sábado, 6 de outubro de 2012

Política é assunto chato?


POR FERNANDA POMPERMAIER

A eleição próxima a acontecer e eu ainda vejo joinvilense reclamando nas redes sociais que "política é assunto chato".

Não vou me esforçar para diferenciar política de politicagem ou falar da irritação do brasileiro com seus políticos corruptos porque esses o mundo inteiro conhece.

Vou, é expressar o meu descontentamento com a falta de receptividade para a discussão. Parece que a maioria já está convencida, tem opinião formada sobre tudo, não tem nada mais para aprender ou repensar.

Quando foi que discutir política virou assunto chato? Esses escolhidos vão tomar decisões que influenciarão diretamente nossa rotina. Isso não é importante?

Eu bem lembro da reação das pessoas quando você exige seus direitos em Joinville: é a chata do tudo certinho. O comportamento superior é aquele do “deixa pra lá”, “mas naquela loja eu não piso mais”.
E aí as coisas não melhoram nunca, né. Como vão melhorar?

Aqui na Suécia, direito do consumidor é coisa séria. Reclamou? Recebeu o dinheiro de volta ou outra mercadoria nova. Silêncio na vizinhança? Sempre. NUNCA ouvi música alta na rua nem vinda de casas, nem de carros, raramente ouço buzinas, faixa de pedestres é sagrada, os serviços públicos funcionam 100% e são iguais para todos: saúde, educação, bons asfaltos, transporto coletivo que funciona...Enfim, não é de graça que a sociedade sueca é assim. Ela foi construída com muito envolvimento do povo nas decisões. As pessoas não tem vergonha de discutir política, de expor suas opiniões, de elogiar esse ou aquele partido ou de reclamar. Para se ter uma ideia votar não é obrigatório, mesmo assim o índice de participação fica sempre entre 80 ou 85% da população. Esse é um assunto tão sério que é incentivado desde a infância. As crianças crescem tomando decisões importantes nas escolas, elegendo representantes , sugerindo mudanças ou fazendo passeatas.

De qualquer forma, a minha torcida é pelo debate, pela discussão, pelos questionamentos, pela mudança de opinião. É assim que a gente muda cabeças que vão mudar nossa sociedade. E todos queremos algumas mudanças, não é?!

Fernanda é joinvilense, professora de educação infantil e mora na Suécia há quase 2 anos. Escreve o http://vivernasuecia.blogspot.com.br/

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Fernanda. Corroboro com suas palavras e ideias. Quem sabe um dia o Brasil, os estados e municípios, vão ter essa pró-atividade com relação à política, e não politicagem.
    Quem não gosta de política é governado por quem gosta, e é aí que mora o perigo. Você posta algo de política ou do seu candidato no face ou twitter, e muitos já saem malhando sua opinião ou excluindo e bloqueando você. Espero que um dia o povo brasileiro goste de política..de forma saudável e sério, como deve ser feita. Uma política onde não preciso falar mal do candidato do meu amigo do lado, pra dizer que o meu candidato tem boas ideias e propostas. Exaltando e trazendo ao conhecimento do público as ideias do meu candidato, eu não preciso fazer o jogo sujo que muitos por aí praticam, de ficar denegrindo a imagem dos outros candidatos, muitas vezes até envolvendo sua família e restante do pouco de vida pessoal que ainda possuem.
    Bela leitura. Abs

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Gerson.
    Concordo 100%.
    Daqui tenho a impressão que esse dia vai chegar.
    Vendo as manifestações a favor da condenação dos envolvidos no mensalão.
    Vendo a revolta de muitos brasileiros com o jeitinho e com a corrupção instaurada.
    Eu tenho esperança que vai mudar. Pode demorar, mas eu acredito.
    Beijos e muito obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, pouca receptividade para discutir sobre política, muita receptividade para discutir novelas. Pouca vontade de ler, de pensar. Muita vontade de comprar tudo o que for possível.
    Parabéns pelo texto. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Amanda!!!
    Mas tenho esperanca que vai melhorar!
    (Não tão rápido em Joinville com tanta gente votando no Kennedy, né).
    Obrigada pelo apoio!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sugiro que cada um de nós do chuva formem uma rede conceitual e não nos cansemos de tentar levar amigos vizinhos ...para a reflexão...e saber que td muda o tempo todo...nada de opinião formada...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem