terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Esperanças renovadas, problemas de sempre.


POR JORDI CASTAN

Final de um ano e início de outro é a época certa para renovar as esperanças. Se reviramos um pouco nos arquivos de um ano ou dois atrás, encontraremos a mesma situação. Acreditamos, não sei se não seria mais correto dizer, gostamos de acreditar que por arte de mágica todos os problemas serão resolvidos. Os mesmos problemas que nos acompanham por anos, lustros, décadas ou até por séculos, se resolverão rapidamente e de forma fácil.

No caso de Joinville, o início de um novo governo dá novas esperanças, as mesmas que já tivemos em 2009 e que pouco a pouco foram ficando esquecidas e abriram espaço para as frustrações de hoje. Há uma relação direta entre a renovação das esperanças de hoje e as frustrações de amanhã. Quanto maiores e mais desproporcionais sejam umas, maior o risco que as nossas frustrações aumentem.

Encerramos o ano acreditando que o próximo será melhor. Fazemos pouco para que seja verdadeiramente melhor, no máximo torcemos para que seja, mas é pouco o que acabamos fazendo para que melhore. Se listássemos os problemas que afetam Joinville, nem precisaríamos ser muito criativos, porque são os mesmos de sempre, eles se alastram através do tempo e permanecem firmes e fortes.

Continuamos com índices de saneamento básico inadmissíveis, as carências em infraestrutura já são um freio ao desenvolvimento da cidade. Parques e áreas de lazer que mereçam este nome, ainda são uma exceção por aqui. Escolas públicas de qualidade são difíceis de encontrar. Museus e espaços culturais interditados são uma ferida aberta na Joinville do Pibão. Uma saúde que trate as pessoas como seres humanos e não como gado ou mercadoria é uma dívida que Joinville não consegue pagar a pesar dos custos crescentes e dos recursos carimbados.

É fácil acreditar que o novo governo vai resolver todos estes problemas e todos os que nem foram aqui citados. Que o choque de gestão de que tanto se falou na campanha vai fazer desta cidade outra Joinville. O certo é que a cada novo ano renovamos as nossas esperanças numa Joinville melhor e mais justa. A cada final de ano ao olhar para o ano que conclui ficamos com o sentimento que enfrentaremos de novo os mesmos problemas uma e outra vez.

Feliz ano novo e que o ano que agora inicia seja melhor que o que acaba. Acreditemos nesta Joinville melhor e, mais que torcer, vamos fazer um esforço para que o futuro nos proporcione mais prosperidade e qualidade de vida que o presente e ainda mais que o passado que hoje se encerra.

5 comentários:

  1. só eu acho que fizeram um teatrinho com o Carlito : passagem a 3 reais acima da inflação , aí chega o Salvador da Pátria ( O Sassá Mutema ALemon) e baixa para 2,90 ; valor este esperado por todos !!!

    pra mim foi armação !!!

    Carlito sempre disse que daria inflação pq deu a mais ???

    Aí o salvador chega e começa bem o governo , por cima , se dizendo ESSE CARA SOU EU !!! hehehe
    e ganha crédito por alguns meses !!!

    du grego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O reajuste para R$2,90 foi anunciado só agora, como tinha gente que já sabia?
      Se o teatro for verdade só mostra como o Carlito se vende fácil, nunca teve pulso firme... o cara pede pra levar tapa na cara.

      Excluir
    2. Poderia existir a opção "curtir" nestes comentários. Mas já que não tem, vai um "curtir" para a Alessandra.

      Excluir
  2. Acreditar que o novo governo resolverá todos os problemas é tão inadmissível quanto os problemas que ainda enfrentamos. Mas acredito piamente que Udo Döhler fará o melhor possível.

    E desejo que nós, população, assumamos nossos deveres e ajudemos a construir uma cidade melhor, pois somos tão responsáveis por ela quanto nossos governantes.

    Feliz 2013 a todos.

    ResponderExcluir
  3. O homem acredita mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. (Francis Bacon) - Talvez por isso a sensação de que este filme eu já vi.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem