segunda-feira, 21 de outubro de 2013

É só um esporte...

Lutador Waldburger que ficou desacordado no Octogono e saiu de maca.
POR GABRIELA SCHIEWE
 
Eu pode ria começar dizendo que hoje não falarei de esporte, mas de qualquer outra coisa que você queira chamar esse UFC, ou melhor, MMA.

Neste fim de semana que passou, vimos, mais uma vez, cenas lamentáveis e que são amplamente divulgadas por todas as mídias como sendo o "esporte" da vez.

Esporte, no meu simplorio conhecimento esta diretamente ligado à educação e, no caso em tela, não consigo vislumbrar tal conexão, vez que duas pessoas que se encontram para um disputa em que se pode chegar a agressões físicas muito sérias, afetando sobremaneira a integridade física do oponente e que tal disputa só será penalizada quando um juiz, indicado pela organização, entenda que algum dos oponentes não possua mais condições mínimas de suportar mais golpes, ele irá paralizar a luta ou. quando o próprio envolvido na disputa assim o fizer.

Eu não tenho filhos, mas tenho sobrinhos e confesso que não gosto que estes assistam tamanha violência e, divulgada como esporte, do contrário irão entender que poderão praticá-lo com amigos ou colegas de escola.

Já falei isso aqui algumas vezes, as pessoas tem liberdade de escolher aquilo que irão praticar e como irão nominar isso, agora o que discordo e venho insistindo no assunto é como a mídia tem tratado esse MMA e divulgado como se fosse tudo normal.

Esses dias vi no meu twiter um comentário interessante do @nelsinhoneto que, no MMA não vale dedo no olho, mas o resto vale (já dizia Tim Maia).

Este é o brasileiro Cigano que lutou no UFC 166, neste fim de semana em que perdeu o combate e, assim que terminou a luta foi levado as pressas para o hospital.

A notícia do hospital e de seu empresário é que está tudo bem com ele.

Veja a foto e tire suas próprias conclusões.




3 comentários:

  1. primeiramente cada tem uma opinião diferente, gosto então nem vou falar, mas o fato do atleta cigano ir ao hospital é padrão de todos os atletas após as lutas, tem varias regras este esporte, então se alguem não cumprir será punido e expulso da liga

    ResponderExcluir
  2. O temor não é legítimo. Basta para isso olhar as estatísticas dos esportes que mais matam praticantes para concluir que o MMA parece inofensivo.
    Assis.

    ResponderExcluir
  3. Ah, claro. E no futebol não tem carrinho, não tem malandragem, não tem gente que se quebra, que estoura joelho! E dizer que as crianças "irão entender que poderão praticá-lo com amigos ou colegas de escola" é ridículo. Então, quer dizer que todo mundo agora vai sair traindo e engravidando igual as novelas da Rede Globo, ou dando tiro em todo mundo porque é a coisa mais natural hoje em todo filme. Minha senhora, quem tá lá em cima do ringue ou octógono é um adulto, profissional e que está recebendo (no caso, muito bem). Além de ter treinado anos a fio. Sabe levar pancada. Não é qualquer malandro não! Preconceito tolo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem