sexta-feira, 3 de junho de 2016

Uma caixa preta chamada CVJ


POR THIAGO LUIZ CORRÊA


Nesta segunda feira, acessando o Chuva Ácida, fui surpreendido pelo post do José António Baço sobre o tal "escola sem partido". Apesar de já ter ouvido falar deste tipo de projeto de lei rodando por aí não tinha ideia de que esta sandice já tivesse embarcado aqui em Joinville.

Bateu a curiosidade de saber mais detalhes sobre o projeto e, sobretudo, saber se esta iniciativa da Vereadora Léia (na verdade Pastora Léia, mas me recuso a chamá-la de pastora quando ela toma decisões que não afetam apenas a sua comunidade religiosa mas a toda a sociedade) tem alguma novidade ou invenção sua ou não passa de uma cópia do projeto já apresentado em outras esferas públicas Brasil afora.


Pois bem, na minha busca pela íntegra do projeto acessei a notícia que o projeto havia passado pela Comissão de Legislação formada pelos vereadores Maurício Peixer, Claudio Aragão, James Schroeder, Manoel Francisco Bento e Sidney Sabel. Na mesma matéria há um link que redirecionaria o cidadão ao documento em questão para apreciação. Qual a minha surpresa quando ao acessar este link me deparo com a informação de que o site está em manutenção (imagem no início do texto).

Em uma época em que pensamentos complexos são reduzidos a memes com imagens fora de contexto e um texto com não mais de três linhas, esta página resume como o poder público de Joinville não tem interesse algum em prestar contas de sua atuação à sociedade agindo como uma caixa preta para defender os seus próprios interesses.

Eu realmente ainda estou avaliando o que mais me revolta nesta imagem, se o fato de parecer que o site foi feito por uma criança de 7 anos que acabou de sair da terceira aula de programação web, se a imagem no canto direito de uma pessoa dormindo em uma cadeira de escritório, se o fato que esta página exibe ao centro, quase que como a se orgulhar de não servir o seu propósito há mais de um ano ou se a imagem de uma mesa de reunião em que todos estão olhando pra mim, como se fossem os próprios vereadores constrangidos por terem sido pegos depois de tanto tempo de pernas pro ar.

O conjunto da obra debocha da minha cara como que dizendo "cuide da sua vida" ou "não pense em críticas, trabalhe".

6 comentários:

  1. Toda a força aos projetos que objetivam “desideologizar” os recintos escolares dos lixos comunistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, se você tem mais de 3 neurôniou ou se leu ao menos um parágrafo do meu texto poderia ter visto que este não se trata do projeto em si, mas sim do impedimento de todos os cidadãos de ter acesso ao documento na íntegra para tirar as suas próprias conclusões. Concordando ou não com o projeto eu, você e qualquer outro cidadão mesmo que não residente de Joinville deveria ter acesso fácil e garantido ao mesmo.

      Mas já que tocou no assunto, poderia me dar uma exemplo de "lixo comunista ideologizado"?

      Excluir
  2. (A/C Editor do blog) Percebe-se que o link está desatualizado. Esse legislador.com.br foi um serviço terceirizado, cujo contrato já foi encerrado com a CVJ. Agora, é direto pelo site da CVJ (www.cvj.sc.gov.br), no menu "Projetos e proposições".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado por contribuir para a discussão. Nesta questão temos dois problemas:

      1º: O link quebrado está no próprio texto da notícia da aprovação do projeto na comissão (vide texto), logo, é um redirecionamento incorreto por parte dos próprios administradores do site. Será que eles não conhecem o próprio site?

      2º: Segundo a mesma notícia os artigos 2 e 5 foram suprimidos mas isto não consta na ferramenta que você indicou, desta vez nós sabemos o que foi feito mas e se um artigo tivesse tido alterações no seu texto, como poderíamos ter acesso ao novo conteúdo? Não me parece muito confiável contar apenas com este link

      De qualquer forma obrigado

      Excluir
  3. Olá Thiago, assim como o anônimo acima já relatou o sistema de busca de proposições mudou. De qualquer forma, como os projetos de lei devem ser de conhecimento comum, fiz um upload caso você não tenha conseguido ainda o documento do referido projeto de lei: https://drive.google.com/file/d/0B68t4ecVeZaaUmIzSTRVVWx6LUk/view?usp=sharing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian, obrigado pela prestatividade, contudo ainda existem os pontos citados no comentário anterior. E outra, já pensou que a cada projeto a gente tivesse que depender do Google Drive de um Assessor?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem