segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lula à la carte








Uma das frases mais bem sacadas que li nos últimos tempos diz o seguinte: o Brasil é o único país do mundo onde tem gente ocupada em derrubar o ex-presidente. O fato é que não passa um dia sem a gente dar de cara com uma notícia a tentar detonar ex-presidente Lula. E, como é normal nas redes sociais, ninguém se preocupa em checar as fontes ou os fatos.


Lula é corrupto? Lula não é corrupto? A escolha parece ser à la carte. Neste exato momento, por exemplo, circulam por aí notícias e boatos que envolvem um hacker, revelações bombásticas, contas no exterior e o escambau. E temos duas versões a correr por aí: uma do Financial Times e outra com textos apócrifos na internet.

VERSÃO FINANCIAL TIMES - Há um artigo escrito por Joe Leahy para o “Beyondbrics”, do Financial Times. O jornalista, que representa a publicação no Brasil, comenta a divulgação dos endereços das propriedades supostamente pertencentes ao ex-presidente Lula, numa ação de um hacker identificado como nbdu1nder (a fonte é a Associated Press). Mas por que o texto não se tornou viral na internet? Porque é sem graça.

O próprio Joe Leahy explica: quem está à espera palacetes no Morumbi, condomínios à beira mar em Copacabana ou fazendas a perder de vista na Amazônia vai ter uma grande decepção. O fato é que, de acordo com o texto, o patrimônio do ex-presidente é compatível com o seu padrão de vida e os imóveis de sua propriedade estão em lugares normalíssimos, com alguns em zonas que podem ser consideradas pobres e sem grande valor comercial.

Aliás, em determinado momento do texto, quando são mostradas fotografias dos locais dos imóveis supostamente de propriedade do ex-presidente, Joe Leahy diz a respeito de um lugar específico: “a julgar pelas fotos tiradas do Google Maps, este não é um lugar que você gostaria de passear à noite, especialmente quando uma pesquisa YouTube mostra vídeos sobre homicídios e outros problemas sociais”.

A VERSÃO INTERNET - Aí surge um texto na internet - apócrifo, como tantos outros - a dizer que nesse caso Lula está a ser ameaçado de chantagem cibernética. O tal hacker estaria a pedir US$ 25 milhões para silenciar sobre eventuais informações comprometedoras relacionadas às finanças do ex-presidente. Ah... e o texto faz questão de salientar que a imprensa nacional - de conluio com Lula - nunca vai divulgar o fato.

Há pelo menos três coisas claras a respeito deste texto e do pessoal que espalha esta versão  na net. 1. Eles insistem na ideia de que a imprensa acoberta Lula, quando a realidade mostra outra coisa. 2. Ninguém quer saber de checar as fontes, porque basta a notícia ser contra Lula e o pessoal fica cego, surdo e mudo. 3. Não importa se o tal hacker está a cometer um crime, porque os crimes são aceitos desde que sirvam para detonar o ex-presidente.

E VOCÊ? Ok... eu acho recomendável tomar cuidado, porque o caso tanto pode trazer alguma coisa importante como simplesmente dar em nada. E você, leitor e leitora, o que acha? Se formos levar em consideração o texto do Financial Times, o tal  hacker deve estar de bengala, porque foi um tremendo tiro no pé. Mas se escolhermos acreditar no texto da internet, apócrifo e sem fontes, vamos achar que o hacker, mesmo sendo chantagista (portanto, criminoso) é um herói.

Alguém entende?

É como diz o velho deitado: “se os fatos não correspondem à minha opinião, danem-se os fatos”.



A Universidade Internacional de La Rioja (Unir), na Espanha, está a lançar o primeiro curso de doutorado online, dirigido a profissionais das áreas de Educação, Comunicação, Direito e Trabalho Social. O curso é uma forma de atender a um público que pretende estudar, mas por ter obrigações profissionais e familiares fica com pouco tempo para se dedicar a uma vida acadêmica tradicional. Que tal, leitor e leitora? É a oportunidade de fazer um doutorado sem precisar sai do Brasil.



David Cameron deve convocar um referendo para saber de a população da Grã-Bretanha quer ficar ou sair da União Europeia. A minha opinião não vale grande coisa, mas fico na torcida para que eles decidam sair. Os caras são uns chatos eurocéticos que nunca querem comparecer nas horas difíceis, mas gostam de aproveitar o mercado único para fazer negócios. Não querem entrar no espírito comunitário? Então, tchau!











“Protesto contra Lula e PT reúne 20 pessoas na avenida Paulista”.
Título do jornal Folha de S. Paulo, ontem.

Alguém consegue entender essa notícia do jornal? Em princípio fiquei a pensar que era uma forma de desmoralizar a meia dúzia de gatos pingados que apareceram no protesto. Mas depois, ao ver um vasto material fotográfico, ficou a impressão de que estavam a atribuir valor jornalístico ao caso. Aí é dose...

FLASH
A Andaluzia é um dos lugares mais belos da Espanha e reserva muitas surpresas, como o Parque Nacional de Donãna, uma extensa área de natureza protegida onde está a Ermida do Rocio, a igreja que aparece na foto. A Virgen del Rocío concentra uma das maiores manifestações de fé dos espanhóis e todos os anos recebe cerca de um milhão de pessoas. As ruas não tem asfalto porque a procissão é a cavalo. Se a igreja parece humilde por fora, é bom dar uma olhada por dentro para mudar de ideia. 


PUB LOUCA
Já imaginou a importância de por o seu rebento numa escola de artes marciais? O filme explica as vantagens.



4 comentários:

  1. O autor do texto é do time que acha que Lula não sabia de nada, tudo veio exclusivamente do Dirceu.

    ResponderExcluir
  2. IMÓVEIS LISTADOS COMO PERTENCENTES A LULA NUNCA FORAM DELE.
    Entre os imóveis listados pelo blog do "Financial Times" como de propriedade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só o apartamento de São Bernardo (SP) pertenceria de fato a ele. Segundo a assessoria do Instituto Lula, das outras três casas da lista levantada por um hacker, uma já foi do ex-presidente, mas não seria mais. As outras duas, em Sertãozinho (SP) e na periferia de Natal (RN), nunca teriam feito parte do patrimônio do petista.
    BENS DE LULA 2
    Uma hipótese levantada pela assessoria do ex-presidente é a de que "provavelmente usaram o nome ou CPF dele na hora de fazer o registro ou se trata de um homônimo". O hacker, identificado como nbdu1nder, postou no Twitter também linhas telefônicas e firmas registradas supostamente em nome de Lula.
    Folha de São Paulo - Mônica Bergamo-15/01/2013

    ResponderExcluir
  3. A elite brasileira não descansar em quanto não eliminar o LULA. Vão inventar qualquer coisa para incriminá-lo. Dizem pela internet, através de e-mail que ele não tem nada porque está com em nome de laranjas. Esse pessoal não vai dar trégua… Viva o Lula!!, o seu maior patrimônio é o respeito que o povo brasileiro tem por ele.
    OPS.Caro Baço. E o Álvaro Botox Dias que apareceu com R$ 16 milhões a mais da noite para o dia? Cadê o Gurgel que é tão atento para qualquer sussurro de bandido falando besteira contra o Lula? Cadê a droga desse procurador que só se preocupa com o PT?

    ResponderExcluir
  4. Sabem qual é o grande problema do Lula?
    Ser sempre o bastião da ética, o farol da justiça.
    Mas, o farol era de vidro e se quebrou...
    A culpa pode ser "dazelite", do PSDB, de quem for, mas quem não deve não teme! O mais triste, para mim, não é ver o Lula que querem incrimiar, destituir um ex-presidente, mas é descobrir que este ex-presidente é apenas mais um político na seara brasileira que "zomba" da sociedade ao não dar explicações sobre seus feitos ou sobre feitos em seu governo, ele aé apenas mais um e eu pensava que ele era diferente...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem