quinta-feira, 22 de março de 2012

Falta cidade para tanta SDR!

POR GUILHERME GASSENFERTH 

Vocês já ouviram falar de cidades como São Lourenço do Oeste, Seara, Quilombo, Palmitos, Maravilha,Taió, Ituporanga, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e Ibirama? Algumas delas tenho certeza que já sim e de algumas outras creio que não. Agora vou apertá-los mais um pouco: sabem dizer em que região do Estado estes municípios se encontram? Podem dar apenas uma característica de cada uma destas cidades?

Eu vou ajudá-los: todas elas são sedes de Secretarias de Desenvolvimento Regional, as SDRs. Sim, em cada uma há uma secretaria de Estado, com direito a Secretário, sede, funcionários públicos, orçamento e tudo o mais que as SDRs tem direito. Algum motivo há de haver. Presumo: ou há população expressiva, ou economia importante, ou distância geográfica de outras regionais. Vamos analisar?

1. Todas estas cidades tem população menor que 22.300 habitantes. Isto significa que qualquer um dos cinco bairros mais populosos de Joinville (Aventureiro, Paranaguamirim, Costa e Silva, Jardim Iririú e Iririú) possui, cada um, mais habitantes que qualquer das cidades supracitadas. A maior cidade dentre estas 10 é Ituporanga, com 22.255 habitantes (a 53º em população em SC). Então, descartamos a ideia de população.

2. Nenhuma delas está entre as 36 maiores cidades em economia no Estado (são 36 as SDRs). O maior PIB dentre estas cidades é o de Seara, com R$ 578,9 milhões, em 2009, o que a deixa na 37ª colocação entre os PIBs municipais de SC. Somados, os PIBs destes municípios chegam a R$ 3,7 bilhões, 28% do PIB de Joinville. Economia importante não parece ser o caso.

3. Só resta distância geográfica de outras SDRs. Será? São Lourenço do Oeste é a cidade mais distante de outra SDR (excluindo-se as 10 analisadas). São 108km por estrada até Chapecó ou 110km a São Miguel do Oeste. Mas São Lourenço do Oeste está na divisa com o PR e não pode ser considerada um centro regional. A segunda cidade mais distante, Itapiranga, está a 69km de São Miguel do Oeste. Há absurdos como Ituporanga, a 27,5km de Rio do Sul, ou Ibirama, a 33,3 km da mesma cidade. Então, não estamos falando de distâncias geográficas.

Deste modo, a menos que algum iluminado leitor conheça outra alternativa, parece-me que a razão de cidades como estas 10 que citei receberem uma SDR é só uma: politicagem. Faltava espaço para nomear cargos de confiança no Governo do Estado e Luiz Henrique teve a ombridade e generosidade de distribuir mais cargos para seus amiguinhos em novas SDRs.

Sou amplamente favorável à descentralização e saúdo o Senador LHS em sua luta pelo novo Pacto Federativo e pela implantação do conceito de descentralização administrativa. Excetuando-se aspectos político partidários, para que se descentralizou? Para se diminuir a responsabilidade de Florianópolis ser centro decisório de obras e reivindicações que ocorrem a centenas de quilômetros dali; para levar desenvolvimento a regiões com menor IDH no Estado; para possibilitar aos municípios e cidades da região mais participação e transparência na aplicação dos recursos.

As regiões de menor IDH do Estado concentram-se no Meio Oeste, na região de Curitibanos e Caçador (por isso que entendo que transferir a capital de SC para Curitibanos não seria de todo má ideia, mas isso é papo pra outro post). Ali, deve se pensar em fortalecer as SDRs.

Minhas sugestões de sede para as SDRs são: São Miguel do Oeste e Maravilha (extremo-oeste), Xanxerê (oeste), Joaçaba, Caçador e Curitibanos (meio-oeste), Lages (Planalto Sul), Major Vieira ou Papanduva (Planalto Norte), Rio do Sul (Alto Vale do Itajaí), Guaramirim ou Araquari (Nordeste), Timbó (Médio Vale do Itajaí), Navegantes ou Camboriú (Litoral Norte), Palhoça (Grande Florianópolis), Braço do Norte ou Urussanga (Sul), Araranguá (Extremo-Sul).

São 15 regionais nesta proposta, respeitando critérios geográficos; instalando mais SDRs onde há mais municípios que precisam de desenvolvimento (extremo-oeste e meio-oeste); e utilizando-se de municípios menores (com exceção de Lages e Rio do Sul por questões rodoviárias) para levar mais desenvolvimento.

Menos regionais significa menos secretários, menos cargos de confiança, menos funcionários fazendo a mesma coisa – há diferença entre 36 serventes de cafezinho e 15 serventes de cafezinho, num exemplo banal, menos aluguel, menos telefone, menos tudo. E mais eficiência com o dinheiro que nós pagamos.

LISTA DAS SDRs (clique sobre o mapa no início do texto para ampliá-lo):

01ª São Miguel do Oeste19ª Laguna
02ª Maravilha20ª Tubarão
03ª São Lourenço do Oeste21ª Criciúma
04ª Chapecó22ª Araranguá
05ª Xanxerê23ª Joinville
06ª Concórdia24ª Jaraguá do Sul
07ª Joaçaba25ª Mafra
08ª Campos Novos26ª Canoinhas
09ª Videira27ª Lages
10ª Caçador28ª São Joaquim
11ª Curitibanos29ª Palmitos
12ª Rio do Sul30ª Dionísio Cerqueira
13ª Ituporanga31ª Itapiranga
14ª Ibirama32ª Quilombo
15ª Blumenau33ª Seara
16ª Brusque34ª Taió
17ª Itajaí35ª Timbó
18ª Grande Florianópolis36ª Braço do Norte

11 comentários:

  1. Cara, excelente abordagem, parabéns!

    Eu lembro do Luiz Henrique falando "vamos descentralizar SC".
    Na época, não imaginava que a descentralização de SC seria tão fragmentada assim. Um verdadeiro cabideiro de empregos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Apoiado.
    Pena que o melhor uso do dinheiro publico não esta nos planos do governo.

    ResponderExcluir
  3. É o que acontece quando a esquerdalha do PT governa. Ops! Desculpa aí, mas neste caso o governo é de direita, antes PMDB e agora DEM, então possivelmente o Guilherme está equivocado, só pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sacanagem Clóvis! A "esquerdalha" é bem melhor e muito mais eficiente. Eles criaram o mensalão, a obra prima da corrupção brasileira.

      Excluir
    2. Sei não, Álvaro Junqueira, entre o mensalão e a privataria tucana, a escolha é difícil.

      Excluir
  4. Parabéns Guilherme pela matéria, e pelo inusitado tom jornalístico da mesma, muito bom! Só veio reforçar o coronelismo que continua mandando em SC. De Albuquerque, Almeida, Bornhausen, Salles até LHS, muito cabra já mandou por aqui, e continua mandando. As Secretarias Regionais em Joinville são outro exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual a real função das secretarias regionais, seria interessante saber as atribuições de uma secretaria regional.

      Atualmente são 14, certo?

      Excluir
    2. As regionais podem até não funcionar por aqui. Mas sei que na Europa, Paris por exemplo, elas funcionam muito bem. São as sub-prefeituras.

      Talvez o Baço possa falar se existe algo em Portugal e como é (caso existam).

      Excluir
  5. GENTE,
    Descobri para que serve as secretarias regionais:

    Para quando interditarem uma escola, chamarem o secretário de educação da regional e deixar o secretário de educação oficial só para fazer licitações (vide matéria do fantástico) e inaugurar obras, com sua imagem bela e "limpa".
    Ótima reportagem, porém duvido que mesmo as 15 são assim tão necessárias..
    Por favor, aprofunde-se nesse tema em textos futuros, muito bom!!

    ResponderExcluir
  6. vejo as pessoas comentando que o outro partido rouba mais, que rouba mas faz, aprendi uma coisa que política, religião e futebol não se discuti, pois os três envolvi dinheiro e quando há muito dinheiro há corrupção. Enquanto nós bobos discutimos eles ficão rindo da nossa cara, quem nunca viu inimigos de urnas em uma eleição serem os maiores aliados em outra eleição

    ResponderExcluir
  7. só muda as moscas a merda é a mesma na política

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem