sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pontifex Maximus

POR JORDI CASTAN

Uma das grandes diferenças entre o Papa e nós, reles mortais, é a prerrogativa que os católicos lhe conferem de ser infalível. A infalibilidade papal permite que nunca erre em questões pertinentes à fé e aos costumes, quando pretende conferir uma orientação universal e decisiva. Convenhamos que ser infalível é uma tremenda ajuda na hora de governar a Igreja e faz com que as coisas sejam bem mais fáceis.

Por aqui ainda não está estabelecido que os políticos desfrutem também - ou tenham reconhecida - desta prerrogativa papal (ainda que, ao que parece, alguns a tenham incorporado ao quotidiano). É a falibilidade que faz com que os nossos políticos continuem sendo, mesmo sem parecer, pessoas normais, como você e eu, portanto com direito a equivocar-se e, com certeza, longe da infalibilidade papal.

Por isso é bom que tanto os joinvilenses, como especialmente aqueles mais próximos ao prefeito, não insistam em criar uma imagem diferente da real. Conhecer os problemas melhor que ninguém ou trabalhar em extenuantes jornadas de quase 20 horas, sem que a sua equipe possa acompanhar o seu ritmo frenético de trabalho, provavelmente são situações fantasiosas que, por exageradas, podem resultar ridículas.

A imagem do político que define, no próprio local da obra, o traçado da ponte, que visita os pontos mais recônditos da cidade de madrugada e que toma decisões de forma discricionária são adequadas para criar um mito e construir uma imagem fantasiosa. Como aquela fotografia típica do político dirigindo uma patrola ou um trator, para aparecer nas páginas do jornal, uma imagem tão comum no imaginário do nosso eleitor.

O modelo de gestão de cada um será definido pela sua formação, seu conhecimento, sua experiência, sua personalidade e seu comportamento. A sociedade atual esta suficientemente madura para não voltar a precisar de um herói, um super-homem ou um salvador da pátria. É bom, neste sentido, que não se misturem e confundam virtudes com pré-requisitos.

Neste sentido, por exemplo, ser honesto não é uma virtude, mas um pré-requisito para qualquer um que ocupe um cargo público. Ser trabalhador e ter capacidade de liderar equipes é uma virtude. Ser um líder carismático ou inspirador representaria um diferencial positivo. E ser um líder autocrático ou executivo poderia não ser o melhor estilo para a situação e o cargo.

É evidente que durante a campanha se apresentou ao eleitor uma imagem que se contrapunha à pusilanimidade do perfil do prefeito anterior. Mas é bom não exagerar na dose, porque além de não ser infalível, tampouco tem o dom de onipresença. E como esta é uma corrida de resistência, melhor que não falte fôlego quando as coisas começarem a funcionar diferente do previsto e a prática mostrar que a teoria é diferente. Justamente nessa hora será preciso ter todas as virtudes ao mesmo tempo. Um belo desafio.

5 comentários:

  1. ótimo , Jordi !
    estamos de olho , até agora nada !
    até agora é marketing , e máquina parada !

    du grego

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente.
    Puro Marketing, vamos ver até quando o marketing dura...
    Mas não tem problema, eu espero... com o carlito foi a mesma coisa!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem