quarta-feira, 17 de julho de 2013

Acreditar em Deus? Não, obrigada.


POR FERNANDA M. POMPERMAIER

O bom senso orienta: não discuta política, religião ou futebol.

Vamos discutir então temas que não causem nenhum impacto na nossa vida diretamente. Que não mexa com as nossas certezas, formas de ver o mundo ou se relacionar.

É isso mesmo?

Não posso concordar.

Quero acreditar que no meu circulo próximo de amizade ou dentre os leitores bem resolvidos desse específico blog podemos sim discutir temas polêmicos da forma como eles devem ser abordados: com respeito e tolerância. Vale lembrar que ateísmo, homossexualidade ou aborto AINDA são temas polêmicos no Brasil, mas não o são em muitos outros países, como, por exemplo, a Suécia. Aqui, se digo que não sigo nenhuma religião ou que não acredito em Deus, muitas pessoas respondem: Claro.
No Brasil, nos poucos momentos em que toquei no assunto, ouvi todo o tipo de sermão, inclusive um: você vai arder no fogo do inferno! E se não acredito em Deus automaticamente não acredito em Diabo, inferno e etc... então não chega a ser, assim, uma ameaça que me tire o sono. Mas vamos lá, é difícil para muitas pessoas compreender uma forma de viver que não abrange Deus. Desde que nascemos ouvimos que Ele existe e cada religião se encarrega para da sua forma manter a tradição e a crença dos fiéis através dos rituais, leituras, sermões, catequeses e outros.

Eu cresci numa família católica bastante praticante. Fiz batismo, comunhão, crisma, fui coroinha, coordenadora de grupo de jovens... participei de todas as formas possíveis da vida na igreja. Mas sempre tive perguntas que ficavam sem respostas. E na academia eu aprendi que dúvidas são boas e que bons projetos começam com boas perguntas. Nunca desrespeitei minhas questões e os desejos de solucioná-las. Fui atrás de respostas e passei por algumas fases. Primeiro achei que o espiritismo fazia sentido, depois desencantei e me convenci de que "deve existir uma força maior", que devemos ter alma ou algo que irá durar para sempre. Mas logo percebi que esse na verdade era o meu desejo infantil de não aceitar o fim como ele realmente é: o fim.

Entrei em sites de ateus com fóruns de discussão, li livros do Richard Dawkins, assisti documentários... E tudo fez mais sentido.
Foi um momento complexo na minha vida. Foi difícil aceitar que não exista mais nada além do que vemos, que o universo é gigante, que a humanidade é um acaso e que a minha vida é um ponto insignificante na história da Terra.
O raciocínio foi o seguinte: a Terra tem aprox. 4,5 bilhões de anos, o ser humano vive na Terra há aprox. 200 mil, desses apenas nos últimos 50 mil anos os grupos de seres humanos tiveram algum tipo de ritual relacionado à morte ou a criação de Deuses para explicar o inexplicável. O sobrenatural sempre foi uma resposta para perguntas sem resposta. Quando o homem não podia explicar o sol, os trovões, a chuva, ele tinha os deuses relacionados à natureza. A partir do momento em que a ciência passou a explicar esses fenômenos, a religião foi preenchendo outros vazios. Hoje a evolução é aceita por muitas religiões então "sabe-se" de onde viemos, mas ainda não se explica o antes do Big Ben, e aí alguns colocam Deus. Eu prefiro ficar com a pergunta sem resposta.
A morte também é outra questão fundamental porque ninguém morre e volta para contar. Eu já vi corpos se decompondo e não acredito em nada que meus olhos não vêem então pra mim morreu, vira comida de minhoca, simples assim.

Não me leve a mal, não tenho nenhum preconceito com quem acredita em vida após a morte, e sinceramente, desejaria profundamente que eu estivesse errada e que eu tivesse uma grande surpresa depois da minha morte. Só teria a ganhar. Imagine que maravilha reencontrar as pessoas que amo e de alguma forma perpetuar tudo que hoje eu sou. É muito difícil, por exemplo, saber que minha filha não é imortal. Mas esse desejo não me convence de que isso possa ser verdade. A verdade para mim é essa: não existe nada entre o céu e a terra além de ar. Eu acredito no aqui e agora, não acredito em milagres, não acredito em Deus e se tiver de dizer que acredito numa força maior que rege toda a vida no universo e no nosso planetinha preciso dizer que ela deve ser a gravidade.

Se quiser ler mais a respeito, o site que comentei é esse: http://ateus.net/

E o Richard Dawkins é esse:
 

42 comentários:

  1. Olá Fernanda! Em primeiro lugar, vou te parabenizar pela coragem, pois nesse tema as pessoas acabam sempre sofrendo um julgamento, o que eu acho errado, já que tb acho que cada um tem sua opinião e deve ser respeitada. Na minha família existe uma mistura bem louca, a parte da minha mãe são todos ateus(quase todos, meus avô tinha lá suas crenças, mas não seguia religião), na parte do meu pai eram muito católicos. Eu cresci ouvindo as duas teorias e com a liberdade de escolher o que penso. Eu, particularmente, gosto de acreditar em magia, coisas misteriosas e inexplicáveis e, de propósito, acredito na vida além da morte. Se eu estiver errada, tudo bem, mas gosto de sonhar... rsrsrs Acho que faz muito sentido tudo o que vc falou e vc falou exatamente como minha avó. A gente vê muita gente falando sobre Deus e sendo elogiada por isso, mas ai de nós que acreditamos em coisas diferentes, ou não acreditamos em nada disso...
    Bom, se a gente por isso, mesmo fazendo o bem, acabar no inferno, tenho certeza que não será um lugar tão ruim, afinal vai estar cheio de gente como a gente. rsrsrsrs Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou espirita e respeito sua opinião. Prefiro um Ateu que respeita o próximo e bem resolvido que alguém que se juga religioso, mas que é preconceituoso ou que não segue os ensinamentos que sua crença prega, já que quase todas pregam o amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  3. Sou Ateu graças a Deus. LB By Ácido

    ResponderExcluir
  4. Poderoso Castiga!!!

    ResponderExcluir
  5. quanta bobagem numa cabeça só...tudo isso pra dizer q mora na Suiça...e se considera mais sabia do q os q não moram la...seu deus o tal de Richard Dakins...e seus conceitos sobre a vida são a maior furada...ja foi muitas vezes desmascarado...só cabeçinhas assim pra aceitarem tamanha barbaridade como a "realidade absoluta"...apesar de tudo respeito seu pensamento...ja q somos individuos e cada um tem seu direito de pensar e viver a bobagem q achar melhor...no seu conceito eu vivo uma "bobagem" tbm..ok...

    vc postou a sua convicção de vida...agora dai a passar querer dizer q os outros q não aceitam...são ultrapassados..conservadores...ou não evoluidos...só confirma sua pretensiosidade...#sólamento...Du Von Wolff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é o motivo pelo qual escrevi esse texto. Vc tem mais preconceito com ateus que o tamanho da sua propria crenca. Eu nap usei nenhuma das palavras que vc citou para me dirigir às Pessoas que creem. Sua revolta demonstra quao dificil é PRA vc discutir o assunto. E eu moro name Suécia.

      Excluir
    2. O que eu fico impressionado é que a bíblia, fonte de inspiração dos religiosos, prega a tolerância, o respeito, a aceitação de todos. E pessoas como esse que nem tem coragem de se expor e joga seu comentário como "Anônimo", mostrou claramente não ter tolerância, respeito ou aceitação... mas de noite em casa reza e se sente um ser humano correto e digno por fazer o sinal a cruz antes de comer ou dormir. LAMENTÁVEL.

      Excluir
    3. “Pobres ateus. Eles não sabem o que dizem. Inconformados e incomodados pela fé, protestando contra o que não acreditam, tentando em vão apartar o homem de Deus… Irônico é que sem Deus, não haveria nem católicos, nem judeus, nem islâmicos, nem agnósticos. Nem mesmo os ateus”.
      Jornalista Rachel Sheherazade

      Excluir
  6. Isso me lembra um texto de Ian McEwan:
    “Se você tem um texto sagrado que te diz como o mundo começou, ou qual a relação entre este deus no céu e você, isso corta toda a sua curiosidade, e o senso de querer descobrir todos esses mistérios. Você simplesmente diz ‘ah, isso é mistério’ ou ‘a mente de Deus ninguém consegue ler’ ou ‘Deus escreve certo por linhas tortas’. Isso corta uma fonte de admiração.

    Eu gostaria de atribuir aos ateístas um senso muito maior e mais vivo de interesse e conexão com o mundo. Um senso das suas maravilhas, das maravilhas que estão acessíveis à nossa curiosidade e podem ser descobertas por ela, com deleite. Como admirar o trabalho de outra pessoa, descobrir mais um aspecto do quanto é curioso e complexo e amável é o mundo.

    Essa amabilidade do mundo, em todas as suas maravilhas, não é aparente para mim no islã ou no cristianismo ou nas outras principais religiões. Me parece como se, mentalmente, você ficasse de mãos atadas. Você se fecha, você fecha o espírito livre e questionador.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entendi. Alguem me explica?

      Excluir
    2. Ele quis dizer de forma resumida que o ateu por ser ateu procura explicação alem das simplistas e rasas dadas pela maioria de textos sagrados que servem como base para as religiões.

      Excluir
  7. Fernanda, recomendo o livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Demon-Haunted_World

    *Esse texto foi como um desabafo para todos nós que não podemos nos expressar assim. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Ateus, racionalistas que desejam ser, ironicamente acreditam em algo ainda mais fantástico do que Deus. (Augusto Branco) Mané!

    ResponderExcluir
  9. deus é uma baliza para o comportamento humano. uma espécie de código de ética. quem tenta provar a não existência dele é bobinho. pq se uma pessoa só se deixa guiar pelo sistema é pq ele existe então. é como negar a existência do marxismo: vc pode achar tudo uma bobagem, mas não dá para negar sua influência. nesse sentido, a discussão não deveria ser se ele existe ou não. é se ele importa para a vida. esse dawkins ai tentando provar cientificamente a não existência de deus eh uma comedia. o que ele quer é fundar uma nova igreja em que os dizimistas comprem os livros dele. uma igreja de ateus, a humanidade tah indo pro vinagre mesmo. deus existe no coração de quem acredita nele. é uma explicação. eu prefiro o mistério e seguir os bons conselhos do papai e da mamãe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você só tem bom comportamento ou é ético porque acredita na existência de um deus?

      Excluir
    2. quem tá dizendo que eu acredito em deus é vc. eu disse exatamente o contrário do que vc entendeu, luiz. a moral e a ética são sim alternativas mais interessantes que deus no controle dos nossos instintos. também baseados no medo de dar merda, mas pelo menos a gente não precisa rezar...

      o que eu disse é que acho bobagem se discutir a existência ou não de deus. para quem crê ele existe e pronto. para mim ele tá morto desde 1987. até esse ano ele existiu, entende? pq eu acreditava. sacou?

      agora, essa história de confraria de ateus, que os ateus são minorias, esse richard dawkins querendo PROVAR que deus não existe, que idiotice é essa? então eu abandono deus pq ele me enchia o saco e agora tenho que ficar discutindo a existência dele e os meus direitos de ateu? cuidar da vida que é melhor, né maluco? abraço

      Excluir
    3. Vc não precisa discutir a existência de deus. Aliás vc não precisa discutir nada. Vc precisa ler e escrever melhor porque é bem difícil entender seus argumentos.

      Excluir
    4. vc não está entendendo nada desde às 14:35, fernanda...
      mas eu vou tentar mais uma vez: a minha ausência de crença não me transforma num ser superior. sou só diferente de quem crê. diferente, não mais sábio. pq eu, vc, o luiz, os que acreditam em deus, e todo o mundo que está vivo, ninguém sabe o que nos fez e se isso tem algum sentido ou não. eu acho que não, mas eu não vejo motivos prá achar que a dona gertrudes que vai na missa e reza o terço esteja errada. se a ideia de deus a ajuda e conforta tá massa.
      eu desisti de deus - veja bem o que eu digo: desisti dele, não estou dizendo que ele não existe, eu o abandonei, como abandonei varias verdades que já tive pela vida - voltando, desisti de deus pq deus era chato e não servia mais.
      eu já conversei isso com a minha filha de 12 anos e ela percebeu direitinho...

      Excluir
    5. Olá anônimo! Confesso que não entendi muito bem teu ponto de vista no primeiro comentário, porém, quando me referi a "você" no meu comentário, não foi necessariamente a "você"! Depois entendi melhor o que você quis dizer. Abraço!

      Excluir
    6. beleza luiz, abração.
      e fernanda, me relendo agora desculpe as minhas grosserias. é que esse dawkins me irrita, mas que culpa vc tem disso? foi mal mesmo. como o pedido de desculpa é sincero seguem duas sugestões de leitura: uma é o famoso aforismo 125 da gaia ciência, livro do Nietzsche, vc acha ele aqui: http://ofinaldomundo.blogspot.com.br/2008/01/aforisma-125-friederich-nietzsche-gaia.html

      um outro livro muito legal tb é a genealogia da moral, dele tb, que mostra como a religião cristã age para inibir o que devia ser forte em nosso espíritos.
      nesse assunto Nietzsche é o cara...

      Excluir
  10. mimimimi quero ser polêmica...

    ResponderExcluir
  11. Também já me perguntaram se eu não tinha medo de ir para o inferno por não acreditar em Deus. Achei curiosa a pergunta porque além da resposta ser óbvia (não acredito em inferno), levou-me a crer que o Deus que as pessoas acreditam é vaidoso. Afinal, quem não acredita Nele vai para o inferno? Pode ser uma boa pessoa, caridosa, seguir seus ensinamentos (por razões morais, não religiosas)e mesmo assim vai para o inferno? Não vai ter direito de pedir perdão frente a luz da mesma forma que os que creem? Paradoxal não?
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para algumas pessoas nao importa como vc vive sua vida, se é honesta, solidaria e tals, tem que compactuar das mesmas crenças senão é do mal, descrente, doente.

      Vejo muito mais ateus duvidando de si mesmos e tendo de esconder-se por intolerância do que religiosos tendo de lidar com preconceitos. Parece que para muitos a sua verdade é a única e duvidar dessas verdades é pecado.

      Excluir
  12. Como é difícil conversar sobre religião! As religiões pregam duas coisas: 1. A Palavra de Deus e 2. O Quanto estamos mais certos que os outros, que são todos pecadores. - É de se entender o porque do repúdio aos ateístas, faz parte da cartilha das religiões.
    Para mim, ser ateu é exatamente não ter que provar nada - Não preciso provar que Ele não existe, não quero seguidores, não quero desbancar ninguém. Só não acredito e tenho meus argumentos - Sou todo ouvidos se quiser me provar ao contrário, mas acho bem difícil.

    ResponderExcluir
  13. Então você não acredita em Deus? Nossa, que coisa estranha, hein?

    -PRÓXIMO!

    ResponderExcluir
  14. O Ateu que mais admirei foi Carl Sagan. Morreu de câncer alguns anos atrás.

    Que Deus o tenha!

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oí Fe. Sou eu o Diego Ramon, sobre esse tema se vc me falar que é ateu, eu tbm ficaria surpreso, mais pelo fato de conhecer a sua familia e sua criação, poxa seu pai é Diácono permanente, eu sei que vc é inteligente, entao eu nao preciso falar nada. Muitas pessos ja me falaram que sao ateus, inclusive a minha irmã, e acho normal, e respeito as opinioes, mais continuo catolico, crente em Deus, por isso vc vai me achar burro isso ou akilo, nao importa, concordo com muita coisa que vc escreveu, mais discordo d vc falar do Brasil generalizando, baseado na vida que vc teve, é completamente normal que pessoas q conviveran com vc tenham esse tipo de comportamento. E por fim bjs de quem te ama Muito... Ass: Diego Ramón Da Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, obrigada pelo comentário. Meu pai é diácono mas faz muito tempo que nao somos a mesma pessoa. Nao pensamos da mesma forma sobre vários temas e isso está bem resolvido pra gente. Eu nao ofendi no meu texto as pessoas que crêem em deus, como vc. Eu respeito a crença das pessoas. E tbem não generalizei citando todos os brasileiros. Apenas relatei a minha experiência particular com o tema. É possível ver alguém que pensa diferente de vc com aceitação e compreensão, acredite. Eu já me senti mal por estar entristecendo meus pais com minha falta de crença. Não me preocupo mais com isso. Se alguém se sente mal com o meu jeito de pensar isso é problema dessa pessoa e não meu. De novo, obrigada por passar por aqui. Beijos carinhosos!

      Excluir
  16. Esses ateus são uns reacionários, golpistas que ficam ai "causando" para depois colocar a culpa na coitada da Dilma.

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Essa é a Fernanda que conheci,expondo seu ponto de vista com maturidade e respeito. Embora eu seja católica e acredite plenamente em Deus, admiro sua coragem de debater um assunto assim tão polêmico. Cada um tem sua crença e para se viver em sociedade é preciso respeitá-la embora qual seja.

    ResponderExcluir
  18. Eu já morri... e voltei... depois disto, me tornei espirita. Nem foi uma questão de opção. Era o único caminho. Não compactuo com tudo que prega o espiritismo (sou até bem crítico), mas somente o espiritismo explica o que vivi (digo, morri).

    Rafa Werner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó que agora realmente é morta, também morreu e voltou! Dizia ela, ter visto uma Luz que a chamava para lhe mostrar dois caminhos: um com pedras e de difícil caminhar; outro celestial, com fácil caminho e flores. Alguém lhe sussurrou que a hora dela ainda não era chegada, mas que um dia, seriam suas escolhas.
      Minha mãe também acreditava em Deus e em Todos os Santos. Orava muito, pedia a Deus que a levasse para o céu. Eu creio que ela está no paraíso, por ter sido uma grande mulher e que só o bem fez. Espero revê-la um dia.
      Meu filho não aceita a existência de Deus, por haver tanto sofrimento no mundo, principalmente com crianças. Que isso não é justo.
      Por fim, eu creio (apesar de ser católica) que após nossa partida viramos luz e energia. Não creio num céu ou inferno como descrito na bíblia. Até chego a acreditar que nosso sofrimento é terreno e que aqui se faz, aqui se paga. Depois é só alegria e correr pro abraço.
      Acredito em Deus, na paz que encontramos quando finalmente fechamos nossos olhos...

      Excluir
  19. Olha "dona" Fernanda...não vou aqui entrar em discussão sobre religião com vc...pq ja vi q seus conhecimentos sobre o tema...se resumem a um desabafo...um contra contra ponto contra seu proprio pai... a uma frustrada vida religiosa...bem...não tenho nada com isso...mas esse é o perfil normal de uma pessoa q se torna ateu...por isso...eu como vc...apenas expressei minha opinião...sem ofender vc...pq postei q respeitava sua opinião...mesmo não concordando...apenas uma coisa tenho a registrar aqui agora...fazer proselitismo é o pior modo de querer mostrar a verdade...e os ateus em geral...estão iguais novos crentes...q ao conhecerem a Biblia...acham q descobriram tudo e se tornam fanaticos...tapados...e chatos...e os outros são igonorantes ...atrasados...não evoluidos...não frequento igreja ou religião alguma...eu entendo q "Crença" é algo muito pessoal e intimo...pra vc ta dividindo com outros...mas dai a ser um crente fanatico...até um ateu fanatico...eu me encaixo no meio dessa "bagaça" toda...Du Von Wolff

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha te respondido com toda a paciência do mundo porque entendo que vc não compreende nada que saia da sua zona de conforto. Mas perdi o texto no celular e agora perdi a vontade de discutir. Vc simplifica demais a coisa. E se quer me rotular, me chama de radical, mas não de fanática.

    ResponderExcluir
  21. Interessante a quantidade de cristãos se manifestando nos comentários. Talvez porque foram os "criticados" e ficam com vontade de contrapor.

    De qualquer modo, eu como católico respeito sua visão. Acho que a empolgação por escrever deixou algumas coisas meio nebulosas no seu texto, como dizer que a morte é o fim.

    Independente do credo vivido pela pessoa, ela vai deixar uma marca depois da morte. Tem gente que pode chamar isso de reincarnação ou ressurreição. Tanto faz. Mas aquilo que a pessoa faz na vida deixa reflexos positivos ou negativos.

    Podem tacar pedras, mas eu procuro viver minha religiosidade de forma racional. Alguns vão dizer que é oportunismo. Sei lá. Mas é possível ter resultados bons dentro do ambiente religioso.

    ResponderExcluir
  22. é Fernanda...nisso vc tm razão...minha zona de conforto...me proporciona uma vida feliz em questão de espiritualidade...não preciso de confessar meus pecados pra um homem...não preciso criticar qm não acredita em Deus...seja conservador...fanatico ou radical como vc se acha melhor na sua "Zona de Conforto"...então veja ...nós dois estamos felizes com a vida que temos ( na nossa zona de conforto)...q cada um siga seu caminho...e seja dono do seu destino...as consequencias que digam ...qual será nosso fim...se esse existir...
    Du Von Wolff

    ResponderExcluir
  23. Prezada Fernanda,

    Recomendo que você faça a leitura do livro "O delírio de Dawkins" que considero, um presunçoso. É difícil falar de religião e, infelizmente, vivemos num mundo que a não aceitação é mais viável para justificar os atos de muitos. Cada um pensa como quer, mas considero relevante você repensar sobre o tema.
    Abraços,
    MCS

    ResponderExcluir
  24. Não tenho religião, mas nem por isso concorco com você Fernanda. Minha família é incrível, tem espírita, envangelico, ateu, umbandista, católico é realmente muito rica em diversidade. Minha mãe australiana e meu pai brasileiro. E nunca tivemos problemas na discusão sobre nossas diferenças. Eu resolvi desde criança não seguir ou ter ensino religioso porque acredito que Deus é apenas uma incógnita. Mas nem por isso acho que eles são atrassados, ou sei lá alienados. Minha família é muito bem resolvida e vive para o próximo independente de religião. Não estou querendo defender os religiosos. Porque todos nós na realidade samos um bando de hipocritas no sentido de defender nossas vontades e desejos. Não existe diferença entre um ateu, agnóstico, budista, católico entre outros. Sabe por quê? Porque somos livres, o fato do católico ser um católico não quer dizer que ele não pensa igual a você. O que sentimos está muito além da religião. Uso você mesma como exemplo. Você disse que era da igreja e que fez isso e aquilo. Crisma e e pintou o sete. Mas quando seu interior viu que não era aquilo você seguiu em frente no seu pró prio pensamento. Isso eu fiz quando ainda era criança nao precisei passar por isso tudo que voce passou. Você confundi Deus com religião. Por isso respeito seu pensamento mas discordo dele. Pense mais um pouco antes de querer debater um assunto. Se política e religião não se discuti.Esse é o verdadeiro problema mundial. Onde não há discussão não há evolução. Aos amigos boa tarde. Pedro Henrique.

    ResponderExcluir
  25. Não acreditar em DEUS, É não acreditar em sua própria Existência.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem