quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Qual será o futuro de Marco Tebaldi?


POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Após o fim das eleições de 2012, e todo o novo arranjo político local já formatado, alguns personagens ainda estão na ressaca pós-eleições, principalmente por sofrerem derrotas seguidas e, possivelmente, irreparáveis. Um destes casos é o do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB), que encontra-se diante de um sombrio e tenebroso futuro.

Após ser eleito deputado federal com uma votação expressiva (mais de 100 mil votos), muitos pensavam que Tebaldi novamente ganharia força, inclusive no âmbito estadual. Porém, em um erro estratégico, o deputado aceitou o convite do governador Colombo para ser secretário de educação. Como eu já esperava, Tebaldi sofreu muito com as greves, falta de estrutura e inoperância de sua pasta. Em conseqüência, Tebaldi sofreu a sua primeira derrota, perdendo o pouco prestígio político que tinha com a população e o rompimento com o governador. Voltou para Brasília, e de lá viu “de camarote” as discussões sobre a Ficha Limpa. Tebaldi foi o mais atacado nesse sentido, por motivos óbvios e justos.

Ao entrar na campanha para prefeito praticamente sozinho, Tebaldi parecia estar desanimado. Entrou pressionado, e não agüentou. O PSDB, seu partido, se enfraqueceu após perder a prefeitura para o PT em 2008, ao mesmo passo que outros partidos se fortaleceram, como o PMDB e o PSD. O resultado foi pífio. Não se elegeria nem para deputado estadual com a votação que fez. Diante de todos estes fatos, qual o futuro de Tebaldi?

Não pretendo fazer futurologia neste espaço, mas penso que os caminhos não são animadores. Com a participação no governo Udo, o PSDB dá alguns passos para trás, não ocupando espaços como ocupava antes, e a perda de militância é evidente. Ano que vem Tebaldi precisa compor alianças para se reeleger, mas encontrará dificuldades devido a sua imagem arranhada pela Ficha Limpa e pela fraca votação de 2012. Se não acontecer a reeleição, ficará a serviço do partido para ocupação de outros cargos (principalmente se Dilma não se reeleger), ou estará ativo em suas “consultorias”. Vale lembrar que este prognóstico era o mesmo em 2008, só que os petistas fizeram uma gestão tão ruim, que alguns personagens renasceram das cinzas...

17 comentários:

  1. o futuro politico dele não sei ...mas sua aposentadoria deve ser muito tranquila ...basta olhar para um dos imoveis (prédio)que ele construiu numa lateral (beco) da Abdon Batista. Imóvel o qual leva seu nome e com logotipo das esplanadas dos ministérios. se ta ruim para ele imagina a .....

    ResponderExcluir
  2. Sou um dos 27mil contribuintes do B. Vila Nova e posso falar de boca cheia: que se dane "O POLÍTICO" Tebaldi (não a pessoa física)!

    Por aqui ele não fez nada expressivo durante seuS mandatoS.

    E sinceramente, pode até ter TENTADO renascer das cinzas como a Fenix, mas voltou como um urubú!

    ResponderExcluir
  3. Marco Antonio Tebaldi. Gaúcho de Erechim. Engenheiro Sanitarista, Ex-Secretário da Habitação de LHS, pinçado a dedo para tal, Ex-Prefeito de Joinville por um mandato e meio, a sombra do criador, Deputado Federal em exercício, candidato derrotado nas eleições municipais em 2012. Pechado por Charles, nestas eleições, praticaemnte como Tebaldi, o Sujo. Nada mais foi do que o prefeito que continuou a obra de Luís, o Rei Sol. Ainda bem que Luis viu que o resultado não foi o esperado, que o legado não foi satisfatório e, arrependido, gastou todo o seu capital político para alçar a vitória UDO, o Uno, implacável, o salvador de nossa amada Joinville....

    Nelsonjoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. "Vale lembrar que este prognóstico era o mesmo em 2008, só que os petistas fizeram uma gestão tão ruim, que alguns personagens renasceram das cinzas..."
    Carlito arrastou o nome do PT para o ostracismo na atual conjuntura, ainda que alguns valores do partido não merecessem final tão melancólico. Ele conseguiu dar uma sobrevida ao Teba, Kennedy e LHS; este ultimo por mais que se gabe de ter emplacado o Udo parece cada dia mais afastado da sua criatura.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sabendo (final de dezembro) que ele é dono da Ótica Boa Vista.
    Galo da Madrugada

    ResponderExcluir
  6. Gente deixa este homem ir embora Caçador de onde ele nunca deveria ter saído fim de Papo(Carlito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fiquei perdido, o Tebaldi não é gaúcho de Erechim? porque deveria voltar para Caçador?

      Excluir
  7. perdido vai ficar esse pessoal de associações de moradores (igual a cachorro em foguetório de festa são joão) quando o UDO, vereadores e empresários aprovares essa LOT. Dai quero ver A CORAGEM DE METER PROCESSO NA JUSTIÇA E FALAR O QUE DER NA TELHA sobre o ATUAL PREFEITO UDO(ALEMÃO). ESSA QUERO VER!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu diria que ele ainda se reelege deputado federal, afinal quem serão seus adversários? Mariani? Dalmo que nada faz na saúde? Carlito?
    Não podemos comparar uma eleição para carga executivo e outra eleição para cargo legislativo. A falta de sucesso numa não significa derrota em outra e vice-versa. Pelo que vejo, Tebaldi tem inclusive tentado recursos pra municípios vizinhos, tentando arrancar votos de outras regiões, visto que a eleição para prefeito parece ter lhe arrancado um pouco de prestígio. Vale lembrar que dos 100 mil votos para federal, 60 mil foram de Jlle, para prefeito fez 45 mil votos, perdeu apenas 15 mil votos emJ lle, o que é muito fácil conquistar fora de Jlle. Ano que vem saberemos...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem