quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Limites do corpo

POR GABRIELA SCHIEWE

Quais os limites do corpo humano? É uma questão que a cada instante parece estar um passo à frente e estudiosos de várias áreas tentam concluir até onde pode-se chegar.

No entanto, eis que surge alguém que parece mais ter vindo de outro planeta, e desafia os limites até então impostos.

Viu-se muito esta discussão no período dos supermaiôs da natação, que foram proibidos porque acredou-se que as marcas então conquistadas pelos atletas só estavam sendo alcançadas devido ao acessório. Não é o que temos visto.

Usain Bolt tem desafiado os cientistas com as possibilidades do seu corpo e já estabeleceram uma meta máxima que ele poderá atingir.

Agora, paira a grande dúvida. Esses limites estão sendo periodicamente quebrados tão somente pelo corpo humano ou as substâncias químicas são relevantes e fundamentais nesse processo?

Inevitável, claro, até porque o assunto foi motivado pelo fato, não trazer à tona o caso de Lance Armstrong.

Foi noticiado que Armstrong concedeu uma entrevista, que ainda irá ao ar, em que confessa a utilização de substâncias não permitidas no ciclismo, modalidade que disputava. E que teria agido assim para ter, futuramente, a possibilidade de voltar a disputar em competições oficiais.

Nossa, isso está parecendo algum caso político, delação premiada e, no caso, ele confessa o que já estava comprovado para voltar a disputar.

E o caráter? O dele é claro. Por ter enganado tanta gente, pessoas que o elevaram ao grau máximo, a sua nação e, simplesmente por confessar todos os seus grotescos erros ficará tudo bem.

Não estou aqui pra colocar em questão a capacidade deste esportista e da sua capacidade de se recuperar de situações delicados, como a vitória sobre um câncer.

Entretanto, isso não lhe permite agir acima de qualquer suspeita e estar liberto, após todo esse tempo que se trabalhou para comprovar os seus atos ilegais e apenas agora confirmar que se dopou e seguir em frente competindo.

Os limites do corpo podem ultrapassar a questão ética do ser humano?

O que você acha a respeito?

5 comentários:

  1. A foto é uma das mais marcantes do atletismo.

    ResponderExcluir
  2. Poucos sabem mas esta atleta teve lesões cerebrais com sequelas irreversíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos sabem mas Gabriela Andersen-Scheiss faz 67 anos no próximo dia 20 de março sem nenhuma sequela ao contrário do que dizem ,em 1984 2 horas depois de ser atendida pelos médicos ela já estava recuperada."após seu sucesso na maratona, foi convidada para trabalhar em Idaho nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Pela manhã, ela treina, passeia e descansa. No período da tarde, é paisagista." ESPN

      Excluir
  3. A confissão dele, depois de tanto tempo negando, irá desencadear uma série de acontecimentos e regras alem do esporte "das magrelas" (rsss..).
    Pois estou curioso com essa entrevista, já que ele sozinho não conseguiria enganar a tantos por tanto tempo. Receio até que muito dinheiro e patrocínio esteja envolvido nesse escândalo.
    Não sei se ele irá falar tudo o que acontece por trás dos panos. Se falar, teremos mais escândalos. Se não falar, ficará no ar a dúvida da seguinte pergunta: Como ele nunca foi pego em exame antidoping, já que esses exames, teoricamente, deveriam ser "exames surpresas"?
    E porque não falar também dos anabolizantes usados pelos lutadores de UFC? Será que usam ou não? Será que é permitido nesse caso ou não?
    Enfim... ainda acho que esse assunto vai render muitos posts.

    ResponderExcluir
  4. A entrevista vai ao ar hoje nos Estados Unidos.
    http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/01/antes-de-aguardada-entrevista-de-armstrong-kobe-relembra-confissao.html

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem