terça-feira, 29 de maio de 2012

Ao dizer “não”, Clarikennedy caiu na armadilha


POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Muitas pessoas já estão atentas para as Eleições 2012, principalmente após os últimos movimentos dos partidos, os quais apimentaram demais o cenário da disputa para a Prefeitura, servindo a todos os interessados uma deliciosa omelete de ovos de ornitorrinco (utilizei-me da análise de ontem do Baço) com salada de comunistas e progressistas para sobremesa. Entretanto, o último fato gerou um grande burburinho nos papos dos bolhas, da periferia joinvilense e dos integrantes do Chuva Ácida: Clarikennedy Nunes (PSD) disse não ao convite do todo poderoso Luiz Henrique da Silveira e rejeitou ser vice de Udo Dohler.

O deputado gritou aos quatro ventos nas redes sociais que tem um projeto de se eleger Prefeito (e é o seu único projeto de vida partidária), mas “esqueceu” de dizer que o seu partido ainda não decidiu nada (todos os partidos decidem seus rumos até o dia 30 de junho), sem contar que ele não possui maioria no diretório municipal do PSD. E mais: o PSD diz amém a tudo que o governador Colombo solicita. Darci de Matos, o outro postulante do PSD, desistiu faz algumas semanas de ser candidato, por dois motivos: 1) é aliado histórico de Marco Tebaldi (o pré-candidato do PSDB) e 2) o PSD (leia-se: Colombo) fará de todo o possível para isolar o tucano, até como continuação da fritura feita desde a época de Secretário da Educação. Creio em um acordo prévio entre Colombo e LHS, levando o PSD para o PMDB.

Considerando tais fatos, Clarikennedy pode estar no meio de um grande fogo amigo e de uma fantasia sem fim. De um lado da mesa está o Governador que fará de tudo para derrubar Tebaldi (e conchavar com LHS), e do outro, Darci, que vai jogar de acordo com as cartas mais altas postas no jogo. Ao dizer não para este convite de LHS, um novo nome pode surgir para atrapalhar os planos do jornalista-deputado. Já pensaram na possibilidade do PSD se juntar ao PMDB com um Patrício Destro de vice? Sobraria a LHS – em mais uma de suas manobras - dar a (in)direta para aquele que rejeitou o convite, isolando-o e jogando-o contra seus companheiros de partido, retomando o controle total da política local.  Ao Colombo, felicidade, pois conseguiria o seu maior objetivo em terras joinvilenses e forçaria uma coligação inexpressiva aos tucanos.

Clarikennedy, ao fazer barulho sobre a sua decisão, pode estar se condenando em 2012. O projeto pessoal de chegar à Prefeitura é muito frágil se elencarmos os atores políticos e seus interesses em comum. Claro que, ainda temos Carlito, Novaes, Camasão, Coelho, Xuxo... e muita coisa pode acontecer até as convenções do fim de junho. Mas, fica o recado: com LHS e Colombo no controle, qualquer outro projeto pessoal de ascendência ao poder é minado.

PS. Uma futurologia boba: Clarikennedy, ao se ver deixado de lado pelo PSD, romperia (assim como fez com o PP) e apoiaria Tebaldi? Veremos!

57 comentários:

  1. Bom dia! O seu brilhante artigo é só mais uma mostra que não existe mais ideologia partidária, ou melhor, existe sim o IDEAL apenas de se fazer coligações, a qualquer preço, deixando de lado a filosofia que o seu partido levantava como a sua bandeira em busca do poder e só o poder, o resto é o resto. E, temos que tirar o chapéu para a capacidade do nosso Senador em contruir as alianças "perfeitas" conquistando sempre o ponto mais alto. Inteligência que hoje pouquissimos políticos detem.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é uma análise muito interessante e realista, além de um texto muito bem escrito, como é característica desse blog.
    Eu só discordo de que o PT possa, vulgar e genericamente, ser chamado de "comunistas", É verdade que há uma pequena ala, mas é uma minoria cada vez mais inexpressiva. Precisamos considerar que já é o maior partido do país, consequentemente, não é homogêneo, longe disso...Acho que estão menosprezando o partido que, além de ser o maior, é o que mais cresce. Esses caras tem armas e estratégias que não podem ser ignoradas... Muito "neguinho" bom já fez isso na passado e se deu mal...
    Outro aspecto é que não acredito em todo esse poderio atribuido a Luiz Henrique em "formatar" e promover "desconhecidos" na política em políticos profissionais de sucesso local. Se assim fosse ele teria eleito Mauro Mariani e muitos outros que tentou "criar".
    Mas está bem claro que sua intenção é essa: levar o PSD a vice de Udo. Se vai conseguir não se sabe, mas conseguir também não significa já ter ganho a eleição. Os dois outros "lados" restantes, seja com Tebaldi ou Carlito, continuam sim com reais chances mesmo PSD e PMDB se aliando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, muito obrigado pelas considerações.

      Quando me referi a comunistas e progressistas, estou falando da aliança que está se desenhando entre PC do B e PP na proporcional.

      Abs

      Excluir
    2. Até agora pelo que eu sei só DEM e PC do B farão chapa, não sabia q o PP estava nessa também.

      Excluir
  3. Eu realmente acho hilária a briga pela prefeitura de Joinville. De um lado projetos pessoas pífios, do outro os velhos mandatários da pequena cidade interiorana. Porque, sério, Joinville está jogada às traças desde muito tempo. Luiz Henrique só fazia asfalto (lembram do painel do asfalto em frente à prefeitura, esta, aliás que ele construiu?), Tebaldi, um medíocre engenheiro e mais medíocre político, a derrubar as árvores do centro e mudar o piso das calçadas. E Carlito, é claro, que só nos últimos meses resolve trocar as luminárias.
    Eu me pergunto onde fica o tal orgulho da cidade com mais habitantes do Estado?! Muitos joinvilenses arrotam isso e desmerecem as outras cidades (principalmente a capital do Estado, que preferem ignorar e babar por Curitiba)mas não conseguem mostrar que a cidade é algo além do puro orgulho de quem nasceu aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisaria ir tão longe. Faça um passeio por Blumenau ou por Itajai e veja a qualidade do asfalto, a pintura das ruas, os jardins e canteiros.
      Só é preciso olhar além do umbigo. O que evidentemente muita gente por aqui tem dificuldade em fazer.

      Excluir
    2. "pequena cidade interiorana" ???

      What a fuck is that?


      Pelo que sei é uma das maiores do Brasil. Perdi algo?

      Excluir
    3. Sim é uma pequena cidade do interior , se o amigo anônimo acha uma grande cidade é porque não conhece o Brasil e o mundo !

      Excluir
    4. Joinville é o 16º melhor IDH, o 30º PIB e a 36ª maior população do Brasil. Acho que merece mais respeito, até de anônimos!

      Excluir
    5. Eu considero Joinville um vila com 520 mil habitantes.

      Excluir
    6. Resumiu tudo Luiz! De que adianta ter 520 mil habitantes e ser tão provinciana? Até quando Curitiba cover com política do neolítico?

      Excluir
    7. Reafirmo é uma pequena cidade do interior ! provinciana, sem lazer , sem opções de compras (pessoal voltou a comprar em curitiba e balneário) , sem restaurantes bons (ainda falamos das churrascaria de curitiba e do Madalosso!) , na área da saúde os abonados continuam a procurar Curitiba , só temos 2 hospitais ( que estão abarrotados pelos planos de saúde) , a capacidade das vias (ruas) são de cidade pequena, o ônibus caiu a qualidade (miramos curitiba e não chegamos lá) , o estacionamento rotativo sem tecnologia (itajai tem os parquimetros) , a via gastronômica é mais de balada do que gastro ! nosso aeroporto é pequeno , nossa rodoviária caindo aos pedaços, museus fechados !!! Vejam como Florianópolis evoluiu...
      sds , grego

      Excluir
    8. Não consigo enxergar Joinville como pequena. Acho, aliás, que se colocarmos o anônimo que afirmou isto no meio do Bairro Aventureiro, ele não consegue voltar para casa.

      Excluir
    9. Número de habitantes não diz nada. Nem os tais índices. É só tentar viver a cidade e conhecê-la. Lembrando que em território, Lages é a "maior cidade do Estado". Concordo, Jordi, falta auto-crítica ao joinvilense. Se ofendem ao chamar a terra deles de interiorana. Blumenau é um excelente exemplo, bonita, limpa, organizada, conseguiu, nos últimos dez anos crescer e manter as características, obviamente que não é perfeita, mas isso não é atingível. Além das respostas que deu para as enchentes e deslizamentos, lá as coisas funcionam. Joinville teve recentemente museus, escolas, centros fechados pela vigilância, caindo aos pedaços, com goteiras, a enchente parece irremediável, você liga pra limparem e colocarem mais bueiros e eles nunca aparecem. Aí acham que tendo um shopping novo com um Burguer King e um Outback no velho significa que é cidade grande?!
      Joinville merece respeito, a começar pelo dos seus fanáticos moradores e nativos!

      Excluir
    10. fahyakc, como é possível alguém se ofender quando chamam Joinville de interiorana?

      Pelo que sei, cidades que não são capitais são interioranas. Ou não é isto?

      Excluir
    11. Pra quem achava que o povo da bolha era lenda, alguns comentários vieram para desmentir.

      Dizer que uma cidade é grande só porque alguém consegue se perder no Aventureiro. Eu me perderia em Campo Alegre.

      A cidade pode até ter todos esses pinduricalhos estatísticos apresentados, mas o provincianismo está na cabeça das pessoas, não nos números.

      Excluir
    12. Joinvilense convicto31 de maio de 2012 às 14:31

      Então o que é provinciano é a cabeça das (algumas)pessoas, não a cidade.
      Sendo assim eu até concordo.
      Mas a cidade, pra mim, continua sendo uma grande cidade. Não troco nem por Floripa ou Curitiba, que considero excelentes. Quanto a trocar por Blumenau ou Itajaí, aí já é piada. Vão se internar, meu... ou melhor: vão embora pra lá. Tão fazendo o quê aqui???

      Excluir
  4. "PC do B e PP na proporcional". hahahhahahaha

    Falta alguma coisa?

    ResponderExcluir
  5. Jornalista-deputado-forever alone

    ResponderExcluir
  6. Ora! Patrício abandonaria a mordomia da Câmara de Vereadores para ficar a ver navios depois do pleito municipal? Alguém acredita que Udo Döhler, mesmo com Kennedy, Patricio, Tebaldi ou até mesmo o próprio Lula como vice se elege? Não meu caro, esse prognóstico não leva em conta as ambições pessoais de cada um. Arrisco um palpite. Acho que Udo desistirá em favor do PSD. Única maneira de conter Tebaldi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que Udo não chega nem no segundo turno, nem com o próprio LHS de vice (rs, rs).

      Excluir
    2. também acho que udo desiste e cai no colo do kennedy

      Excluir
  7. Podem apostar: o vice de Udo será Coelho do PDT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é o plano desde o começo. metade da chapa que votou pela independência do pdt foi enganada por este pequeno grupo que só quer fortalecer um nome desconhecido (coelho) e eleger apenas um vereador, o james schroeder. Mas duvido que o LHS deixe o vice do Udo ser alguem tão inexpressivo e que desapareceu nas últimas pesquisas.

      Excluir
    2. LHS não deixará Udo se enterrar com o Rodrigo. Já erou uma vez com o Décio.Não fará novamente.

      Excluir
    3. Pra que mais desconhecido e inexpressivo que o atual vice prefeito. E mesmo assim Carlito ganhou a eleicao em 2008 ... Coelho ... inexpressivo? Olha, nem tanto. O grupo dele ganhou a convencao do PDT (ninguem apostava. Foi mais uma derrota do Carlito). E Coelho tem um bom transito onde Udo tem menos aceitacao, que eh entre os jovens. E o q esta em jogo eh o tempo de TV do PDT, um partido q ate ha pouco tempo estava aliado ao Carlito, maior adversario de Udo pra enfrentar Tebaldi no 2o turno. Alem disso, vice nao agrega muito. Que o digam os ultimos Vices em Jlle. O unico q vingou foi o Tebaldi.

      Excluir
    4. Tb acho. O PDT ja fechou com o PMDB em Floripa, Sao Jose e Baln. Camboriu. Náo será dificil fechar em Jlle. E, ate onde eu sei, Coelho é a nova aposta politica de Luiz Henrique. Já que o outro Rodrigo (Bornholdt) náo deu certo, vai o Coelho, cujo pai é amigo de longa data de LHS.

      Excluir
    5. Aquela chapa do PDT venceu convenção porque ILUDIU boa parte do grupo que acreditou em uma candidatura independente do partido. FORAM ENGANADOS! Não foi uma derrota do prefeito, foi uma sacanagem com os próprios pdtistas. O PDT só terá candidato próprio se TUDO DER ERRADO pra esse pequeno grupo. E torço para que isso aconteça, assim a votação para prefeito será pífea e talvez nem elegerão vereador.

      Excluir
    6. "Coelho é a nova aposta politica de Luiz Henrique" hahaha.

      É... você não sabe nada mesmo.

      Excluir
  8. Tebaldi ficou feliz com esta confusão no PSD e PMDB !
    Pq o unico que pode comprometer sua liderança seria o Kennedy , UDO com PSD de vice é inexpressivo , Carlito tá muito atrás !
    Kennedy pode incomodar , mas o GOV não quer !
    no final da história Darci sai ainda mais fortalecido e Tebaldi se elege !!
    KKKK que tal um Bolão sobre as chapas !! fica a sugestão!
    grego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grego aposta na memória curta do joinvilense.

      Quer dizer, o joinvilense era feliz com Teba e não sabia, né ?

      tsk tsk tsk

      Excluir
    2. Eu achei um bom governo o do Tebaldi e o carlito péssimo!
      se vc. acha o Carlito Bom , OK ! é a sua opinião !

      continuo achando o q citei acima !!
      Tebaldi ganha , darci sai valorizado e alguns vão sumir do mapa !

      sds Grego

      Excluir
  9. Alguem viu o Udo nas Midias Sociais? Trabalho digno de obama
    Léo

    ResponderExcluir
  10. Clari tem tanto bajulador nas redes que riem das piadas insossas dele.

    Cadê o defensores dele ???

    Será que os "curtidores " do FB são perfis de um só dono ?

    ResponderExcluir
  11. Eu voto Carlito. he he he he he

    ResponderExcluir
  12. Eu vou votar no Carlito, no Marquinhos do PT, no Bento, no Belini Meurer e no Assis da Conurb, se não eu perco minha boquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí cumpanhero, tudo unido por conta de toda nossa gente.

      Excluir
  13. Enquanto "A Banda" passa o povo se alegra e esquece da desgraça, os insultos se vão, guardados no papel de rolo q com o trono faz coro enquanto o dia começa. No fim é tudo igual como na música:

    "Mas para meu desencanto
    O que era doce acabou
    Tudo tomou seu lugar
    Depois que a banda passou

    E cada qual no seu canto
    Em cada canto uma dor
    Depois da banda passar
    Cantando coisas de amor
    Depois da banda passar
    Cantando coisas de amor..."

    http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45099/

    ResponderExcluir
  14. Se fosse o Darci o candidato do PSD, teria chances reais. Kennedy é carta fora do baralho. Udo também.
    Fica entre Tebaldi e Carlito.
    É só futurologia de analista de butequim, mas guardem e confiram daqui a cinco meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tebaldi eleito , Darci forte ...

      perdem : LHS , Colombo , Kennedy

      somem : UDO , Carlito, Xuxo , e outros que nem deveriam ter aparecido!

      saudações do Grego

      Excluir
    2. Tebaldi de novo realmente seria um presente "de Grego".

      Excluir
  15. Meu voto vai para o Novaes, quando candidato a governador, foi o único que apresentou projetos viáveis e não propostas fantasiosas. Além disso, não é político de profissão e nem carrega o ranço político dos demais.
    Udo Dohler? Até pode ser, mas com Luiz Henrique no comando, fica complicado.

    ResponderExcluir
  16. Eu vou votar naquele gnomo do Carmelito Smiguel. Eu disse Carmelito e não Carlito. Não confundam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smeagol, do Senhor dos Anéis. Um baita prefeito para Joinville! :)

      Excluir
    2. Esse já foi, de 2003 a 2008, só que com outro codinome... E tá tentando voltar...

      Excluir
  17. Uma outra hipótese pode indicar uma outra opção de vice. Se as situações assim se confirmarem, e nem Tebaldi, Carlito e Kennedy deixarem de ser candidatos para compor a Tríplice aliança, uma opção viável seria uma aliança local entre PMDB e PT. Na ocasião seria Carlito de prefeito e Udo de Vice, daí o carlito ficaria 2 anos como prefeito e deixaria a cidade para se candidatar a Deputado ou ao Senado, assim como fez LHS com Tebaldi.
    A situação é possível, já que Carlito amarga índices de reprovação altíssimos, e só LHS poderia salvar. Além de que o PT-PMDB já é grande aliado na esfera nacional, com a Dilma e o Temer ... Daí todos os ortros pré candidatos sairiam perdendo ... Tebaldi, Kennedy, Xuxo, Rodrigo Coelho, Novaes .. Todos perderiam, já que não queriam ceder, seriam cartas fora do baralho para o Senador ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que seja uma boa chapa Carlito/Udo , seria meio ruim pro Senador que tanto bateu no adversário Carlito apoiar esta chapa !!

      não acredito na chapa , muito menos nas chances do Udo !

      Excluir
    2. Pode parecer até estranha a hipótese, mas em política tudo é possível ... Basta ver a declaração de Kennedy se dizendo honrado pelo convite do Senador para vice de Udo .. Ele sempre foi contrário a LHS e seu Jornal muitas vezes era matéria de capa as irregularidades do Senador com o Bolshoi, processos de cassação e etc ... Agora diz que não faz política olhando no retrovisor ..
      No pleito passado nada estava definido para o Governo do Estado, e nos últimos segundo o LHS conseguiu formar a tríplice com Colombo cabeça de chapa.
      Sem contar que Udo tem se mantido como um diplomata nesta briga entre Carlito-Tebaldi-Kennedy. Mantendo uma postura sem atacar nenhum dos outros candidatos, nem mesmo carlito, mostra que ele pelo menos Não arranha a sua imagem, já que não atacou diretamente o governo municipal ... Conjecturas, especulações, muita água vai passar debaixo desta ponte ....

      Excluir
    3. Realmente essa possibilidade é muito mais forte do que se pensa. E não tem nada de estranho. Além da questão nacional, PT e PMDB foram aliados no 2º turno que elegeu Carlito e em todos os dois primeiros anos do mandato atual.

      Excluir
  18. Eu me divirto com as teorias mirabolantes de alguns integrantes desse blog. Cegos tateando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens coragem de apoiar o Clarikeneddy abertamente em publico, Jura Arruda? Acho q não. Acredito q nem votas nele...

      Excluir
    2. O pior cego é aquele que não quer enxergar.

      Excluir
    3. Charles Henrique,

      O pior cego é aquele que nāo quer ouvir.

      Excluir
    4. Também Jordi. Adaptei a indireta, apenas.

      Excluir
    5. Em política nada é mirabolante! E cego, só o eleitor. Além de surdo e desmemoriado...

      Excluir
  19. O pior cego é aquele que usa político como Cão guia!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem