quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Eu e o 50 tons


POR AMANDA WERNER

Na semana passada, acabei de ler o fenômeno literário do momento: "Cinquenta Tons de Cinza". Já fazia algum tempo que estava ouvindo efusivos comentários sobre o livro e, confesso, estava curiosa. Ao iniciar a leitura, tentei me despir de todo e qualquer preconceito em relação a best sellers.

Apesar do livro envolver sadomasoquismo, o 50 tons segue a tradicional receita dos romances femininos: homem multimilionário, complicado + mulher comum. Christian Grey, o galã da vez, além de rico, não usa drogas, não trai, e é louco pela protagonista - Anastasia Steele, que é uma garota comum, insegura, frágil e  sem sal, mas consegue a proeza de fazer o moço se apaixonar perdidamente. Qualquer semelhança com Bella Swan e Edward Cullen, de Crepúsculo, não pode ser mera coincidência.

A sensação de déjà vu se repete a cada parágrafo. A autora recriou uma espécie de cinderela moderna. O conto de fadas onde Grey não é um príncipe, mas um ricaço, e realiza a fantasia de grande parte das mulheres. Com muito mais do que a conhecida pegada forte.

Ultrapassado e clichê, o que atraía mulheres nos idos da rainha do romance, Barbara Cartland, continua fisgando muitas em 2012. O livro não tem plano de fundo, e a única complexidade é o sadomasoquismo.

Me causa espanto a quantidade de mulheres adultas que estão caindo de amores por Christian Grey.  Com linguagem adolescente, o livro é sim meio bobinho. E segue o mesmo roteiro de tantos outros como Sabrina, Júlia e Bianca. Quem não se lembra? Enquanto o lia, não pude evitar a comparação.

Juro que curto literatura de entretenimento, não acho que a leitura deve servir somente para intelectualizar. Mas daí a transformar um livro comum no preferido de muitas mulheres maduras, já é exagero. A coisa na vida real deve estar feia mesmo.

Talvez o livro sirva de alguma forma como porta voz da mulher que quer ser considerada descolada. E liberada sexualmente. Mas apesar da mulher, depois de tantas batalhas, ter conseguido conquistar sua autonomia financeira, e ser mantenedora de grande parte dos lares brasileiros, não consegue se desvencilhar do sonho de princesa. E creio que a personificação do homem ideal pelo imaginário feminino continua sendo o real motivo pelo qual o livro 50 tons de cinza tem tudo para quebrar o recorde de vendas mundial.

26 comentários:

  1. Bem, talvez eu esteja enganado, mas isso só reforça aquela idéia de que "príncipe encantado", é, realmente, o sonho de toda e qualquer mulher, e não é apenas produto do "machismo de Walt Disney". Talvez isso tenha a ver com a própria genética. Vai ver que é por isso que há tanta mulher frustrada: homem que é rico e não trabalha, bonito e disponível, somente nos livros. Claro, bem que eu gostaria de uma princesinha linda, cheiroza e cantarolante, sem TPM, e completamente "disponível", mas isso também é coisa de livro!!! :(

    ResponderExcluir
  2. Excelente as suas considerações. COMO MULHER posso dizer que sinto da mesma forma.. Essas mulheres devem ser as mesmas que fazem dos livros do Paulo Coelho os mais vendidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, vou te confessar que também não gosto de Paulo Coelho. E olha que sou insistente, li alguns. Têm vários outros livros que não entendo o motivo do sucesso. O maior exemplo, é O Segredo. Achei uma total porcaria!

      Excluir
  3. Interessante o sobrenome dos personagens. O cara é "Grey" (cinza), ou seja, no fundo deve ser totalmente sem graça como a cor, tendo como única "qualidade" a grana. Já a protagonista é "Steele", que lembra o verbo "to steal" (roubar), e no fundo deve ser uma baita de uma interesseira. Faz sentido? Não li e jamais vou ler esse "bost-seller"!

    Ah, e ainda tem o nome da protagonista, Anastasia! Seria a "princesa"? E o cara, Christian... cristão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, o Grey, aparentemente, além da grana, é um sádico. Mas é de mentirinha. Não machuca realmente a princesinha da história. Mas tenho certeza, se ele não fosse milionário, não faria tanto sucesso. Quanto a Srta. Steele, a autora faz questão de frisar o tempo todo que não se interessa por $$$, ela se apaixona por ele. Aham....
      Mas, tenho certeza, o conteúdo sexual é que fez o livro bombar. Acho que se os personagens fossem explorados com mais complexidade, e não tivesse essa bobeirinha toda que todos os romances fraquinhos têm, o livro poderia ser muito bom.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Amanda eu já tinha uma opinião sem mesmo ler o livro e vc sabe bem, agora com a sua crítica, só afirmou os meus pensamentos.
    Quem sabe eu ainda leia...quem sabe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gabi. Lembro e ainda me divirto com o teu comentário do twitter! Beijos!

      Excluir
  5. Eu li muito Sabrina, Júlia e Bianca, pegava sempre emprestado de minha irmã mais velha...mas eu tinha 15 ANOS!!!
    Também não sou contra leitura voltada ao entretenimento, mas livro com linguagem adolescente e voltado para o conto de fadas em pleno ano 2012, não dá!
    Sou realista demais,e bem feliz assim!
    Andreia Züge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até porque, linguagem adolescente deveria ser para adolescente, não é? Obrigada pelo comentário, Andreia!

      Excluir
  6. O que cria um best-seller??? Na realidade o marketing, mais nada!!! Está sendo vendido como o "livro que salva casamentos"!!!! Péraêêê!!! Lembro de um filme desta linha de vídeos from dvd, Prova de fogo. Algumas pessoas à época comentavam que salvou o casamento delas. Por curiosidade eu tentei assistir, no 5º minuto de filme eu tirei o dvd do aparelho. Muito gospel, muito amador, muito tudo!!!! Completei 18 anos de casado e 22 de relacionamento com a primeira e única esposa, e nunca precisei de livro ou filme para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia!!! O que nos move e-ou nos guia vem de dentro!!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Salvar casamentos? Lembro também, do 9 e 1/2 semanas de amor, lembra? Também era picante e prometia esquentar relações! Como eu disse, a coisa deve estar feia na vida real! Abraço e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Eu estava com intenção de ler esse livro como quem assiste um pornô.
    Pra se aquecer... Nao serve nem pra isso?
    E o primeiro comentário do anônimo 10:28 eh triste, ne.
    Genética?
    Claro, deve estar registrado no DNA, tem que ser alto, moreno e rico. As pessoas realmente nao percebem que esses desejos sao socialmente construídos? Será que os homens nao sabem por que gostam de loiras, altas e peitudas, nao vêem o padrão criado pela playboy na década de 70? Que ingenuidade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, pra isso poderá servir. Leia e me responda! Rsrsrs!
      Beijão!

      Excluir
  8. Eu não li, mas conheço muitas mulheres que já leram e estão todas apaixonadas pelo Grey... Depois dessa crítica, confesso que tenho ainda menos vontade de ler.

    ResponderExcluir
  9. Depois dessa resenha, ném vou me dar ao trabalho... Minha fase de Jílias, Bancas e Sabrinas já passou. Quem sabe o personagem não é o dono da empresa de cosméticos? Fo ao que me remeteu o nome do personagem.







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo mas não consegui sair do capítulo 7. Prefiro ler chuva acida. hehehe

      Excluir
  10. Amanda, adorei a parte do texto: "a coisa na vida real deve estar feia mesmo."
    É exatamente o que eu penso, mas não tenho coragem de falar....rsrsrs...afinal de contas, tantas mulheres bem adultas, "bem resolvidas", bem amadas, independentes, etc, estão caidinhas pelo Mr. Grey.
    Eu tenho muitas questões referentes a esse tema, teríamos que ter algum(uns) psicólogos aqui para nos ajudar, mas acho que "a grosso modo" é isso mesmo. A coisa tá feia.....

    ResponderExcluir
  11. Enfim uma crítica! Essa auto-ajuda, com pano de fundo machista, é dose.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Amanda por me deixar longe dessa fábrica de esteriótipos

    ResponderExcluir
  13. O livro foi classificado com "porno para mamães". Mas e o sadomasoquismo? Tem "sacanagens" nesse livro então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luiz, o livro é cheio de sacanagens. Mas a diferença do livro para os pornôs que têm por aí é que a personagem consegue atingir o orgasmo o tempo todo. Se Grey encosta nela ela já está quase lá! Só no primeiro livro ela tem mais de 20 orgasmos. No segundo nem contei, deve ser o triplo. Acho que é isso que deve estar faltando na vida real, por isso tanto sucesso. Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  14. O despertar do interesse grande pela leitura desse livro é reflexo da infelicidade das mulheres com sua vida sexual. É uma realidade tardia e talvez ainda nao bem compreendida das consequencias para mulher nessa busca incansavel de independencia.

    Se casadas e dependentes do tao sonhado principe rico, são infelizes sexualmente pois a rotina do trabalho e do proprio casamento tiram aos poucos o tesão e 'sados' entre eles.

    Se bem sucedidas e pensam independentes, se frustram quando a meia idade chega e não tem um companheiro.

    Enfim.....segurança,estabilidade + sexo caliente, é isso que a mulherada quer hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, neste fim de semana, estava conversando com uma amiga que é psicóloga. Ela me deu um ponto de vista parecido com o seu. Disse que o sexo ainda é tabu, principalmente para as mulheres. E ela acha que o livro faz tanto sucesso justamente por isso. Porque seria uma forma da mulher lidar com o assunto sexo, mas com a "máscara"de um romance. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Não é mera coincidência mesmo, essa história era originalmente uma fanfic de crepúsculo, mas para adultos... Aos poucos, a história ganhou autonomia e muitos leitores, o que levou a autora a escrever essa trilogia (http://ibnlive.in.com/news/erotica-50-shades-of-grey-that-outsold-harry-potter-was-twilight-fan-fiction/269018-40-100.html)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma fanfiction.Eu acho realmente quase igual Crepúsculo. É vampiro que não é vampiro, sádico que não é sádico. Homem rico e menina sem sal. Entendo a trilogia 50 tons como livros comuns. Não entendo o motivo de tanto sucesso. Obrigada pelo comentário, Fátima!

      Excluir
  16. Amanda,

    No país onde o livro mais lido é a vida do Edir Macedo e em segundo 50 tons de cinza convenhamos, é muita pobreza intelectual.

    Clarice Lispector Jorge Amado, Machado de Assis e Moteiro Lobato devem estar se revirando no caixão....



    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem