sábado, 26 de maio de 2012

Não voto em Carlito porque ele abandonou as suas bandeiras


POR GUSTAVO PEREIRA DA SILVA
Eu não voto em Carlito Merss. A pergunta parece fácil de ser respondida, mas não é. Na década de 90, então aluno da Escola Técnica Tupy, namorei a filha de um ex-funcionário graduado da Fundição Tupy, amigo de Carlito. Quando ele era o assunto nas reuniões de família, a impressão era que se falava de um semideus. Eram só elogios. Carlito era o exemplo. Carlito era disciplinado. Carlito era arrojado. Carlito era o cara.

Não o conheci o santo, mas iniciada a fase universitária no Curso de Engenharia da UDESC, passei a observar pelos jornais os passos do iluminado. Movimento sindical, Câmara de Vereadores, deputado estadual, deputado federal, relator do Orçamento da União. Nunca fui eleitor declarado do Carlito, mas confesso que já admirei e muito sua pessoa. Precisávamos de sangue bom na política e Carlito era o exemplo para muitos como eu - um imigrante que chegou em Joinville com a roupa do corpo e a vontade de trabalhar.

A visão olímpica começou a cair em 2005 quando estourou o escândalo do mensalão. Acostumada a jogar laranjas nos adversários, a agremiação passou a levar laranjadas - e das grossas. Acompanhei pela internet as sessões no Congresso, depoimentos e a desfaçatez dos cardeais envolvidos. A imagem do semideus ruiu quando assisti o então deputado federal Carlito Merss (e a ministra Ideli Salvatti) ser(em) escalado(s) para defender o indefensável escândalo, em sessões no Congresso Nacional.

Foi um desrespeito para nós, eleitores catarinenses. Mas, embalado pelo governo populista do ex-presidente Lula, Carlito Merss chegou ao poder em 2009, com a promessa viva da mudança, que nunca se revelou. Passados quase quatro anos da sua administração, o prefeito ainda não disse a que veio. Detentor do toque de Midas inverso e índices de rejeição nababescos, tornou-se o melhor cabo eleitoral de seus adversários. Nas redes sociais pulula a máxima jocosa que a atual administração não consegue dar uma dentro. Soa injusta a alusão, mas vamos ver...

No primeiro ano de Governo, tivemos o maquiavélico aumento do IPTU, taxando os humildes proprietários de imóveis sem calçada. No segundo e terceiros anos, greve e insatisfação generalizada dos professores e no serviço público como um todo. Problemas na saúde pública. Disputa com os camelôs. Escolas interditadas, obras de esgotamento sanitário que se assemelham à campos de guerra, espalhados pelos quatro cantos de Joinville. A agonizante Rua Timbó. Problemas no IPREVILLE. Avenidas e ruas esburacadas. As flores e canteiros mal cuidados. Museus e bibliotecas fechados. Desabamento de telhados em espaços públicos. Secretarias regionais que não funcionam a contento porque faltam recursos.

Até na formulação das bases da lei de ordenamento do solo urbano o prefeito enfrentou desgastes. Pagou para ver e, por enquanto, perdeu a batalha na Justiça para as nanicas associações de moradores, tendo que admitir, perante a Promotoria de Justiça, que algo não andou bem no Conselho da Cidade.

Em suma, não voto no Carlito, porque o candidato abandonou suas bandeiras, esqueceu suas origens, relevou promessas e compromissos na eleição anterior, cercando-se de néscios inexperientes e desinformados. Enfeitiçado pelo poder, reproduziu modelos políticos de comportamento de seus antecessores, que tanto condenava. O cavalo encilhado passou e a oportunidade ímpar de demonstrar à população suas qualidades, predicados e seu inegável carisma foi-se. Dizem que a unanimidade é burra, mas para este articulista há uma única certeza: nós, joinvilenses, definitivamente, estamos anestesiados, pois os pirulitos de morango travestidos de luminárias espalhados nas ruas e avenidas representam a cereja do bolo, o coroamento desta gestão.

Que venham as eleições.



Gustavo Pereira da Silva é advogado e Presidente da Associação Viva o Bairro Santo Antônio

56 comentários:

  1. Concordo com o que está dito,todos tem seus defeitos. O problema é a quantidade de defeitos e a natureza destes defeitos.
    Mas a questão central que se apresenta a nós, joinvilenses natos ou de coração, é a das "opções disponíveis". Me parece que este "candidato ideal", o político perfeito, que nunca errou, que tem um passado só de realizações memoráveis, não estará disputando esta eleição.
    Se esse cara aparecer, tem meu voto.
    Como não abro mão de exercer minha cidadania, eu vou votar, nem que seja por exclusão, ou seja, naquele que tiver "menos defeitos".
    Prá mim, por enquanto, continua sendo o Carlito.
    Se alguém me provar que Tebaldi, Kennedy ou Udo são mais honestos, competentes ou éticos... aceito sugestões...
    Mas de uma coisa não abro mão: meu voto tem que ser "FICHA LIMPA". Acho que isso é o mínimo!

    ResponderExcluir
  2. Eu voto no Carlito porque ele é honesto, humilde e teve a sensibilidade de levar praças a todos os cantos da cidade. Tenho convicção que o lazer faz uma cidade mais feliz e mais saudável. E falando em saúde, esta investindo em obras essenciais a todos como saneamento básico e contenção de enchentes. Entre um corrupto, um demagogo maria-vai-com-as-outras e um empresário apadrinhado por um cacique, eu prefiro Carlito, que faz uma administração que vale prêmios, como bem citou o Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cadê estas praças ? acho que o xará anônimo está equivocado.

      Excluir
    2. Aqui no Guanabara tem uma bem grande e outra pequena, reformada. Sem falar a do Profipo, a do Hospital Regional, a da praça Tiradentes no Floresta, no final da Beira Rio. Enfim, essas são só as que passo todo dia, sem falar nas outras que tem por aí. Ao todo são mais de 15 praças novas ou reformadas.
      Pesquise, caro anônimo, não seja um maria vai com as outras.

      Excluir
    3. Praça reformada no Hospital Regional? Bom se teve reforma la nem da para perceber. As praças do Parque José de Alencar (o politico, não o escritor) já estão tomadas de mato. A do final da Beira Rio, nem concluída foi.
      Estamos com certeza ou falando de outras praças ou de cidades diferentes, mas do mesmo prefeito.

      Excluir
  3. Este é mesmo um texto para um sábado? Merecia um dia de semana...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Gustavo pelo contraponto nesta discussão do menos desonesto, e por refrescar a lembrança dos tantos desencontros que marcam esta administração.
    Derrubar o mito da honestidade pura do nosso prefeito é necessária. Parece que vão tentar canoniza-lo daqui a pouco. Se a culpa é da ficha suja dos demais candidatos, não desmerece a crítica pela sua atuação um tanto suspeita, principalmente em relação ao apoio aos setores especulativos da cidade. A Lei Entreguista de Ordenamento feita com o seu apoio e o Programa Minha Casa (que aqui, apesar das nobres causas, passa por cima de restrições ambientais e entrega imóveis públicos para empresas privadas lucrarem) são provas efetivas do descumprimento inclusive das bandeiras do seu partido. Empregou 400 comissionados que em sua maioria são medíocres nas suas áreas de atuação (o entusiamo e o idealismo não são suficientes para fazer as coisas acontecerem).
    A única salvação do nosso prefeito é que temos uma oposição muito ruim e desarticulada; e os setores de centro esquerda não aparelhados parecem anestesiados ou também estão com o rabo preso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos oposição ruim? Colega, acho que você está perdido!
      É por causa dessa oposição e da falta de articulação do Carlito com a câmara que ele não foi pra frente.

      Longe de ter sido aquele que ele se projetou, mas de qualquer forma é melhor que a gestão anterior, bem melhor!

      Excluir
  5. Voto no Carlito pq meu voto é pra quem tem ficha limpa. Além disso, me parece incoerente dizer tudo o que foi dito no texto sobre um prefeito que ganhou prêmios ( da FGV) por administrar bem uma cidade que até então não tinha nem procedimentos, almoxarifados, protocolos funcionando. Claro, com a desordem fica mais fácil roubar e permitir o descaso.
    Concordo que endeusar pessoas não tá com nada, mas esse discursinho de que não fez nada na saúde ( Tebaldi repassava mal e porcamente o valor dos salários dos funcionários do HMSJ, entregou o P.A. do Aventureiro sem equipamentos e médicos e por aí vai), de telhados caindo ( se vc não fizer reforma na sua casa por 3 anos somente o telhado cai?), de escolas interditadas ( vale o comentário do telhado), etc mostra um vazio e uma birra ante o que vem sendo feito.
    No dia em que vc descobrir como colocar canos de coleta de esgoto sem fazer buraco, faz a patente pq vai ficar rico.
    Vamos para discussões sérias. E a melhor coisa é começar por comparar esse governo com os anteriores.
    E seu José, sugiro que o sr vá até o Ministério Público para verificar se as licenças ambientais estão sendo dadas ao Deus dará. Calúnia é crime, sabia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado comissionado(a), ninguém falou em licenças ao Deus dará, falou-se em restrições, ou será que os dois maiores empreendimentos não estão em áreas de antigas arrozeiras?
      Não se desespere, pode deixar que estamos acompanhando os processos de perto.

      Excluir
    2. Amigo Unknown, não peça para comparar a atual gestão com as anteriores , não tem como comparar, pois será pior para nosso alcaide que não fez nada!

      Excluir
  6. Segundo o Guilherme, foi o melhor prefeito dos últimos 16 anos ... Triste realidade ter um " gerente " não tão eficiente mas honesto em nossa cidade .. Isso nos faz refletir o que podemos esperar dos outros prefeitos ... Apadrinhados políticos, demagogos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor prefeito nos ultimos 16 anos é piada ! e de muito mau gosto !!!

      Excluir
    2. Não é piada, não! Muito pelo contrário.
      Também concordo que é o melhor prefeito dos últimos tempos (eu lembro de LHS e Teba).
      O grande mérito do Carlito, em verdade, é a safadeza e desonestidade dos demais.
      É triste, mas é verdade.
      Ele é o melhor não por ser bom, mas simplesmente porque os outros são muito piores.
      Pode parecer cômico, mas pra nós, joinvillenses, é realmente desesperador esse quadro infeliz!

      Excluir
  7. O que eu acho estranho são determinadas pessoas, em uma determinada posição de classe, legitimando-se como representantes de todos os Joinvillenses. Sendo que esse bloco monolítico, "Os Joinvillenses", não existe!!

    Outro ponto interessante e concordo é não endeusar os políticos, mas daí vamos endeusar a política?? Achar uma moral, uma norma, que ela seja perfeita e ideal??

    A política só Maquiavel explica!!

    ResponderExcluir
  8. Cristian Schornstein26 de maio de 2012 às 23:01

    Bom, por tudo que se lê por aí, incluindo neste site (que por sinal considero muito bom), conclui-se que:
    - Tebaldi, além de incompetente e mentiroso, foi o maior corrupto que esta cidade já viu. Tem dezenas de processos (em muitos já condenado, com cassação dos direitos políticos, devolução do dinheiro público roubado e prisão). Certamente será impedido pela Justiça de concorrer. Alguém aqui até disse, com muita propriedade, que prefere votar em Satã que em Tebaldi;
    - Kennedy é um megalomaníaco pretensioso, que promete tudo que sabe ser impossível. Mistura política com religião, no pior estilo extremismo islâmico. Um hipócrita de marca maior. Parece até estas caricaturas de político de programa de humor, tipo personagem do Chico Anísio. Recente “post” neste site expressa bem a opinião geral a respeito deste candidato.
    - Udo é tido como nazista. A vida inteira foi um antipático que sempre julgou os pobres como seres inferiores. Nunca deu nem bom dia, agora força uma mudança comportamental que não engana ninguém. A única coisa que o moveu a vida inteira foi o lucro. Como um cara que lucra 35 milhões ao ano com sua empresa vai lucrar mais que isso com o salário de prefeito. Só se copiar o Tebaldi, aí 35 milhões são fichinha. Além do mais, tá enrolado até o rabo com Luiz Henrique, o político mais inescrupuloso de toda a história desse Estado.
    - E o Carlito é o cara que não conseguiu realizar tudo que sonhou em prol do povo em tão pouco tempo de governo, bem como não conseguiu seguir à risca todas as bandeiras de juventude.
    Como o Darci foi coagido a desistir e nenhum outro tem a mínima condição de “chegar”, definitivamente está entre os 4 acima.
    Sinceramente, não me parece nem um pouco difícil escolher...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc quer que votem no honesto incompetente ?

      Excluir
    2. Vamos lá: Quem aposta a pontinha da unha que Carlito é mesmo honesto?

      Excluir
    3. Anônimo28 de maio de 2012 09:12
      Quero que me dêem opção melhor.
      Tens alguma?
      Se não aparecer até a eleição, vou ter que votar no Carlito.
      No primeiro turno ainda dá prá votar num desconhecido qualquer, se bem que também aparece cada um que de cara já desestimula pela falsidade transparente...
      Mas e no segundo turno? Só falta você dizer que ladrão é melhor... aí é pra acabar...
      Além do mais, se o Carlito não realizou tanto quanto esperamos, também concordo que do Tebaldi ele ganhou longe.

      Excluir
    4. Caraio, Cristian! Nunca li, nem tive personalidade suficiente para expressar tão claramente as inseguranças do eleitorado Joinvilense. hahahahahahaha

      Excluir
  9. No primeiro ano de Governo, tivemos o maquiavélico aumento do IPTU, taxando os humildes proprietários de imóveis sem calçada.
    - O geoprocessamento premiado da prefeitura descobriu diversos nem um pouco humildes imóveis irregulares. Gente que não aprovava o projeto da edícula, da piscina, prédios construídos sob lotes que indicavam residências.

    No segundo e terceiros anos, greve e insatisfação generalizada dos professores e no serviço público como um todo.
    - Com o comprometimento da folha perto do limite fiscal, o prefeito cumpriu a lei. Aliás, cumprir a lei não deveria ser, "tipo assim", importante para o autor do texto?

    Problemas na saúde pública.
    - Pagamento da dívida do HSJ, aquisição do acelerador linear, contratação de novos médicos etc. Demanda reprimida do Regional afeta o hospital municipal, mas o autor esquece, ignora a responsabilidade do Estado. Algum vínculo com o governador? Quem sabe uma candidatura pelo partido tucano?

    Disputa com os camelôs.
    - Opa, o autor tão habituado a correr ao Ministério Público, acha que "disputa com camelôs" seria equívoco? Uma ação do MPF pede a regularização do contrabando. É, o rigor da lei só quando serve para ajuizar ações populares contra empreendimento Minha Casa Minha Vida no Bairro Santo Antônio, porque é empreendimento de pobre perto de nobre?.

    Escolas interditadas,
    - Está falando das escolas estaduais Dr? Porque Carlito assumiu com 29 escolas interditas a 40 dias do ano letivo. A rede toda foi reformada ou ampliada.

    obras de esgotamento sanitário que se assemelham à campos de guerra, espalhados pelos quatro cantos de Joinville.
    Pois é, esgoto é básico, primordial, e o Dr. está preocupado com os buracos das obras? Isso nem merece maiores ilações.

    A agonizante Rua Timbó.
    - Os trabalhadores da obra não parecem agonizar...estão lá, e vários trechos da rua estão liberados.

    Problemas no IPREVILLE.
    Se não sabe dizer quais problemas, não fale bobagem Dr.

    Avenidas e ruas esburacadas.
    Sim, asfalto para durar até a eleição dá nisso. Falta de correção de drenagem, antes da pavimentação também. Ordem do prefeito, pavimentação de qualidade, com obras de drenagem prévias, feitas para durar.

    As flores e canteiros mal cuidados.
    - Teve jornalista que se redimiu ao criticar os canteiros da JK...Mas não, não esperemos tamanha humildade da sua parte, Dr.

    Museus e bibliotecas fechados.
    - Todos em reforma, depois de uns 40 anos de ostracismo

    Desabamento de telhados em espaços públicos.
    - Sim, telhado da biblioteca e da estação ferroviária desabaram em 2009, depois de reforma "maquiagem" feita em 2008. Culpa de quem mesmo, Dr.? Nexo de causalidade, lembra das aulas de responsabilidade civil? Agente, dano e liame entre eles? Carlito reformou.


    Secretarias regionais que não funcionam a contento porque faltam recursos.
    - Secretarias que deveriam ser extintas. Criação do grande cacique local. Mas não, o projeto não passou na Câmara de Vereadores.

    Até na formulação das bases da lei de ordenamento do solo urbano o prefeito enfrentou desgastes...tendo que admitir, perante a Promotoria de Justiça, que algo não andou bem no Conselho da Cidade
    - Hummm, fazendo propaganda do trabalho? Vamos ver o que diz o art. 32 do Código de Ética "Quando convidado para manifestação pública, por qualquer modo e forma, visando ao esclarecimento de tema jurídico de interesse geral, deve o advogado evitar insinuações a promoção pessoal ou profissional, bem como o debate de caráter sensacionalista"

    Espero vê-lo no horário eleitoral Dr. Caso não vá se candidatar, faça um favor a Joinville, não vote em prefeito ficha suja. Lembre de suas "humildes raízes de quem aqui chegou "com a roupa no corpo" e tenha compromisso com a verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEN-SA-CI-O-NAL!

      Marcos

      Excluir
    2. É. O Carlito já mostrou muito bem que é incapaz de administrar Joinville. Não consigo pensar em votar nele novamente.

      Excluir
    3. Fantástico! Não poderia ter dado resposta melhor!

      Excluir
  10. No primeiro ano de Governo, tivemos o maquiavélico aumento do IPTU, taxando os humildes proprietários de imóveis sem calçada.
    - O geoprocessamento premiado da prefeitura descobriu diversos nem um pouco humildes imóveis irregulares. Gente que não aprovava o projeto da edícula, da piscina, prédios construídos sob lotes que indicavam residências.

    No segundo e terceiros anos, greve e insatisfação generalizada dos professores e no serviço público como um todo.
    - Com o comprometimento da folha perto do limite fiscal, o prefeito cumpriu a lei. Aliás, cumprir a lei não deveria ser, "tipo assim", importante para o autor do texto?

    Problemas na saúde pública.
    - Pagamento da dívida do HSJ, aquisição do acelerador linear, contratação de novos médicos etc. Demanda reprimida do Regional afeta o hospital municipal, mas o autor esquece, ignora a responsabilidade do Estado. Algum vínculo com o governador? Quem sabe uma candidatura pelo partido tucano?

    Disputa com os camelôs.
    - Opa, o autor tão habituado a correr ao Ministério Público, acha que "disputa com camelôs" seria equívoco? Uma ação do MPF pede a regularização do contrabando. É, o rigor da lei só quando serve para ajuizar ações populares contra empreendimento Minha Casa Minha Vida no Bairro Santo Antônio, porque é empreendimento de pobre perto de nobre?.

    Escolas interditadas,
    - Está falando das escolas estaduais Dr? Porque Carlito assumiu com 29 escolas interditas a 40 dias do ano letivo. A rede toda foi reformada ou ampliada.

    obras de esgotamento sanitário que se assemelham à campos de guerra, espalhados pelos quatro cantos de Joinville.
    Pois é, esgoto é básico, primordial, e o Dr. está preocupado com os buracos das obras? Isso nem merece maiores ilações.

    A agonizante Rua Timbó.
    - Os trabalhadores da obra não parecem agonizar...estão lá, e vários trechos da rua estão liberados.

    Problemas no IPREVILLE.
    Se não sabe dizer quais problemas, não fale bobagem Dr.

    Avenidas e ruas esburacadas.
    Sim, asfalto para durar até a eleição dá nisso. Falta de correção de drenagem, antes da pavimentação também. Ordem do prefeito, pavimentação de qualidade, com obras de drenagem prévias, feitas para durar.

    As flores e canteiros mal cuidados.
    - Teve jornalista que se redimiu ao criticar os canteiros da JK...Mas não, não esperemos tamanha humildade da sua parte, Dr.

    Museus e bibliotecas fechados.
    - Todos em reforma, depois de uns 40 anos de ostracismo

    Desabamento de telhados em espaços públicos.
    - Sim, telhado da biblioteca e da estação ferroviária desabaram em 2009, depois de reforma "maquiagem" feita em 2008. Culpa de quem mesmo, Dr.? Nexo de causalidade, lembra das aulas de responsabilidade civil? Agente, dano e liame entre eles? Carlito reformou.


    Secretarias regionais que não funcionam a contento porque faltam recursos.
    - Secretarias que deveriam ser extintas. Criação do grande cacique local. Mas não, o projeto não passou na Câmara de Vereadores.

    Até na formulação das bases da lei de ordenamento do solo urbano o prefeito enfrentou desgastes...tendo que admitir, perante a Promotoria de Justiça, que algo não andou bem no Conselho da Cidade
    - Hummm, fazendo propaganda do trabalho? Vamos ver o que diz o art. 32 do Código de Ética "Quando convidado para manifestação pública, por qualquer modo e forma, visando ao esclarecimento de tema jurídico de interesse geral, deve o advogado evitar insinuações a promoção pessoal ou profissional, bem como o debate de caráter sensacionalista"

    Espero vê-lo no horário eleitoral Dr. Caso não vá se candidatar, faça um favor a Joinville, não vote em prefeito ficha suja. Lembre de suas "humildes raízes de quem aqui chegou "com a roupa no corpo" e tenha compromisso com a verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há anônimos que parecem muito com alguns comissionados(as)

      Excluir
    2. Verdade! Já outros parecem as viúvas (ex-comissionados) do Roubaldi.

      Excluir
    3. Segundo esse blog, temos três tipos: (a) comissionados que aprovam o prefeito; (b) viúvas de governos anteriores; (c) as noivas, pretendentes a governos futuros

      Excluir
  11. Ele nunca teve bandeiras, só pozinho de pirlimpim para enganar trouxas e chegar ao poder. Igualzinho ao chefe dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo!

      tô esperando a solução da saúde em 100 dias ! kkkkkk

      Excluir
  12. Bom sr anônimo.Primeiro o senhor deveria se identificar.É preciso deixar claro que houve várias manifestações neste espaço, que é democrático, em relação aos demais candidatos. Em segundo lugar, lembro que procurar as autoridades(polícia e MP) e noticiar um fato de interesse coletivo é um dever de todo cidadão, salvo os desinteressados na apuração. Como diz o ditado, quem não deve não teme. E, a proposito, o artigo não configura infração ética, pois não mencionou dados de processo, partes e não houve registro de nenhum exagero; pelo contrário, nas entrelinhas dá entrever algo que parrcela da imprensa em Joinville negou-se a noticiar. Desejo sucesso e saúde ao senhor e seus familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco da anonimidade nas redes sociais para seu entretenimento: http://groups.csail.mit.edu/mac/classes/6.805/student-papers/fall95-papers/rigby-anonymity.html

      Excluir
  13. O importante é ser feliz.
    http://www.chuvaacida.info/2012/03/uma-entrevista-que-e-um-tiro-no-pe.html#comment-form

    Difícil conceder que a atual adminstração não tenha nenhuma, nenhuma responsabilidade no estado que se encontram todas as unidades da Fundação Cultura. Reitero, toodas. Apesar disso, o importante é ser feliz, como prefessa o atual diretor da Fundação Cultural, com o que não discordo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o importante é ser feliz. Desta vida não levamos nada mesmo, só barro na cara.
      Zé Maria

      Excluir
  14. Pena ver parte do povo de Joinville,que veio com "roupa do corpo" para esta cidade fazer sua vida profissional e deste esforço transformar esta cidade neste polo vivo de força de trabalho e hoje não conseguirem ver que o prefeito Carlito e o PT é o único partido que realmente pensa e representa este coletivo. Após tantos anos de governos representando as elites, os trabalhadores de forma geral (empregados e empregadores de micro e pequenas empresas)elevaram sua auto estima e acreditaram no seus poderes e conseguiram eleger seu maior representante na esfera nacional, que foi o Presidente Lula.Não demorou para as tão assíduas "Forças ocultas" aparecerem e tentarem coloca-lo em situação de tal desqualificação para queima-lo e baixar a confiança de seus representados naquele que o elegeram. Não conseguiram, pois o povo entendeu em tempo hábil a estratégia de tirar o único que realmente buscava com muito esforço fazer um governo para todos e a história hoje, mostra o quanto nosso presidente Lula e seu governo se aguentaram para garantir a governabilidade e as inumeras resistencias com a mudanças necessarias e estruturais de um formato imposto por poucos poderosos para a socialização do poder. Porem a união e confiança do povo mostrou o seu poder, a nivel nacional reelegendo Lula e ainda sua sucessora Dilma,que hoje,mostra a sedimentação de um governo popular e descentralizado e que mudou infinitamente interna e externamente nosso País. Aqui em Joinville,a diferença é que o povo não ta conseguindo perceber a estratégia usada para desqualificar seu maior representante que alem daquilo do que preconceituosamente é colocado nas midias veiculadas muitas vezes por pessoas pagas para denegrir e atribuirem todas as situações herdadas pelo prefeito Carlito que, com seriedade e muito trabalho carrega o "piano" sem o devido reconhecimento de seu esforço,para quebrar as resistencias de transformar nossa cidade numa cidade governada com a visão de muitos e não pelos poucos que sempre se ocuparam exclusivamente como se donos fossem.
    Prefeito Carlito focou em, Promover inumeras Conferencias, Orçamento Participativo, Contrução de Praças,vários Atos Culturais,Mercado das pulgas, Saneamento Básico, Manutenção e Reforma de incontaveis espaços que ha anos não recebia um prego, acabou com o turno intermediario nas Escolas, criou varias Escolas e CEIS,aplicou valor recorde na saúde (Média de 35%), acabou com a TLL, criou o Singeo, Estruturou a Defesa Civil,a area de TI,Ações de Educação de Transito,Aumentou de 84 para mais de 400 espaços adotados no programa Parceria Verde,Renovou a Av. JK, a Rua das Palmeiras,Iluminação Pública contribuindo para a melhora nos indices de Segurança,Limpeza de Rios e Valas amenizando os Alagamentos em muitas Moradias,entre tantas outras obras. A esmagadora maioria destes atos que citei acima, sem repetir outros ja citados por outros comentarios foram na visão da gestão do prefeito Carlito para atender ao povo, que nunca teve alem da opção do zoobotanico, espaços em que pudessem se divertirem sem onerar seus bolsos. Hoje temos condições reais de ter lazer e muito mais qualidade nos postos de saúde, onde foram alem de estruturados e com mais controle, também os médicos receberam aumento para trabalharem por 3 horas de atendimento, saltaram de dois mil e pouco, para R$ 5.000,00. No Site oficial da prefeitura esta estampado a transparencia em dados e obras executadas,para quem quiser buscar conhecimentos reais e não falácias de criticos nada isentos de plantões.
    Aquele que quiser saber da idoneidade do prefeito Carlito é só buscar o histórico dele desde que foi vereador aqui em Joinville, depois como Deputado Estadual, Federal, Relator do Orçamento da União e hoje Prefeito da maior Cidade do Estado de Santa Catarina sem uma única mácula. VOTO SIM NO CARLITO e Tenho orgulho de votar nele e votarei sempre que ele estiver disputando uma vaga, onde quer que ele se candidate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo,

      A relação de motivos que o levam a votar com insistência no Carlito são consistentes, ganharia credibilidade se assinasse e se identificasse.

      Excluir
    2. Não concordo ! não vejo no alcaide estas qualidades que vc cita no texto ! as obras citadas são insignificantes , o Carlito não mudou a cara da cidade ! continuamos sem lazer !

      única obra que concordo é a do saneamento, realmente este governo melhorou em muito neste aspecto.

      como já citado a cereja do bolo foram as luminárias , dinheiro jogado fora !

      Não sei meu voto , mas NÃO É CARLITO !

      quanto ao Lula e suas falcatruas , sem comentários !

      Excluir
    3. Jordi, alguém que enaltece o Lula e as maravilhosas contribuições do Carlito não vai assinar !
      não teria coragem !

      Excluir
    4. Um anônimo acusando outro de covardia. PQP!!!

      Excluir
    5. Carlito comparado ao último mandato de Tebaldi fez até muito. O problema é que as pessoas esperam o salvador da pátria.

      Excluir
    6. É verdade, Alexandre.
      Tirando comissionados, viúvas e pretendentes, as pessoas "normais" estão tão desesperadas e decepcionadas com os políticos que esperam alguém que, num passe de mágica, resolva todos os problemas.
      E esse quadro, pela não solução, se agrava a cada eleição.
      De que Carlito fez muito mais que Tebaldi, eu também não tenho dúvidas. Minha dúvida é se ele não poderia ter feito muito mais, pela expectativa que criou.
      Nesse ponto acho que decepcionou sim.
      Mas diante das atuais opções, voto nele novamente.

      Excluir
  15. Gustavo, bem argumentado seu texto e isso porque você não citou uma série de outros motivos que eliminam o atual prefeito da minha lista de candidatos votáveis.

    Se alguém quiser mais do mesmo, exerça seu voto, e isso vale para Carlito e outros, mas desqualificar, argumentar com preconceitos não parece enriquecer o diálogo democrático.

    Anônimos Ctrl+C Ctrl+V parecem dispostos a assinar procurações pessoais e cheques em branco para seus deuses inspiradores, fiquem a vontade.

    Particularmente só posso atestar a honestidade de pouquíssimas pessoas, reservo o direito de exigir muito mais que palavras ao vento antes de votar.

    ResponderExcluir
  16. Estamos virando um republiqueta!

    estamos na época da "ditadura da democracia" , onde toda unanimidade (do PT) é burra !

    ResponderExcluir
  17. Não tenho partido nem preferencia política firmada. Não sei em quem vou votar ainda. Mas eu acho que o Carlito foi o pior prefeito de Joinville das últimas décadas. Fico chateado com aqueles que tentam afirmar que minha opinião é apenas reflexo do que radialistas propagam. Não sou massa de manobra de ninguém. Apenas acho o Carlito um péssimo prefeito e ponto final. Joinville esta largada as traças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq? E o que você gostaria que fosse feito pelo prefeito ideal? É curiosidade mesmo.

      Excluir
  18. Eu precisei fugir de Jville. faz mais de uma década, mas vez ou outra retorno à cidade, incógnito, claro. Particularmente, acho que afirmar que a cidade "está largada às traças" ou que parou nos últimos quatro anos, é uma bobagem.

    Talvez estejam certos os anônimos - que, ironicamente, mantém o anonimato até quando acusam outro anônimo de covardes - que acusam o Carlito de ter sido um prefeito aquém do prometido. Gente em quem confio, alguns parentes e amigos, me dizem algo parecido.

    Por outro lado, a cidade está "largadas às traças" faz tempo, e faz ainda mais tempo que estacionou: fora o seu parque industrial (e talvez por isso mesmo), em que Jville. se diferencia de qualquer cidadezinha provinciana do interior?

    O problema do governo Carlito não foi ter parado a cidade, foi não ter conseguido fazê-la, finalmente, avançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre achei que as traças estavam atacando na época do Tebaldi que governo durante 8 anos. Criou traças gordas e bem alimentadas.

      Excluir
    2. Também acho isso. E se fossem só traças...Luiz Henrique e Tebaldi criaram "cobras e lagartos"... e outros bichos bem piores...
      Essa fauna toda já estava muito bem criada e obesa quando Carlito assumiu. Mas ele poderia ter sido melhor detetizador...

      Excluir
  19. Primeiramente gostaria de parabenizar o blog, por criar discussões coerentes e atuais. Em segundo lugar e não menos importante, parabenizo as palavras do Dr. Gustavo. Infelizmente, muitas vezes nos enganamos com o novo. Um candidato a prefeito que tentou, tentou, tentou e quando chegou, não mostrou pra que veio. Quantas foram às tentativas mesmo? Nem me recordo mais. Foram mais de 12 anos tentando! O interessante é que neste tempo, daria para estudar a cidade de cabo a rabo, todos os seus problemas, impasses, os acertos e erros de gestões anteriores. Mas claro que é mais fácil fazer o tão conhecido “copiar/colar” e nestes casos senhores, muitas vezes dá errado. Tive um cachorro que se chamava Brutus e este sempre comia ração, mas sempre queria comida da mesa. A única vez que dei arroz com carne foi com tanta pressa para o pote que acabou queimando a fuça! E o que foi feito na prefeitura mesmo? Os bons profissionais experientes demitidos e os amiguinhos contratados. No que deu? Não adianta a teoria, se falta à prática. Manda uma aeromoça pilotar um avião para ver o que acontece!!
    Tanto se fala do governo anterior, mas quantas coisas ficaram com os projetos e dinheiro no caixa, só para dar seguimento? Quanto dinheiro a prefeitura municipal de Joinville perdeu do governo estadual e federal por incapacidade de fazer projetos?
    Pra mim não importa se as luminárias foram vermelhas ou se a arena será pintada de azul e amarelo, isso são detalhes toscos. O que me importa é a forma que está sendo feito, isso sim. Sou cidadão Joinvillense, nascido e criado aqui e exijo respeito por parte dos nossos governantes que nos representam ou deveriam nos representar. Não adianta ficar 3 anos comendo moscas e agora no ultimo ano, tentar aparecer e gastar várias cifras com propaganda para se auto-promover, isso não admito!! Carlito, por favor, volta para Porto União!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. excelente posição , concordo com você !
      gostaria de saber de onde vieram os comissionados , de que cidade (petista) ?

      Excluir
  20. Maria Nair Ferreira29 de maio de 2012 às 11:31

    VIA "Anônimo27 de maio de 2012 17:26" VOTO SIM NO CARLITO e Tenho orgulho de votar nele e votarei sempre que ele estiver disputando uma vaga, onde quer que ele se candidate!
    Jordi C
    Assino
    #FicaCarlito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria deves estar louca também pra votar no Lula né !!???
      rsrsrsrs

      ai ai ai coitada da minha cidade e país !!

      Excluir
    2. O quê?
      O Lula é candidato?
      Então meu voto já tá decidido.
      Eu voto Lula sempre... nem preciso saber para que cargo!
      Ou em quem ele mandar.
      Esse é o cara que nos devolveu uma coisa que parecia perdida para sempre, o orgulho de ser brasileiro.

      Excluir
    3. É isso aí, magnataaa!
      O negócio e votar e fumar!
      Vô puxa um bagulhão e votar no Carlitão, aí.
      A iena come cocô mas é feliz, né?
      YéYé!! ......coff ....coff .......... coff

      Excluir
  21. E agora? Cocô ... ou bosta?
    Bem .... tem também o titica. ah! e o cagalhão também.
    Então ....... deixa eu ver .....

    A propósito:
    Quando eu passo de carro na rua Aquidaban e sinto o capricho com que foi executado o reparo no calçamento;
    Quando eu passo na rua Anita Garibaldi, nos 100 metros próximos à 101;
    Quando eu passo na rua Lindóia;
    Quando eu passo na Santos Dumont;

    Imediatamente recordo o "falecido" Roberto Jefferson e visualizo nosso sorridente prefeito.
    "Vossa excelência provoca em mim os instintos mais primitivos"

    Eu sei que não foi o Carlito que executou aqueles serviços porcos.
    Mas de quem é a culpa?
    Do porco que fez o serviço?
    Do escroque do empreiteiro que o deu como executado e o apresentou à prefeitura?
    Do incompetente que examinou, aprovou e autorizou o pagamento?
    Ou do inconsequente gestor que colocou o incompetente para examinar o escroque que contratou o porco?

    Ah sim ..... mas, voltando a análise do texto.

    Sr. Prefeito - sua gestão deixou raiva e roubou-nos qualidade de vida. Não me venhas com perfumaria. Nossa cidade está pior, está FEIA, está suja, está fedida, está largada, está mal cuidada.

    Perdeste a oportunidade de entrar para a história, fazendo juz ao seu histórico pregresso. Jogaste fora a confiança que a cidade lhe depositou. Traíste Joinville.

    Desejo do fundo .......... muito do fundo do coração .....
    com toda a sinceridade que me é possível expressar .....

    QUERO VÊ-LO LONGE DESTA CIDADE E DE NOSSAS VIDAS !!!!!!

    Putz! ....... cadê meu calmante?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem