quarta-feira, 26 de julho de 2017

A dor dos outros vai nos unir

POR DOMINGOS MIRANDA
O negro continua sendo o pária de nossa sociedade. Mas nem tudo está perdido, pois em julho aconteceram dois fatos que tocaram a nossa sensibilidade. O primeiro foi a Unesco, órgão da ONU voltado para a cultura, ter reconhecido o Cais do Valongo, porto de entrada dos escravos africanos no Rio, como Patrimônio da Humanidade. O segundo fato foi a repercussão e a mobilização que houve contra a execução de um negro, catador de produtos recicláveis e morador de rua, em frente a um supermercado do bairro Pinheiros, em São Paulo.

Ricardo Nascimento estava armado com um pedaço de pau na mão e levou dois tiros no peito disparados pelos PMs que o abordaram. Na hora, as testemunhas chamaram os policiais de assassinos, mas no dia seguinte a classe média e os moradores de rua fizeram uma grande passeata contra este abuso do Estado. Na missa de sétimo dia, na catedral da Sé, a morte do carroceiro foi equiparada à do jornalista Vladimir Herzog, executado pela ditadura em 1975.

No Brasil, a maioria da população é formada por negros, que ainda são tratados como cidadãos de segunda classe. Portanto, este título dado ao Cais do Valongo pela Unesco poderá nos ajudar a fazer uma reflexão sobre os 350 anos de escravidão em nosso país. Dos 4 milhões de escravos africanos que aqui entraram, 1 milhão deles desembarcaram no cais do Valongo entre 1774 e 1831. Ele também foi reconhecido como um local de “Memória sensível” por causa do sofrimento daqueles que ali desembarcavam, da mesma maneira do campo de extermínio nazista de Auschwitz. Milhões de pessoas do mundo inteiro visitam os galpões de Auschwitz e podem sentir a que ponto chega a crueldade humana.

Se for feito um bom trabalho de divulgação, ao pisar as pedras do Cais do Valongo os visitantes terão oportunidade de repensar a dor causada a estes seres arrancados do seio de suas famílias na África para serem usados como animais de trabalho, sujeito a açoites, pancadas e nunca recebiam qualquer tipo de afeto por parte dos senhores. Nossas escolas não dão a dimensão desta hecatombe, pois para o holocausto negro não existe uma máquina eficiente de divulgação como acontece com o massacre dos judeus. Ainda não fizemos a reparação necessária a esta gente; as cotas nas universidades não paga o sofrimento causado pelos brancos contra os negros.

Passados 129 anos da promulgação da Lei Áurea, os negros continuam morando nas favelas, recebendo salários irrisórios e sendo a maioria das vítimas de execuções. Aquilo que aconteceu com o negro Ricardo Nascimento, em um bairro de classe média de São Paulo é o cotidiano nas favelas da periferia. O diferencial, e que a PM não imaginava que fosse acontecer, foi que a classe média viu nesta execução um abuso.

Os moradores de Pinheiros conheciam Ricardo, pois ele prestava um bom serviço à comunidade, recolhendo produtos descartáveis. Afinal, as pessoas estão cansadas da barbárie que tomou conta deste país. A vida não vale mais nada. Seria perfeitamente possível imobilizar uma pessoa indignada e armada com um pedaço de pau. Mas, habituados com a truculência nas favelas, os PMs fizeram dois disparos certeiros, jogaram o corpo na viatura e foram embora.

Uma semana depois a catedral da Sé estava lotada, não só com moradores de rua, mas, principalmente, com gente de classe média querendo mudar com estes crimes hediondos. Em 1975, nesta mesma catedral foi realizado um culto ecumênico para condenar a barbárie que resultou no assassinato de Vladimir Herzog. Ali começou o fim da ditadura militar. Esperamos que este ato do dia 19 de julho também represente uma virada nesta prática desvairada das autoridades contra os mais humildes.

Uma faixa pregada em cima da carroça de Ricardo expressava bem a vontade de todos ali presentes: “Parem de matar o povo! Queremos paz, amor e justiça”.

2 comentários:

  1. Meu amigo Domingos Miranda, sempre magnífico com as palavras...

    ResponderExcluir
  2. É isso. Simples e verdadeiras palavras. Qual seria o passo seguinte?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem