sábado, 5 de janeiro de 2013

Chuva Ácida mais feminino


POR COLETIVO CHUVA ÁCIDA
Quando o Chuva Ácida foi criado, houve um aspecto que nunca levantou qualquer dúvida: o blog seria uma espécie de “work in progress”. Ou seja, a própria vivência no dia a dia do projeto permitiria saber onde estavam os pontos positivos e negativos, o que permitiria fazer os ajustes de curso necessários. O objetivo foi sempre melhorar o produto “Chuva Ácida”.

Quanto aos pontos positivos, importante salientar a independência dos integrantes do blog. É óbvio que muitos leitores podem divergir de muitas das opiniões, mas está clara a diferença para os velhos senhores da 
velha mídia, que só se ocupam de defender os interesses pessoais. O Chuva Ácida é um espaço contraditório e por isso tem um painel de comentadores com presença em todas as latitudes do espectro ideológico.

O aspecto menos positivo mais saliente desde o momento zero do Chuva Ácida foi a presença reduzida de vozes femininas. Um problema que tentamos colmatar com o convite à Amanda Werner, que marcou presença no blog por vários meses, trazendo temas diferentes e um novo tipo de público leitor. Mas, para nossa tristeza, ela teve que sair por problemas pessoais.


Também foi nesse tempo que ficamos a saber de uma advogada louca por esporte, principalmente o futebol. E percebemos que ela realmente entendia do assunto. Não deu outra. Tivemos que convidar a Gabriela Schiewe para escrever no blog. Hoje ela é já um nome de referência no esporte da cidade e tem o seu público cativo. Mas neste ano a coisa deve melhorar ainda mais. Estamos a trabalhar nisso.


O fato é que encerramos o ano também com a saída do Guilherme Gassenferth por conflito de interesses, como ele próprio explicou. Mas, de qualquer forma, foi uma saída que coincidiu com a reentrada do Felipe Silveira, um dos criadores do Chuva Ácida e um dos nomes "preferidos" dos leitores. Aliás, saídas e reentradas eram previstas desde o início.


Mas ficou ainda a questão das vozes femininas. E já que os tempos são de mudança, o Chuva Ácida convidou duas mulheres para integrarem o grupo dos “molhados”: Fabiana Vieira e Fernanda Pompermaier. As duas já escreveram no blog como convidadas do Brainstorming e agora vão revezar textos quinzenalmente às quartas-feiras. Para quem não as conhece, elas se encarregarão de fazer a própria apresentação.


E por falar nisso, quem dispensa apresentações é o publicitário e viniblogueiro Alexandre Setter, que vai estar presente no Chuva Ácida com a série de fotografias “Joinville Secreta”. Se você gosta de belas fotos e curte a sua Joinville, então este é um espaço a não perder.

O Chuva Ácida é assim. Sempre em movimento... para ser cada vez mais uma referência no blogosfera joinvilense.

14 comentários:

  1. Nomes maravilhosos! O Chuva Ácida estará muito melhor em 2013 :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Esperamos que sim! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei os novos chuvas, as gurias para agregar o time feminino e fotos para abrilhantar o espaço.
    So nao posso dizer que estará melhor, já que Amanda e Guilherme nos deixaram, mas vamos continuar a caminhada, sempre avante caros molhados.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Gabriela.
    (Adoro seu nome igual da minha filha).
    Eu gostava muito dos textos deles... Uma pena.... Mas quem sabe eles aparecem de vez em quando.... Vamos manter a bola rolando....rs

    ResponderExcluir
  5. A Fernanda é tudo de bom. Escreve maravilhosamente bem e tem muita personalidade. Amei!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Rosane! Meu ego não está cabendo no cômodo em que estou agora....rsrsrs..... Espero alcançar as expectativas.... Beijos!
    E obrigada, Wagner!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns. Vamos acompanhar de perto! O blog continua com seu papel de ser um espaço de debates sobre a nossa cidade.
    abs

    ResponderExcluir
  8. Obrigada! Incentivos, dicas e criticas sao sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  9. agora só falta o CH pedir para sair, por "conflito de interesses", kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Sucesso as novos e re-integrantes e muito obrigada aos que contribuíram brilhantemente durante o ano que passou!

    Valeu Chuva Ácida, vocês contribuem e muito para a minha evolução!

    Andreia Züge

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem