quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O fim do histórico e horroroso 1º turno

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Estamos acompanhando uma das disputas eleitorais mais equilibradas da história desta cidade, muito provavelmente. E parece mentira, considerando o histórico das últimas campanhas, onde uma centopeia de partidos sempre aniquilava os poucos adversários que restavam (exceto em 2008). Neste ano, três candidatos oscilam na liderança, com diferenças irrisórias nos pontos percentuais, dependendo da pesquisa. Um quarto candidato fica um pouco atrás, aparentemente sem chances, porém com uma boa quantidade de votos que não podem ser descartados até a abertura das urnas no próximo Domingo. 

Devido a tantas possibilidades, podemos considerar o dia 7 de outubro de 2012 como a confirmação de um momento histórico. Alguém aí pode refrescar a minha memória com outra disputa tão acirrada que nem esta, e envolvendo tantos nomes? 

Será emocionante abrir a urna e ver a contagem dos votos (caso a estimativa das pesquisas se confirme), principalmente se os três nomes que estão liderando alternarem-se nas cabeças, ou ainda: ver o quarto colocado chegar e incomodar. Será um teste para cardíaco, com certeza. Sem esquecer o fato novo que tivemos da candidatura de um partido jovem, com ideias jovens, diferentes, sem querer ocupar espaço na TV para mensagens sindicais ou cargos em 2013. Este último não irá chegar, certamente, mas fez bonito (e muito!).

Por um outro prisma, este primeiro turno é para ser sepultado, de preferência, embaixo dos entulhos do mais antigo sambaqui da cidade. Coitados dos sambaquianos, talvez não mereçam tal injúria. O nível das propostas está tão raso, sem conteúdos, baseados em achismos, e muitas vezes contraditórios com o passado do candidato, que chega a dar nojo (e olha que sempre gostei muito de política, mas neste 2012 a coisa está feia). Somado a isto tudo, o desespero e´enorme a ponto de prometer obras quase impossíveis, iludindo o eleitor.

O que entristece mesmo são os ataques pessoais. Avançando sobre o que já discorri aqui no blog, os discursos preconceituosos perante os possíveis defeitos dos candidatos só tira o foco das propostas. Não lembro de ter visto Voltolini e LHS, em 96 e 2000, por exemplo, com ataques neste nível tão baixo. Qual o motivo de tentar desvirtuar a imagem pessoal de um candidato? Seja ele um possível pastor manipulador, um possível marido infiel, um possível candidato com casamento de fachada, ou um empresário que possivelmente "judia" (se soubessem o quão carregado de preconceito este termo é, não teriam usado, ainda mais vindo dos proclamados igualitários...). Bem, o desespero bateu, pois as propostas não convenceram, e os ataques em cima de "possíveis possibilidades" tornaram-se rotina, de todos os lados, para todos os lados.

É por estas e outras que considero este primeiro turno parte integrante de um cenário horroroso, e que alguém tenha piedade por Joinville. Infelizmente parece que isso irá continuar no segundo turno, seja quais forem os candidatos, pois é algo intrínseco a eles falarem mal de si mesmos, e não querem construir um diálogo sobre suas propostas, visando a construção de novos ideais de cidade. Não a cidade do A ou do B, mas a cidade de todas as pessoas.

Um palpite para Domingo, para encerrar: vão chegar o primeiro e o terceiro das pesquisas. De qual pesquisa? Bem, eu acredito em uma delas, mas como cada um acredita naquela que mais lhe convém, deixa pra lá.

15 comentários:

  1. Se o primeiro turno, que teve o Leonel para contrabalancear com propostas novas, estava ruim, imagina o segundo turno...

    ResponderExcluir
  2. Não ha duvidas meu caro Charles...como sempre preciso e cirurgico seu comentario...Du Von Wolff

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, essa eleição de fato foi nivelada por baixo.
    Kennedy SEMPRE apelando com o Gazeta e sendo sensacionalista...
    Carlito baixou o nível geral e acionou a metralhadora contra tudo e todos, mas o alvo maior foi UDO DOHLER.
    UDO se faz de santo e perseguido, mas quem iniciou o discurso de perfeito e puro (mãos limpas) foi ele, quem comprou pesquisa IBOPE foi ele, quem se aproporiou de obras alheias foi ele (vide FUNDAMAS, subestação da CELESC, vinda GM/UFSC). Provocou né? Agora aguenta...
    O Tebaldi se posicionou muito bem sobre o caso Fundamas e deu algumas indiretas no programa dele, mas de todos, foi o que menos artifícios mentirosos usou.
    Propostas mirabolantes todos tem! Ah o Camasão é o agito da eleição, mas lembrem-se, ser de esquerda e sem ter compromisso de realmente realizar as propostas é muito fácil, o PT já foi assim um dia, gostoso de ouvir e falar esse tipo de discurso ideológico, mas na prática há um vilão chamado SISTEMA assim como no Tropa de elite...rsrs Mas é verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 11:45, concordo em partes com você! Agora afirmar que Tebaldi foi o que utilizou menos artifícios mentirosos foi bem errôneo...
      (Seria por causa dos processos, mais de 30??) Tudo que ele fala, no sentido de acusação aos outros candidatos é sem FUNDAMENTO. Ah, não só acusações!!!!

      Excluir
    2. Só para o povo recordar: http://www.chuvaacida.info/2012/08/volta-ao-mundo-em-150-dias-por-tebaldi.html

      Excluir
    3. Processos todos tem, precisamos de provas e saber o resultados dos julgamentos.
      Apenas por curiosidade, o Carlito tem 24 processos em seu nome, o Kennedy (que nunca foi nada no executivo) já tem 6, o Udo tem mais de 400 ações trabalhistas e 30 ações contra a pessoa física dele, o LHS tem (PASMEM!!!) 88 processos no nome dele, ou seja, todos estão na mesma situação do Tebaldi. No popular, estão todos enrolados na justiça. Então devemos votar em quem tem competência e sensibilidade para realizar, quem tem propostas palpáveis e quem faz de verdade!

      Excluir
  4. Esqueceram de citar esse blog aqui, tão sensacionalista, ou mais que a Gazeta. O SR BAÇO que o diga.

    ResponderExcluir
  5. Charles = TEB x UDO no 2o. tempo do jogo.

    du grego !

    ResponderExcluir
  6. A disputa acirrada é pra mostrar que o povo não está tão alienado assim. Ainda bem, aos poucos estamos escrevendo um novo capítulo em nossa história.

    ResponderExcluir
  7. O mais engraçado será ver o Carlito apoiando o UDO no 2º turno, pois certamente não estaria do Lado do "Pastor" ou do Teba...

    O 2º turno vai ser duro de aguentar, mas nas redes sociais corre tanta mentira, tanta bobagem, tanto assessor querendo garantir se rico salário de R$900,00 que dá nojo!

    Sem contar que muuuuuuuuuuitas vezes os estupraram a nossa gramática sem medo.

    E o pior de tudo, seja quem for o eleito leva tanta gente ruim para os cargos que dá até vergonha de ser brasileiro. Mas assim que é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o Carlito não vai apoiar ninguém.
      Quem vai querer o apoio dele? Pode até conquistar os 18% de eleitores dele, mas vai afugentar todos os outros...

      Excluir
  8. O segundo turno já tá fechado, Teba com faKenedy e Udo com Carlito.

    ResponderExcluir
  9. Falaram 4 anos do governo atual (leia-se ataques pessoais ao prefeito) as maiores baixarias e agora são vítimas quando alguem joga a verdade na cara. Ou é mentira os maus tratos aos funcionarios da empresa de udo? Agora sao coitadinhos, ui como baixaram o nivel, como sao sujos esses "petralhas". Se nao aguentam...

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião os candidatos já sabem ( por suas pesquisas internas) o resultado do 1o turno fazem 2 semanas, talvez ainda acreditem em uma "virada", mas já estão compondo as alianças, sem perguntar a opinião aos seus eventuais eleitores.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Charles Henrique Voos! Li com muita atenção sua matéria sobre o fim do histórico e horroroso 1º turno.

    Pratico minha obrigação de eleitora com muito orgulho, (apesar da minha idade não ser mais uma obrigação). A cada nova eleição, sonho com a esperança de que os candidatos sejam pessoas inteligentes, que saibam apresentar seus projetos de acordo com a realidade possível para nossa Joinville e sobretudo que mantenham
    uma atitude digna em suas declarações públicas, sem ferir seus oponentes de campanha.

    Sou joinvilense nata, amo minha Joinville e gostaria que voltasse a ser aquela cidade florida, com cidadãos do bem que estudam, trabalham e formam suas famílias com os ensinamentos que receberam de nossos antepassados.

    Pessoas que vieram de outras cidades e Estados à procura de empregos, sempre foram e serão recebidas de braços abertos, porque também fazem parte do progresso desta terra hospitaleira.

    Faço votos de que o novo Prefeito vencedor nas urnas, seja o melhor escolhido pelos eleitores e que as obras tão almejadas pelos cidadãos, finalmente sejam realizadas.

    Mery Paul.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem