sexta-feira, 28 de julho de 2017

Trolls e bullies não são a mesma coisa. Mas ambos são infames...

POR LEO VORTIS
Muita gente confunde o “trolling” com o “cyberbullying”. O fato é que, segundo os especialistas, eles não são a mesma coisa. Em comum, há o fato de ambos passarem pelo processo conhecido por “online disinhibition effect” (perdem vergonha, ganham agressividade), mas há diferenças a considerar. Os trolls querem atenção e tentam incendiar as discussões, os cyberbullies são sádicos que querem magoar as suas vítimas.

Os trolls frequentam as caixas de comentários em blogs e jornais, por exemplo. As suas intervenções são feitas sempre de forma a interromper – ou impedir – a discussão proposta num texto, sobre a qual outros leitores provavelmente gostariam de opinar de forma séria. Um troll precisa da atenção das pessoas e, para ser notado, não se importa de fazer comentários infames e de mau gosto. Sexistas ou racistas, por exemplo.

Os cyberbullies têm outro objetivo. A intenção é atacar uma pessoa em específico (os tais comentários ad hominem, por exemplo) e em vez de declarações incendiárias preferem se concentrar numa única pessoa, de forma a ofender ou intimidar. Se encontram um motivo – uma foto, um post nas redes sociais ou uma fofoca – não perdem tempo em tentar provocar vergonha no seu alvo.

Os trolls tentam desviar o foco das pessoas de um texto e do seu autor, chamando a atenção para si mesmos. Fazem comentários estapafúrdios com a intenção de provocar comentários também estapafúrdios de outros leitores. Quando mais atenção um troll recebe, mais contente fica. Mas há o reverso da medalha: se não consegue a luz dos holofotes, o troll desanima e vai trolar noutro lugar.

Com os cyberbullies é diferente. Eles não querem chamar a atenção para si mesmos, porque o objetivo é aviltar e magoar as suas vítimas. Enquanto os trolls querem incendiar os ambientes, sem se importar se fazem alguém sofrer ou não, os bullies têm esse objetivo bem claro: a ideia é causar danos emocionais nos seus alvos. É claro que se aproveitam de pessoas mais vulneráveis.

Enfim, o que se tem são dois tipos espúrios de personalidade. Tão espúrios que sequer sabem o quão espúrios são...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem