendo que isso é coisa de terceiro-mundo.
      2. Por que achas que a educação e a saúde têm que excluir o turismo. Não és marketeer? Então vai dar uma olhadinha na questão do marketing turístico e vais perceber que é um dos meios mais eficientes para conquistar divisas.
      3. Faria o mesmo discurso com o PSDB no poder. Ou qualquer outro partido que tivesse um projeto nesse sentido. Eu sou de esquerda, mas não da esquerda infantil.
      4. Fodam-se os empresários de fora é um discurso de quem prefere ficar acantonado no chauvinismo. E é antiquado. Ah... e conheces empresários que não queiram lucrar?
      5. A Globo já vem passando por desde muito tempo. Mesmo antes de nasceres.
      6. Eu não falei de partidos políticos. Sobre esse tema prefiro me abster. Também não vou falar das manifestações. Apear de ser a favor dos movimentos, não marcho com fascistas (e há muitos infiltrados).
      Abraço, meu.

      Excluir
    2. Oh a imagem do Brasil para os gringos Baço, abraços

      http://www.youtube.com/watch?v=ZApBgNQgKPU

      Excluir
    3. Catso,Ivan. Tu vens divulgar esse discurso coxinha, de uma gaja que só repete os cliches da direita e depois queres que eu respeite a tua posição? Que raio de esquerda alienada é essa tua? Porra, véi. Tô perdendo a fé em ti.

      Excluir
  21. OLá,

    Baço, gostei muito do seu ponto de vista, assim como de outros que li por aqui.
    Você diz que o trem já partiu, que seria tarde demais, nisso eu não concordo, antes tarde do que nunca.
    Sempre ouvimos de alguém: O País está desse jeito pq o povo só quer saber de futebol, carnaval e novela.
    Agora o povo está na rua, talvez nada seja mudado para a Copa de 2014, mas quem sabe para as Olimpíadas?
    Os estrangeiros não gostam de ver babies no meio de balas, mas nossas crianças podem estar nestas situações?
    Na minha humilde opinião ninguém deveria estar no meio desta situação.
    Benefícios para que o turismo no Brasil cresça? Eu primeiramente preferiria que os moradores deste grande Brasil tivessem sido beneficiados, estivessem cuidados, saudáveis e satisfeitos.
    O que mais preocupa é colapso que iremos viver pós-eventos!
    Abraço,

    Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia.
      Veja bem se faz sentido. O Brasil não realiza a Copa do Mundo. Então fica com os estádios, as dívidas dos estádios e ainda não tem o dinheiro que iria entrar. Não parece ser um bom negócio. E é óbvio que as crianças brasileiras - nenhuma criança - deve sofrer maus tratos. Não disse o contrário. Mas há algo que as pessoas ainda não perceberam, talvez por viverem num país onde até pouco tempo só os ricos viajavam: o futuro é do turismo. E o turismo gera divisas que podem ser aplicadas em educação e saúde. Abraços.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem