segunda-feira, 19 de março de 2012

A eleição já chegou às redes sociais

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

As eleições para a Prefeitura de Joinville ainda estão longe no calendário, mas pelo menos no mundo digital a briga já está acesa. E o Twitter – cada vez menos uma rede social e cada vez mais uma rede de informação – é o palco perfeito para esse embate. Tanto que alguns pré-candidatos já têm as suas hashtags (são aquelas coisas com um #). Para quem não está habituado às redes sociais, as hashtags são um slogan que pretende levar uma proposta e convencer os eleitores. E algumas já são de domínio público. 

#JOINVILLENOCAMINHOCERTO
Não dá para saber se é a hashtag oficial de Carlito, mas já se lê bastante por aí. É mesmo o caminho certo? Isso só o eleitor poderá dizer no dia das eleições. Mas pelo menos ficamos a saber, pela voz do próprio prefeito, que nesse caminho não tem asfalto casca de ovo (como todos sabemos, é uma alfinetada no antecessor, Marco Tebaldi).
Mas o slogan pede uma reflexão. Talvez o problema da atual administração não seja o caminho, mas sim o destino. Até este momento boa parte da população parece não ter percebido onde se pretende chegar. A mensagem não passou, apesar da intensificação dos esforços de comunicação dos últimos meses. Nas atuais condições, será que o slogan não é muito otimista? Pelo menos uma coisa é certa: um otimista pode não saber para onde está indo, mas está a caminho.

#JOINVILLEBEMDENOVO
É a hashtag usada pelos caras do PSDB antes de serem atropelados pela candidatura (mais que provável) de Marco Tebaldi. Será que com a volta do patrão o slogan sobrevive? Talvez não. Afinal, é justo que os joinvilenses perguntem: a proposta de “Joinville bem de novo” é uma referência a que época? Ao século passado? Porque certamente não estamos a falar do governo Tebaldi.
Aliás, ou eu andei muito distraído ou Tebaldi saiu da prefeitura pela porta dos fundos, com um índice e aprovação que oscilava entre o ridículo e o risível. Aliás, se em Joinville ele saiu pela porta dos fundos, em Floripa saiu pela janela, defenestrado por Colombo.
Mesmo com tantos insucessos, Tebaldi aparece bem nas pesquisas de opinião. O que significa que a memória das pessoas não vai além do que comeram no café da manhã. A oposição tem um remédio. É só começar a distribuir Memoriol (medicamento para a memória) para a população. Afinal, parece que a falta de memória dos eleitores é o melhor cabo eleitoral de muitos políticos.

#RENOVAJOINVILLE
A proposta de renovação é sempre sedutora. Mas talvez o slogan devesse ser “remoça, Joinville”. Porque ou as coisas ainda não estão bem explicadas ou parece que até este momento a unique selling propositon (USP) do grupo parece ser a juventude.
O Renova Joinville corre o risco de parecer como uma pessoa jovem e bonita – mas apenas jovem e bonita. Ou seja, com poucas ideias. Até é fácil namorar uma pessoa assim, mas na hora de casar a coisa exige uma reflexão mais demorada.
Aliás, neste caso nem sabemos se essa pessoa jovem está pronta para casar, porque ainda não tem a permissão da família (o partido). Se obtiver essa permissão, então vai precisar passar a ideia de que a renovação não está na data da carteira de identidade, mas na superioridade das propostas. É esperar para ver.

HARSH-TAGS - Há pré-candidatos que ainda não tem as suas hashtags. Até porque neste momento seriam "harsh-tags" (ou seja, ainda estariam em bruto e precisariam ser afinadas). Mas arrisco alguns comentários.

#COMUDOEUMUDO
É claro que ainda não existe. Mas o slogan “Com Udo Eu Mudo” é uma construção do próprio LHS e serve bem para uma hastag. E sem querer questionar os dotes do senador na construção de rimas, acho que é perigoso: a maioria das palavras terminadas em “udo” não dá boas coisas. Eu, pelo menos, sou capaz de imaginar umas 50 rimas sem ir ao dicionário. E todas elas pouco lisonjeiras. Melhor repensar. 

#OQUESOBREVIVER
Ok... essa hashtag também não existe. Mas Darci de Matos, um dos candidatos do PSD, terá que encarar o embate interno frente a frente, olhos nos olhos. Por uma razão simples. Não dá para virar de costas, porque o risco da facada é grande.
Só que Darci, como todo bom matuto do Paraná, com certeza já pescou no “corgo” (é como eles dizem córrego por lá). E sabe que em rio que tem traíra o pescador não dorme com a vara na mão: porque se cochilar o cigarro de palha cai...
O outro candidato, Clarikennedy Nunes, um twitteiro muito prolífico, já assumiu que quer ser a mosca na sopa. Não sei se é boa ideia. Talvez ele tenha esquecido que quando cai na sopa a mosca geralmente morre afogada. Além de provocar repulsa.

7 comentários:

  1. Um voto o Carlito teria se o Baço aqui votasse.

    "Um otimista pode não saber para onde está indo, mas está a caminho."

    A questão que o otimista pode estar indo para a fogueira, para o inferno,para a forca...

    ResponderExcluir
  2. Tem também o do meu amigo Rogemar Santos:
    #EUNAOPERCOTEMPO

    ResponderExcluir
  3. Para esses eleições eu sugiro #ÉDECHORAR ou #ACOISAESTAFEIA!

    ResponderExcluir
  4. Em todos os casos, tem o #VEMCÁFRITZ

    ResponderExcluir
  5. Que tal ? #nodiadaeleição #váparapraia #justifiqueseuvotolá

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, este 'post' fez sucesso: até o Yoda apareceu, lá no primeiro comentário.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem