segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sonhos e pesadelos


POR JORDI CASTAN

Na reta final da campanha eleitoral, começam a se concretizar os sonhos de uns e os pesadelos de outros. Para dois candidatos ainda haverá um segundo turno, com o que sonhos e pesadelos no seu caso terão uma duração adicional.

Sonhos e pesadelos se misturam de forma anárquica no imaginário e no real de cada um. Para uns o segundo turno com Tebaldi e Kennedy é um verdadeiro pesadelo, para outros se fosse Udo e Carlito seria um sonho. 

Que fechem as contas de campanha para uns é um sonho, para outros, conseguir que fechem converteu-se num autêntico pesadelo. Conciliar caixa um e caixa dois é um pesadelo, que tira o sono de contadores e caixas de campanha. Contabilizar recursos não contabilizados é um desafio adicional, para outros seria um sonho ter recursos, contabilizados ou não, para enfrentar os últimos dias de campanha.

Para alguns candidatos fazer o número de votos suficientes para poder pleitear um cargo de terceiro escalão é um sonho. Assumir o cargo só se concretizará caso seu candidato a prefeito seja eleito. Estes são os que passam a sonhar o sonho dos outros. Aqueles que tenham participado das coligações que fiquem fora do segundo turno devem correr para pagar contas, agradecer os apoios recebidos e analisar quais são as suas ações de agora em diante.

Em quanto uns correrão para tampar furos e cobrir o negativo da conta bancária,  outros, mais afortunados, conseguirão embolsar as chamadas sobras de campanha. As sobras de campanha são consideradas uma ficção. Para alguns afortunados são uma verdadeira poupança quadrienal.

Tem aqueles para quem o período eleitoral representa unas feria extemporâneas, uma licença remunerada para fazer campanha e visitar amigos, um que outro cavalete, placas nas residências dos seus parentes mais próximos e um “perfurate” no carro resolvem a parada e a benevolente legislação eleitoral permitiu que em troca de poucos votos um grupo de candidatos usufruíssem de uma bela licença remunerada, se for servidor público.

Em poucos dias os sonhos de uns se converterão em realidade e se materializarão os piores pesadelos dos outros. Como no jogo de xadrez ao final da partida peões, cavalos, bispos, torres, reis e rainhas voltam todos para a mesma caixa.

9 comentários:

  1. É.. para uns e outras... o pesadelo pode vir bem antes....

    ResponderExcluir
  2. Jordi, no primeiro parágrafo eu sou "uns" e sou "outros". Meu sonho é ver um segundo turno entre Udo e Carlito e meu grande pesadelo (e de muitos outros) é ter Kennedy e Tebaldi no pleito final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos temos ao mesmo tempo sonhos e pesadelos.

      O problema é maior para os que sonham acordados e confundem sonho e realidade. Ou para quem vive rodeado de pesadelos.

      Excluir
  3. É verdade, o pesadelo será se tivermos JFK e Teba no 2.º turno. Eu sei que voto nulo e branco não são computados como válidos, e é como jogar o voto no lixo. Mas porra, votar no Teba ou no Kennedy também é jogar o voto no lixo, então prefiro votar NULO no caso de segundo turno entre eles.

    ResponderExcluir
  4. SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, CARLITO É O MELHOR!! VOTO 13.

    ResponderExcluir
  5. Existe a black friday , que tal estipularmos a SEGUNDA NEGRA , pós pleito , neste dia é onde os sonhos se tornam realidade (dreams come true) para alguns e os pesadelos de materializam para muitos !!!!

    fazemos uma Segunda Negra , assim... tipo halloween ,...
    onde teremos gostosuras ou SÓ TRAVESSURAS !!!

    du grego

    ResponderExcluir
  6. "benevolente legislação eleitoral permitiu que em troca de poucos votos um grupo de candidatos usufruíssem de uma bela licença remunerada, se for servidor público."
    E como tem...
    Tem candidato aí que somados todos os votos em todas as eleições em que participou não enche uma caneca. Mas ele continua... E o Partido(s), mais cretino ainda, lhe dá guarida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,
      Sem citar a vantagem que os atuais vereadores tem para se reelegerem.

      Excluir
  7. o textinho sem sal, quer inventar moda...ta ai

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem