segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Falta de respeito

POR JORDI CASTAN


Imagem Fabrízio Motta / ND


Não tenho dúvidas: o município não é capaz de prestar determinados serviços, mas tampouco é capaz de fiscalizar os que são transferidos para a iniciativa privada, seja por concessão ou por permissão. A conclusão: a administração pública é incompetente.

Durante a última campanha eleitoral, pesou a favor do candidato Udo Dohler a sua imagem de gestor e a sua experiência, aspecto que ganhou relevância pelo contraste com o perfil dos outros candidatos. Nenhum deles tinha um perfil semelhante e a imagem de gestor de sucesso fez com que muitos eleitores, mesmo identificando não poucos defeitos no modelo de gestão do candidato, optassem pelo mal menor. Foi um voto de confiança em alguém que, no mínimo, saberia ler um balanço e tinha experiência em ganhar o seu salário com o seu trabalho, o que não era o caso da maioria dos outros candidatos, que viveram pendurados nas tetas públicas por décadas.

A partir do dia 2 de janeiro o prefeito começou a "gerir" a cidade. Evitarei usar a palavra administrar, porque ele tem se apresentado, desde a campanha, como um gestor e não como um administrador. Para os entendidos a diferença é sensível. De acordo com o publicado pela imprensa, o prefeito encontrou mais problemas do que esperava e, portanto, o processo de transição não parece ter sido tão bem sucedido como propalado.

Um tema que me interessava especialmente - e que acompanho de perto por ter certo conhecimento sobre o assunto - é o do estacionamento rotativo. Já me manifestei sobre a forma atrapalhada com que, primeiro, a administração da Conurb e, depois, o ITTRAN tem tratado o tema, apontando principalmente a falta de respeito com que o usuário tem sido tratado. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o tema veja os links "O cidadão primeiro"  "Estacionamento rotativo"

Estabelecer o dia 31 de janeiro como data final de validade dos cartões do estacionamento rotativo é uma arbitrariedade e uma imoralidade. Poderia ter sido fixada a data do 15 de março ou a do 17 de junho, eu particularmente fiquei surpreso que não tivesse sido escolhida a do dia 31 de fevereiro. Os usuários estão sendo tratados como massa de manobra por conta de uma briga pública entre a empresa Cartão Joinville, que operou o sistema até recentemente, e a Conurb/Ittran.

A Conurb/Ittran tem a responsabilidade de fiscalizar o sistema e, ainda que não tenha entendido nunca esta parte, de defender e representar os interesses dos usuários e não de defender a operação e os interesses da empresa que prestava ou presta agora o serviço. Portanto, se deixou que a dívida da empresa chegasse aos valores anunciados, coisa de um milhão de reais, foi porque a Conurb/Ittran foi omissa ou conivente. Nos dois casos, errou. Se hoje não consegue saber qual é a série e o número de cartões emitidos pelo Cartão Joinville também, foi omissa neste caso.

O resultado é que não se tem a menor noção de quantos cartões estão nas mãos dos usuários e qual será o tamanho do prejuízo.  Não sabe quais as séries que eventualmente possam ter sido impressas depois de finalizado o contrato. E frente à sua total incompetência, determina que os cartões adquiridos pelos usuários do estacionamento rotativo não tem mais valor. E os usuários devem assumir o prejuízo pela incompetência da Conurb/Ittran, mesmo que tenham sido adquiridos legalmente de uma empresa que tinha na época uma autorização para vendê-los.

Até aí nada novo, já teve presidente da empresa pública mandando rasgar os cartões, num atestado público de idiotia. Afinal, rasgar dinheiro é sintoma claro de idiotia ou de coisa parecida. Havia a esperança que a nova administração trataria o tema de outra forma, com a seriedade e respeito o joinvilense merece.

O que surpreende e decepciona é a posição do prefeito que, podendo agir, não o fez. Justamente ele que tem, e já demonstrou, o poder para revogar decretos municipais como o que aumentou a tarifa de ônibus. Determinar a validade dos cartões de estacionamento rotativo é um ato menor, uma pura arbitrariedade administrativa. E mostra desde cedo que a prepotência e o desrespeito ao eleitor são uma marca desta administração. O prefeito estava informado, o tema foi discutido e a decisão do presidente do ITTRAN foi respaldada pelo prefeito Udo Dohler. Então, é a ele que cabe assumir a responsabilidade por este ato.

A importância desta decisão independe do valor do cartão ou do número de cartões ainda em poder da população. De forma pouco honesta, o poder público conta com que devem restar poucos cartões e que o baixo preço deles deixará de motivar uma corrida ao Judiciário. Zelar pelo dinheiro público tem, neste caso, um conceito mais amplo que parece não ter sido bem compreendido ainda pelos novos detentores do poder municipal.

10 comentários:

  1. Jordi do que tu vive qual a tua fonte de renda...cara vai trabalhar...ja estamos cheios desse bla bla bla de voces...voces são parasitas da sociedade..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te cuida, Jordi. Este cara só pode ser da Receita Federal...

      Excluir
    2. Se for da Receita Federal vai ficar feliz com o meu imposto a pagar referente a 2012. Não deveria ficar tão preocupado

      Excluir
  2. Dedica-se o tempo livre para fazer discussões sadias e recebe todo esse amor...

    ResponderExcluir
  3. Comentário de Anônimo...
    Continue sendo anônimo e roubado pelo sistema, essa de deixa o homem trabalhar já é velha, um prefeito não tem contrato de experiência, tem que mostrar capacidade em todos os 4 anos de mandato.

    ResponderExcluir
  4. e ai Jordi aquela LOT SAI OU NÃO ESTE ANO ou seus amigos vao ficar toda hora entrando com ações e liminares ....o bom q ela saiu no governo do SR. DOUTOR, MESTRE, TODO PODEROSO ALEMÃO UDO DOHLER!!!
    VALEU JORDI


    ResponderExcluir
  5. Vou repetir aqui o que já comentei em todos os artigos do Chuva/Jordi sobre o tema.
    Prefeito Udo, ainda há tempo. Faça valer sua formação teuto/luterana, sua austeridade e seus sólidos conceitos de justiça. Chame o diretor do Ittran, dê-lhe uma retumbante lição sobre o justo e o certo, e anule essa decisão imbecil.
    Não comece sua gestão com tal arbitrariedade. Lembre-se que é "de menino que se torce o pepino". Se deixar passar essa, as próximas serão maiores e mais dificeis.
    A população de Joinville o escolheu prefeito justamente para isso.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de seu post. É nobre, alguem reconhecer os proprios erros como voce tem feito, pois o blog "Chuva Ácida" foi um tremendo cabo eleitorial do sr. Udo na corrida pela prefeitura.
    E pelas suas ultimas postagens vejo de forma bastante nitida a sua frustação por isto.
    Mas não desanime não, agora é hora de voces saberem que o Sr. Gestor Público, tão venerado na campanha eleitoral, na realidade é o VERDADEIRO ARTISTA da história, na realidade fantoche de LHS.

    ResponderExcluir
  7. hahaha tá dificil fazer oposição em Joinville: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=366123446820057&set=a.231512696947800.47229.144244992341238

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrario Anônimo,

      Ficou mais facil, a Prefeitura/Ittran voltou atras, reconheceu que errou, sei que foi dificil. Mas justamente porque a sociedade se manifestou que houve o reconhecimento e os joinvilenses foram respeitados.

      Reclamar e exigir o que é justo esta funcionando.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem