quarta-feira, 5 de junho de 2013

Entrevista: João Carlos Romano, da Krona

POR GABRIELA SCHIEWE

Hoje vemos com frequência, nas narrações, comentários e qualquer programa que envolva o esporte, a questão do preparo físico do atleta.

Aqui em Joinville, no JEC, muito se falou a respeito. Que no primeiro tempo o time jogava bem, mas caía muito de produção no segundo tempo devido ao preparo físico de seus jogadores, o que culminou, inclusive, na demissão do então preparador físico.

Em contrapartida, atualmente podemos ver o time de futsal da Krona "voando" em quadra. E muito se deve ao rendimento físico de seus atletas.

E já que está dando certo, nada como o principal responsável por este resultado positivo vir falar a respeito de preparação física no esporte de alto rendimento.


João Carlos Romano, preparador físico da Krona Futsal é natural de São Caetano do Sul, em São Paulo, mas está radicado em Jaraguá do Sul. Com 27 anos de profissão, é graduado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e doutorando em Ciências da Atividade Física e do Desporto.

João Romano, como é conhecido, é um profissional conceituado na sua área de atuação e  extremamente respeitado por todos que trabalham com ele. É sempre elogiado pelo profissionalismo empregado naquilo que faz. Teve passagens pelos principais clubes do país e comandou por anos a parte física da Seleção Brasileira de Futsal, sempre conquistando títulos, como:

1- Bicampeão Mundial pela Seleção Brasileira de Futsal (2008/2012);

2- Campeão Mundial de Clubes pela Ulbra (2001);

3- 6 vezes campeão da Liga Futsal (destas seis, quatro ao lado de Ferretti).







Gabriela Schiewe - Qual a importância da preparação física para um atleta de ponta?

João Romano - Na atualidade, o jogo se tornou muito físico. Com a saída dos atletas para o exterior, a parte física teve que melhorar ainda mais e se profissionalizar para se refletir diretamente na melhora das equipes daqui e, por conseguinte, manter os melhores jogadores no Brasil.

GS - Existe diferença da preparação física desde quando você começou para os dias de hoje?

João Romano - Sim e muita. A diferença é grande de quando comecei para os dias de hoje. No começo, os treinos do futsal eram cópias do treino de futebol. Hoje os treinos do futsal possuem a sua própria identidade e especificidade, que foram se aprimorando ao longo dos anos e, principalmente, a partir do surgimento da Liga.

GS - E qual foi a principal evolução?

João Romano - A profissionalização. A partir disto tudo melhorou, pois qualificou o treino do futsal. Obrigatoriamente as equipes tiveram que investir em profissionais da área para poder ter rendimento melhor e disputar a Liga, hoje o principal campeonato da categoria.

GS - Quanto uma preparação física inadequada pode afetar para um atleta de ponta?

João Romano - Afeta muito. No primeiro momento, quando ainda jovem, não chega a afetar em demasia. No entanto, no decorrer da carreira começa influir diretamente no rendimento do atleta, não bastando apenas a técnica. É preciso uma complementação do preparo físico, adequado ao biotipo do jogador e ao esporte que pratica. E deve também haver um grande cuidado com o preparo físico precoce, que podendo prejudicar em vez de ajudar.

GS - Os seus principais títulos - e a maioria deles - foram ao lado do Ferretti, técnico multicampeão. Há quanto tempo dura essa parceria de sucesso?

João Romano - Trabalhos juntos há 11 anos, com algumas interrupções, mas essa convivência só contribui para o sucesso do trabalho de ambos, que é complementar entre parte técnica e física. E um conhecer muito sobre o outro é fundamental.

GS - Você poderia pontuar o motivo do sucesso da Krona Futsal, que até o momento vem se apresentando de maneira perfeita, principalmente no que tange ao preparo físico dos atletas?

João Romano - 1- Equipe multidisciplinar e comprometida;
                             2- Pré-disposição do grupo ao trabalho oferecido;
                             3- Trabalho preventivo (colaboração do fisioterapeuta Renato);
                             4- Em relação ao meu trabalho, especificamente, ter disputado todas as  ligas, me permitindo evoluir profissionalmente.

GS - Quais suas pretensões profissionais?

João Romano - Com o término do ciclo da Seleção Brasileira de Futsal, passei a ver outro horizonte, visando a melhoria de equipamento, capacitação individual, aperfeiçoamento da minha técnica de trabalho, voltado para a equipe que me encontro.







"Hoje, não tenho pretensão de retornar à Seleção Brasileira, amanhã não sei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem