terça-feira, 25 de julho de 2017

Lulinha: é mentira, mas eu quero acreditar. E daí?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
A lancha de Lulinha. O jato de Lulinha. A mansão de Lulinha. A fazenda de Lulinha. A empresa de Lulinha (Friboi, claro). E a Ferrari pintada a ouro de Lulinha. Ontem juntei todas essas tontices num post (abaixo) para o Facebook. A coisa teve milhares de partilhas e hoje, ao acordar, tinha recebido quase uma centena de pedidos de amizade. Mas...

Muitas dessas pessoas eram aquilo que a fraseologia coletiva convencionou chamar “coxinhas” e os "pobres de direita". Foi estranho. O post terminava com uma ironia acerca dos “idiotas que acreditam nessas merdas”. Ora, se o objetivo era justamente escrachar o pessoal das camisas da CBF, então deve ter rolado uma má interpretação. Ou não.

O absurdo do post é tanto que parece impossível alguém levar a sério. Mas as pessoas padecem com déficits de compreensão. Não por acaso no ano passado ficamos a saber que, de acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional, apenas 8% dos brasileiros têm condições de compreender um texto e de se expressar. Interpretar o mundo, então...

É uma incapacidade séria. Essa gente só vê o que quer. E como quer. O acesso massificado às redes sociais tornou o Brasil um lugar onde a mentira e o auto-embuste são uma forma de vida. Não importam os fatos, mas aquilo em que eu quero acreditar. É uma reedição de Nelson Rodrigues: “se os fatos estão contra mim, pior para os fatos”.

Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o alvo preferencial dessa perversidade coletiva. Qualquer absurdo, por mais inimaginável, ganha força quando associado ao nome Lulinha. O boato mais recente vai ao limite do escárnio: ele teria uma Ferrari pintada a ouro. E há quem acredite. Por quê? Porque sim. E basta.

É como se a verdade fosse uma questão de gosto, uma escolha à la carte. Qualquer conexão com os fatos e com a realidade pode ser dispensada. A minha versão é o meu casulo e ninguém me tira de lá. Lulinha tem a Ferrari. É a minha verdade e é com ela que eu quero viver. A mentira vira uma patologia. A sociedade fica cada vez mais doente.

É daí que vem o perigo. As pessoas fundam a própria identidade em miragens, ódios e amputação dos fatos. E é com essa visão distópica que vão interagir nos meios sociais. Não pode dar certo. Mentira e ódio são primos de primeiro grau. E o rebento dessa relação é o ambiente belicoso em que se tornaram relações, sejam reais ou virtuais.

Enfim, sobre Lulinha eu sei que é mentira. Mas vou acreditar e essa vai ser a minha verdade. E daí? E termino por onde a coisa começou. É óbvio que rejeitei a “amizade” da maioria. Amigos, prefiro ter poucos mas bons...

É a dança da chuva.

62 comentários:

  1. "Oin oin oin... não digam mentiras sobre os príncipes, filhos do meu deus-rei Lula, seus bo-bos!"

    Os imóveis que os principezinhos vivem estão no nome de quem, deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale mais sobre os imóveis onde os principezinhos moram...

      Excluir
  2. Este retorno, todo, e nem lembrastes do pedalinho, ópÁ. Um abraço, meu caro Zé AntÓnio, e parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  3. Um dos grandes culpados pelas Fake news é a imprensa, que não checa os dados, e se a Veja, Globo, Istoé ou qualquer outro veículo considerado sério publica um hoax, isto se torna verdade absoluta, mesmo que desmentido depois. (Vide processos Lulinha vs Veja)... E se cai um boato no Facebook ou Whatsapp claramente se torna forma de propaganda contra ou a favor do seu time... E "se a versão é melhor que a verdade publique-se a versão." Esta frase do filme "O Homem Que Matou o Facínora" (1961), de John Ford, continua muito atual.

    ResponderExcluir
  4. Ah, camarada, isso nem é o pior. Quando vemos a baba bovina que escorre da boca desses mentecaptos é que sentimos o tamanho do preconceito: um ex-presidente, pobre, retirante nordestino, não pode ter, aos 72 anos, 9 milhões aplicados em um plano de previdência privada. Agora, só por isso, eles vão querer taxar grandes fortunas!! Barbaridade pobre não poder ter 9 milhões guardados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale mais sobre os 9 milhões... exponha o seu ponto de vista.

      Excluir
    2. Não é um tanto contraditório ser contra a reforma previdenciária tendo 9 milhões investidos em previdência privada? É a mesma contradição encontrada nos artistas-esquerdistas-caviar, todos com cnjp, contrários à reforma trabalhista!
      Contradição é tipico da esquerda, mas...

      Excluir
    3. Falar o que?... que o tribunal negou o pedido do cachaceiro do ABC de desbloquear os 9 contos?...

      "Nada de novo no front!"... só aquela "agonia" de sempre!... KKKKKKK

      Excluir
    4. Falo.
      http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/tribunal-nega-pedido-de-defesa-de-lula-para-anular-decisao-sobre-bloqueios-de-bens.ghtml

      Excluir
    5. Anônimo das 14:34. Explica melhor. Mas com argumentos, números, dados. Porque se não for assim esse teu post é só besteira. Puro clichê sem qualquer ideia a sustentar.

      Excluir
    6. Anônimo das 18:26. Fale mais sobre esse assunto. Qual é o seu argumento?

      Excluir
    7. Não Baço!... prefiro o "+1"!

      Excluir
    8. "Explica melhor. Mas com argumentos, números, dados. Porque se não for assim esse teu post é só besteira. Puro clichê sem qualquer ideia a sustentar." (Baço)

      Taí o cara que expõe argumentos, números, dados, etc! Putz!

      Excluir
    9. Anônimo das 19:51. Pô, não consegues mesmo ir além dos clichês. Mas a vida é assim. Eu compreendo. Essa tua incapacidade intelectual não te permite ir além de comentador de blog. É triste, mas é a vida.

      Excluir
    10. É verdade Baço! E você, grande pensador (sic), perdendo seu tempo precioso em responder as asneiras que escrevo!... ops

      Excluir
    11. Viu? É o meu lado quase religioso. Dedico parte do meu tempo à caridade.

      Excluir
  5. Tem a idade mental de seis , sete , anos. Minha neta qdo. tinha essa idade acreditava na ''loura do banheiro'' , Lembram? Depois cresceu um pouco e com 10 anos já sabia que era lenda.

    ResponderExcluir
  6. Quem planta essas tais de fake news sabe muito bem que se o sujeito chega ao ponto de: Votar e declarar publicamente o voto no Bolsonaro e no Aécio, ir pra rua fantasiado de pato, apoiar a retirada de direitos trabalhistas, compartilhar vídeos do MBL e comprar camiseta dos revoltados online... é pq não existe limite para a estultice..pode espalhar que a terra é plana e que ser terceirizado é uma boa, que sempre vai existir uma legião de energúmenos q vão acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lemos: "mimimimimimimi Bolsonaro mimimimimimimimi"

      Olhe, o bandido-mor já mandou recado à militância afirmando quer o Alckmin para concorrer com ele em 2018, porque o Doria vai escurraça-lo nos debates. Medinho ele tem do Doria, não do Bolsonaro.

      Excluir
    2. Ô, Lemos, vc vota e declara publicamente voto no lula. tu acha mesmo que está em condições de questionar o voto em alguém? larga de ser tanso!

      Excluir
    3. Então fica combinado. C fica com com o Boçalnaro que eu fico com o Lula...rs. Bjs

      Excluir
    4. Vc não entendeu: eu não voto no bolsonaro, mas não me acho melhor do que ninguém por isso. Eu entendi: vc acha que o voto no Lula te ilumina, te torna um ungido. só se for um ungido prá pensar bosta. rs.
      abraço

      Excluir
    5. Não vota ainda...mas vai votar. Garanto! Pra quem já votou no Serra, no Alckmin e no Aécio, votar no bostanaro é questão de lógica...e de tempo, não tem jeito. - Lemos cap. 13 ver.65.
      Bjs ungidos..rsrs

      Excluir
    6. Te prepara, Lemos, q teu ladrão não vai dar nem para a saída. rsrsrs.

      Excluir
  7. Faltou falar da Havan, que também é do Lulinha.
    hahahahahah

    ResponderExcluir
  8. "Não por acaso no ano passado ficamos a saber que, de acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional, apenas 8% dos brasileiros têm condições de compreender um texto e de se expressar. Interpretar o mundo, então..." sic.

    Isso explica o porque de 10 anos de governo petista, ou não???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACho que não. Quando dava aulas na universidade havia muitos estudantes brasileiros financiados pelos governos do PT. É o que se faz nos países desenvolvidos. Não gostas? Ora...

      Excluir
  9. "Centenas de venezuelanos cruzam a fronteira com a Colômbia,...pra comprar itens básicos de higiene!"

    É mentira!... eu não quero acreditar nessa imprensa golpista, fascista, capitalista, machista, racista, exibicionista, nazista, niilista, clubista, bairrista, alpinista, chovinista, blá, blá, blá!...

    KKKKKK! Imagino que essa crise tenha sido gerada por todas as "cagadas" do Maduro!...aí, faltou papel!


    A esquerda agoniza!... e já não tem mais papel higiênico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deves ter uma coisa homoafetiva com o Maduro também. Segura essa franga, pá. Na tua idade, a discrição é recomendável.

      Excluir
    2. Eu não defendo ele! Já você!... ah entendi! Hihihi

      Excluir
    3. Sério? Diz o texto onde faço isso e qual é a afirmação...

      Excluir
    4. Nunca queres falar de Venezuela! Eu entendo!

      "De novo a Venezuela! Já estava com saudades!"...

      Excluir
    5. Não quero falar da Venezuela pelo simples fato de que não sei nada sobre a Venezuela. E não falo do que não sei. Ao contrário de ti, que pareces saber tudo sobre aquilo...

      Excluir
    6. Eu só acompanho os jornais... bem simples!

      Excluir
    7. Você diz não saber de nada do que acontece na Venezuela?

      Sério isso?

      Um jornalista e especialista em Pensamento Contemporâneo, afirmando isso?

      Mude de assunto! Escreva sobre Taekwondo.


      Excluir
    8. É que as bancas das universidades são mais fáceis do que a banca dos anônimos. Doutores, mestres, especialistas... não chegam aos pés de um anônimo. Ah... para evitar confusões: especialista (título de quem fez uma especialização) não é a mesma coisa que especializado.

      Excluir
    9. Se o termo especialista não está certo, acho que você deveria corrigir o texto que fala sobre você em AUTORES do Chuva Ácida.

      Putz!...

      Excluir
  10. Não acreditem na imprensa!... Creiam somente na Carta Capital!
    Aliás,... já contribuíram ($) com a campanha da revista, encabeçada pela Gleisi Narizinho? KKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Porque sempre essa questão "homossexual" para denegrir um comentário? Achei que a homofobia era coisa da direita, reacionária! Cuspindo contra o vento? Ai, ai, ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é homofobia. Pelo contrário. Estou a falar de amor. Esse teu amor pelos homens que encontras aí pela vida é deveras tocante.

      Excluir
    2. Não convenceu! Sei que vc é melhor que isso! Capricha!

      Excluir
    3. Sorry. Eu tento. O problema é que tu és muito sofisticado. Com os meus parcos recursos intelectuais não consigo acompanhar esse teu nível de sofisticação.

      Excluir
  12. Baço rotulando os outros com homossexualismo! Esse é o cara que pede argumentos, números, dados, blá, blá, blá?... Tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... afinal quantos caras existem por aí a dedicar tanto amor à minha pessoa? Tem o outro lá em cima e tu também. Virgi. Estou a ver um duelo entre os dois para ver quem conquista a minha atenção... Saiam do anonimato, lutem pelo vosso homem.

      Excluir
  13. Limpa tua mente desses pensamentos "fálicos"! kkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Lulinha o cara que sim, recebeu 10 milhões da OI no início do mandato de seu pai para produzir games, que games mesmo? Com que currículo? Com que finalidade a empresa fez esse investimento? Qual a contrapartida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah.
      1. Não foram 10 milhões. Eram 5 milhões.
      2. O caso foi encerrado faz uns cinco anos.
      3. Se tens as provas, corre já para o MP e para a PF, porque vai dar um jeitão para eles.

      Excluir
  15. Carlos Eduardo Gomes26 de julho de 2017 às 09:13

    Ótimo texto. Parabéns José Baço.
    A melhor resposta: Viu? É o meu lado quase religioso. Dedico parte do meu tempo à caridade.

    ResponderExcluir
  16. Os aforismo, são frases de impacto, e são frases abertas para múltiplos sentidos e perspectivas, ela remonta uma caracteristica de um pensamento profético, oracular . Pois ao mesmo tempo que se abre para compreensão de um fenômeno, ele se mostra obscuro e paradigmático.
    Este aforismo rodriguiano, é assim ele revela e deixa obscuro sendo que na época ela estava falando sobre os videoteipes em erros
    de arbitragem de futebol. Mas em minha analise ele revela o fato de que nossa razão é mera coadjuvante, somos escravos de nossos afetos.
    Um dos grandes problemas da esquerda é que ela assume o relativismo só quando lhe convém ,mas quando o relativismo atingem suas estranhas , sai logo atras como uma cachorrinha amestrada da ideia de verdade, logo procura de dizer que algo é falso e outro verdadeiro ( as suas ideias).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra verdade deveria vir como as carteiras de cigarro, com avisos de perigo.Pois ou querem um lugar no nosso peito ou no nosso bolso.
      Não é sobre verdade é mentira que fala seu texto? Sore as Fake news?
      Só fiz um gancho com o aforismo citado de Nelson Rodrigues.

      "Em algum remoto rincão do universo cintilante que se derrama em um sem número de sistemas solares, havia uma vez um astro, em que animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da “história universal”: mas também foi somente um minuto. Passados poucos fôlegos da natureza congelou-se o astro, e os animais inteligentes tiveram de morrer. — Assim poderia alguém inventar uma fábula e nem por isso teria ilustrado suficientemente quão lamentável, quão fantasmagórico e fugaz, quão sem finalidade e gratuito fica o intelecto humano dentro da natureza. " F Nietszche

      Excluir
    2. Tantos caracteres pra dizer q é reacionário...vái lá um cadinho de síntese não faz mal a ninguém...Por isso eu digo. Assuma, Fábio!Assuma! Não suma! Em suma, eu repito.. assuma.

      Excluir
    3. As vírgulas mandaram um abraço pra mim...rs

      Excluir
    4. Para ser reacionário, preciso ser uma coisa que não sou. Pois eu sou medieval mais que tudo,e há muito iluminismo na direita , para eu ser de direita. Mas compreendo vc dizer que sou reacionário, sou mais brando com a direita. Mas sabe pq ? Explico usando uma linguagem cristã,até complementando a crítica ao texto do baço. Pois a direita peca com a carne, ela tem os pecados da carne. Nada mais carnal que o ódio, que compreender os "fatos" com a vontade. E qual os pecados da esquerda? Os pecados do espírito, esses pecados invisíveis para qual Cristo dizia que não havia salvação, frutos da vaidade de ser achar bom, de ser achar do lado do bem.

      Excluir
    5. “No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.”

      Dante Alighieri
      “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.”

      Dante Alighieri

      Excluir
  17. Não entendeu veja a sua respostas às 8:28

    ResponderExcluir
  18. José Baço, você não vai dar logo para esse Anômalo o que ele está pedindo desde o começo? Começou divertido, mas ele já está se repetindo fazimbrao tempo.

    Não brinque com a comida. Deixa ela se desesperar com o desemprego e votar no Lula no ano que vem.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem