terça-feira, 7 de junho de 2016

O silêncio dos canarinhos paneleiros

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

O trem está feio para Michel Temer. Tão feio que nem os paneleiros pró-impeachment engolem o interino. O homem ainda não acertou uma e até a equipe econômica, uma espécie de reserva moral do seu governo, já começa a dar sinais de desconforto. Imagem ruim no Brasil, pior lá fora. Ainda ontem o interino levou outro murro no estômago: o NY Times publicou uma matéria (a segunda em menos de 15 dias) a atribuir ao seu governo a “medalha de ouro em corrupção”.

O interino foge das ruas como os vampiros da luz. Um governante com medo de povo é tudo o que o país precisa neste momento. Motivos de sobra para os defensores de Dilma Rousseff perguntarem, de forma insistente, onde anda o pessoal que apoiou o golpe? Houve uma debandada dos canarinhos. Arrependimento? Vergonha? Sensação de mico? O pessoal do “eu avisei” não para de falar no ensurdecedor silêncio das panelas.

Mas, afinal, que fim levaram os canarinhos paneleiros? Não tenham ilusões. Os apoiantes do golpe estão a curtir a vitória em silêncio. O objetivo era o impeachment. Foi alcançado. Ponto. Ou alguém foi inocente ao ponto de acreditar que toda aquela barulheira era pelo fim da corrupção? Isso não estava nos planos. As balizas morais e éticas dessa gente são muito flexíveis e para muitos a corrupção faz mesmo parte do modus vivendi.

Na realidade, o ruído das panelas era um apelo à volta da velha ordem, a mesma que prevaleceu ao longo da história recente. O objetivo sempre foi o engessamento social, uma volta à sociedade de lugares definidos e imutáveis. Rico é rico, pobre é pobre. Cada qual no seu lugar. Sem disfarces. Para essa gente, a organização social perfeita é aquela expressa num modelo bem brasileiro: elevador social e elevador de serviço.

Os canarinhos paneleiros queriam apenas a volta da velha sociedade distópica. Sem Bolsa Família, porque mais vale ensinar a pescar. Sem cotas nas universidades, porque o “mérito” serve para mostrar quem realmente é digno. Sem o dinheiro do pré-sal para a educação, porque os abutres estrangeiros sabem dar melhor destino ao nosso petróleo. Sem um sistema público de saúde, porque “gente bem” tem plano privado. E por aí vai...

Por que o fracassado Michel Temer não os faz lembrar das panelas? Porque não importa quem esteja lá. Basta ser uma pessoa que dê guarida aos seus delírios anacrônicos. E o interino tem feito isso. Afinal, lá bem no fundinho de um coração paneleiro palpita um amor pelo velho apartheid social.


É a dança da chuva.


28 comentários:

  1. Aí é que você se engana... Achas mesmo que as pessoas saíram às ruas ou bateram panela pelo “fim da corrupção”? Pode até ser que um gato-pingado ou outro mais esperançoso levantou cartazes com os dizerem “pelo fim da corrupção”, mas na verdade, a grande maioria que foi às ruas e bateu panela sabe que a corrupção é um mal enraizado que não vai cessar tão cedo, e os problemas não serão resolvidos num governo interino de 2 anos, infelizmente. O que a maioria das pessoas que saiu às ruas e bateu panela queria, na verdade, é que o partido criminoso que governou o país durante 14 anos e destruiu a economia com dois anos seguidos de recessão, com uma governante despreparada, ignóbil, mentirosa e mau-caráter, fosse apeado do poder – e foi, de forma legítima, embora a malta religiosa petista e os esquerdistas trapaceiros afirmem ser um golpe.

    Sobre o reaquecimento da economia, que é até mais importante do que os imbróglios da Lava-Jato, graças a queda de Dilma, a recessão que os economistas disseram ser de -4% neste ano já foi alterada para -3%, e creem estabilização ou até crescimento econômico já em 2017.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a morte da Velhinha de Taubaté, temos aqui o velhinho de Joinville.

      Excluir
    2. É impressionante o malabarismo verbal e moral dos "indignados" para tentarem negar o óbvio.

      E Eduardo, se o seu problema é mesmo a economia, a previsão de um reaquecimento para 2017 já estava dada antes do impeachment.

      Logo, o que sobra para justificá-lo é o fato de que todo o processo só existiu para barrar a Lava Jato e livrar criminosos da cadeia. E com o apoio de otários feito você, que acreditaram nessa esparrela de "acabar com a corrupção".

      Excluir
    3. de malabarismo verbal vc entende...

      Excluir
    4. O Eduardo é um parasita da CVJ, além de ser figurinha recorrente aqui.

      Excluir
    5. Parasita, eu?
      Explique melhor, Anônimo 13:56...

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  2. Quem bateu panela não foram os velhos corruptos.

    ResponderExcluir
  3. Só esse chuva ácida para dar espaço para esse petralha do Baço. O cara se acha o paladino da moralidade e vota do PetÊ. Isso é doença. Sugiro tratamento psicológico. Abraços

    ResponderExcluir
  4. O NYT é o jornal da esquerda blasé estadunidense, quase uma Carta Capital, só que no formato de jornal e muito mais inteligente. Nenhuma novidade no fato do jornal assumir o que os seus correspondentes esquerdistas escrevem sobre o Brasil, até porque a importância do elefantão é tamanha que qualquer menção sobre o país sul-americano passará desapercebida. Sequer a olimpíada do Rio, que é uma piada de mau gosto aqui e lá, é tratada com alguma relevância. Idem para jornais como Le Monde e El País (este último, além de mal informado é preconceituoso ao extremo).

    Sobre as novas delações, cheguem num consenso, esquerdistas: afinal, as delações de Sérgio Machado, Cerveró e Delcídio são MENTIRA ou VERDADE?

    ResponderExcluir
  5. Sabes que no hemisfério norte a expressão "esquerdista" não é usada, certo? E quando é, o significado é outro. Ah... mas fico feliz por encontrar um especialista em mídia internacional. Sabes muito...

    ResponderExcluir
  6. NYT, Le Monde, El País, todos desinformados e tendenciosos. Boa é a Veja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação às reportagens sobre o Brasil, sim, ou não eram os petistas a mostrarem as capas da Veja e da Isto É no congresso e nas ruas quando no processo de impedimento de Collor ou nas reportagens contra o governo FHC? Porque naquela altura a Veja era confiável e agora é "tendenciosa"?

      Excluir
    2. Que falta faz estudar história, Anônimo. Que falta...

      Excluir
  7. Seria interessante que os defensores do golpe fossem coerentes e também gritassem revoltados contra os corruptos do PMDB, mas se calam com a corrupção dos seus aliados. Seriam cidadãos que não pedem nota fiscal? Que não emitem recibos e notas fiscais? Que sonegam imposto de renda? Que furam filas? Que estacionam em vagas de deficientes ou idosos sem o serem? Precisavam ser coerentes com o que pregam. Ou então se esconderem, fingindo-se de mortos. Assim se esquecem deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que não houve golpe, segundo, que os bandidos do PMDB são menos bandidos que os do PT. Agora, para a canalhice de comparar crimes fiscais e atos falhos com roubos bilionários promovidos por políticos, não há resposta.

      Excluir
    2. "os bandidos do PMDB são menos bandidos que os do PT"
      Hein??

      Veja quantos de cada partido são corruptos. Basta uma rápida busca no Google.

      E não existe crime maior ou crime menor. Existe crime e ponto. Neste caso, todos (TODOS!!) praticam algum ato de corrupção em nosso país. Baixar filme no internet, deixar de pedir nota fiscal, furar fila. Tudo isso é corrupção e só faz com que a coisa acabe acontecendo em escala maior.

      É difícil não ser corrupto em nosso país quando o próprio sistema deixa brechas para se agir desta forma.

      É correto? Claro que não!

      Excluir
  8. O Henrique Eduardo Alves já era corrupto quando ministro da Dilma ou só depois q virou ministro do Temer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá. Vai perguntar para o Janot...

      Excluir
    2. vc sabe sim, é q se não contribui para construir a narrativa a gente descarta, né? como é que o clóvis falou? malabarismo verbal. malabarismo não, pirueta, palavra mais palhaça, cabe melhor para dar uma cara presse discurso teu aí.

      Excluir
    3. O Clóvis é professor e não resiste a ensinar os iletrados. Eu quero que se fodam...

      Excluir
  9. As panelas estão areadas e a postos. Mas quem é bom mesmo bate Air Fryer com George Foreman. (rsss) Já sei. Vc não gosta das minhas piadas.
    mas ... pensa bem.
    Queres em um mês, um resultado que foi prometido por 13 anos? É isso?
    ... ainda há muita bosta pra vir a tona.
    Não se tripudia sobre moribundo.
    A primeira camada do câncer foi extirpada. Ponto.
    Agora, com o afloramento da segunda camada, o processo de bosta no ventilador deve continuar. Caba ressaltar que, é a oportunidade dos que se julgaram "golpeados" exigirem que a mesma força de Lei seja direcionada aos que, neste momento, ocupam a condução da administração.
    Repetindo um clássico: Não temos que ter bandido de estimação. Não existe bandido de situação e bandido de oposição.
    Se usaremos de panelas, de midia eletrônica ou de premiações de cinema .... é um opção de cunho pessoal. Combatido deve ser qualquer tipo de intimidação, seja de origem econômica, seja de origem intelectual.
    participação e manifestação .... sempre
    "Ah, vc não entende nada disso" ---- ???
    Quem ousa usar esse argumento?
    Arrogância?
    Discriminação?
    Empáfia?
    Soberba?
    Eu não preciso ser um chefe de cozinha pra saber que a comida não está boa.
    A bosta do psdb não é melhor do que a bosta do pmdb .... que por sua vez em nada difere da bosta do pt. (todos em minúscula)
    Não encontraremos resultados diferentes se continuarmos fazendo as coisas do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  10. Ah... um paneleiro assumido. http://www.priberam.pt/dlpo/paneleiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...... é nóis, Uai !
      Isso é difamação ou bully?
      hahhahahha

      Excluir
  11. Mudando um pouco de assunto...

    Mas até o Jandirão entrou na roda, hein!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jandirão? E você quer estabelecer diálogo comigo? Vaza, seu atrasado mental...

      Excluir
  12. A chapa inteira Dilma-Temer estava afundada na corrupção. Bem-feito de quem apertou o 13. Levou o 15 junto.

    O PT é tão ruim que dá golpe em si mesmo.


    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem