segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Prever a vitória de Udo: dá pra fazer!

POR GUILHERME GASSENFERTH

O Chuva Ácida foi um dos primeiros espaços a analisar e acreditar no fenômeno que foi a virada de Udo Döhler.

Além do mais, aqui criou-se um espaço democrático de participação do leitores, com praticamente todos os comentários liberados (à exceção dos ofensivos, caluniosos ou criminosos) e espaço (que continua) aberto ao envio de textos.

Não se pode também menosprezar o fato de que este blog foi unânime no combate ao Kennedy Nunes e suas promessas vãs, demagógicas e lunáticas. Daqui, saíram várias das armas de Udo e contra Kennedy ao longo do pleito – algumas forjadas ainda em 2011.

Foi o Sandro quem cunhou o termo KCT, que caiu nas graças do povo e foi pras redes sociais. Há um ano, o Charles escreveu sobre as diárias usadas pelo Kennedy para visitar a própria cidade, o que acabou tornando-se uma das principais armas de combate ao candidato deputado. Foi aqui no Chuva Ácida que o Baço alertou-nos da diferença entre o Udo gestor e o Udo político, e fez abrir os olhos para quem era o candidato do oba-oba. O Jordi escreveu o texto recordista em acessos, explicando motivos que levavam o eleitor a não escolher Udo Döhler – o que felizmente acabou por não acontecer. Amanda abriu os olhos dos leitores sobre os perigos da mistura da religião com política. Até mesmo a Gabriela, que escreve sobre esporte, conseguiu demonstrar que Udo era mais preparado e tinha propostas mais factíveis para o esporte. E eu consegui fazer a análise que se mostrou certeira: de que Udo sairia vencedor nestas eleições.

Devo confessar que me arrependo apenas de ter ajudado a contribuir para divulgar a canção A Jumenta Vai Falar. Foi um ataque ao Kennedy Nunes pessoa, não ao político. Ele tem o direito de acreditar no que quiser e criticar sua música foi algo que não considerei nobre nem bonito, pelo contrário. Mas são águas passadas.

Nestas eleições, atingimos a histórica marca de 70 mil visitas neste mês de outubro, marcado pelo período entreturnos. Sabemos que este número vai diminuir consideravelmente no pós-eleição, mas não podemos usar de falsa modéstia e ignorar a importante participação do Chuva Ácida como um novo player da política e cotidiano locais.

Na minha opinião, Udo não é o prefeito ideal, e o partido onde está abrigado é o pior do Brasil. Mas depositamos esperança em seu governo, principalmente se LHS se mantiver afastado das tetas (santa ingenuidade).

Agradeço a todos os nossos leitores pela visita e comentários, além dos convidados que enviaram textos. Continuem utilizando este espaço! E agradecemos também a quem acreditou em nosso improvável prognóstico de sexta-feira.

A Udo Döhler e Rodrigo Coelho, nossa saudação pela importante vitória e histórica virada. Saibam, no entanto, que este blog não deixará de fazer seu papel de crítica e haverá de posicionar-se contra quando entendermos necessário – para que sempre a grande vencedora seja Joinville e seu povo.

15 comentários:

  1. Parabéns Chuva Ácida!
    Elegeram UDO DOHLER!
    Vou lembrar de vcs na primeira de tantas derrapadas que Udo Dohler fará!
    Já vi esse filme há 04 anos, elegeram Carlito e geraram uma grandiosa expectativa em torno dele e olha no que deu...
    O tempo é o sr da razão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, em sua opinião o sr. Clarikennedy teria um governo muito melhor? No que se embasa esse seu julgamento de valor? O blog deu a sua contribuição e você? Defenda o seu candidato ao invés de só comentar frases de para-choques de caminhão.

      Excluir
    2. Comparar a sensacional vitória de virada do Udo com a do Carlito incompetente? Começou a beber cedo hoje hein, baby? Ou o porre da amargura ainda não passou?

      Excluir
    3. O Carlito fez mais votos do que o Udo no segundo turno. Isso é inegável. As expectativas eram imensas.

      Espero que o sr. Udo não nos decepcione, pois senão vai deixar a porta escancarada para o Clarikennedy se esbaldar em 2016.

      A responsabilidade do governo Udo vai ser imensa. Vamos torcer por ele.

      Excluir
  2. Sou suspeito a falar, como filiado ao PMDB, sobre sua afirmação de ser o pior partido do Brasil. PMDB tem história, não pode ser "jogado no lixo" dessa forma. Concordo não ser o melhor, mas também há de se considerar alguns partidos que já começaram sendo "fundados" de forma errada (inclusive tem dono), e seus integrantes são, em maioria, políticos com histórias um tanto quanto duvidosas.

    Mas tudo bem, acredito que Joinville elegeu a melhor opção, dentre as disponíveis. Agora é acreditar, cobrar e buscar que tudo seja feito da melhor e mais prudente forma.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do PMDB é que ele não tem um projeto de partido nacional. É uma confederação de líderes regionais com grande militância e poder de mobilização local. Em virtude disso, compõe o grande Centrão político do Brasil. Nem à direita e nem à esquerda. O partido tem história? Até tem. Mas o PTB também tinha, o PDT também tinha. Mas, depois das mortes de Getúlio Vargas, Leonel Brizola e do Dr. Ulisses, os partidos perderam o seu norte e assumiram de vez o seu lado fisiológico mais deprimente. Veja você que o cantor Netinho é integrante do Partido Comunista do Brasil. Isso diz muito sobre a fidelidade aos programas ideológicos que originaram os partidos e que se perderam nos corredores do poder.

      Excluir
  3. O Coronel LHS ganhou de novo em Joinville. Terá o controle da cidade através do seu mais "novo" boneco. Queremos ver como a Saúde será melhorada se hoje o município já investe 30% do orçamento, quando o percentual de lei é 12%. Qual será o milagre? Dinheiro não nasce em árvores, funcionários e médicos não trabalham de graça e remédio não é barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouviu falar em gestão? É esse o "milagre", amigo.

      Excluir
    2. Já ouviu falar em gestão? É esse o "milagre", amigo. [2]

      Excluir
  4. Admirável.
    O blog, os textos, o formato, as desculpas.
    Eu vou ser honesta que nao embarquei nas piadinhas no facebook porque tbem acho desrespeitoso.
    Muito mais sadio defender o preferido mostrando as propostas ou realmente denunciando com seriedade, sem deboches, isso ofende e nao agrega.
    Mas as denuncias devem continuar, com certeza.
    Eh soh apontando os problemas e gerando esse desassossego que conseguimos mudanças.
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Guilherme, parabéns ao Chuva, que souberam separar os interesses pontuais, ou de grupos políticos, pelo bem maior, que é a cidade de Joinville, nosso lar.
    Não tenho dúvida que esta foi a eleição da guerra midiática, e as redes sociais foram decisivas para o resultado final. O PMDB mostrou porque é o maior partido brasileiro. Deu uma aula de eleição, virou um jogo quase impossível aos 47 do 2º tempo. Da mesma forma que em 2008, a esperança venceu novamente, espero que desta vez para melhor.

    ResponderExcluir
  6. Certo,continuaremos aqui sim!
    Me tornei fã!!!

    Expressando nossas opiniões e defendendo a causa na qual acreditamos e também argumentando com outros tantos favoráveis ou desfavoráveis as opiniões aqui colocadas.

    Divulguei o Chuva para muita gente que nem sabia que existia.
    Durante a campanha as informações e discussões deste espaço, assim como de outros foram eficazes no sentido de levar a pensar e não de "tendenciar".


    Udo e Rodrigo sucesso,coragem e ousadia!

    Joinville fez uma revolução silenciosa e deu exemplo de cidadania!
    Fez correr a demagogia e os milagreiros.
    Ah e que com certeza SERÃO FORTE OPOSIÇÃO o que é fácil de ser como citou o Giovanio...

    Felicitações a todos os blogueiros do Chuva!!!

    ResponderExcluir
  7. Bem, Guilherme...
    Confesso que a questão do PMDB estar por trás do Udo e, consequentemente, não sejamos ingênuos, os cara-pálida do partido, me deixou um pouco desgostosa.
    Porém, diante das opções que nos foram apresentadas, creio que o que apresentou melhor credibilidade e competência para administrar Joinville nos próximos anos foi o Udo Dohler.
    Agora é torcer para que as coisas comecem a caminhar.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem