quarta-feira, 1 de junho de 2016

Questão de tempo

Olha o tipo dos caras. E eles acham que podem com a gente.
POR FELIPE SILVEIRA

A queda de Michel Temer, o Fraco, é questão de tempo. A qualquer dia acordaremos com a notícia da renúncia, prisão ou afastamento das cabeças do golpe, que já tem perdido braços e pernas dia sim outro também. Jucá, Renan, MBL, Fabiano Silveira… É o governo Temer, confiável como um bate-papo informal do Sérgio Machado.

O erro da classe dominante é achar que conhece o adversário quando não o conhece de fato. Acham que a esquerda é petista, que os votos de Dilma vêm de dependentes do Bolsa Família (que eles julgam como coitados), que a televisão constrói a narrativa predominante e que os toda aquela massa verde e amarela que encheu as ruas vai simplesmente fechar com eles. Essa massa não é militância, não é politizada e tem interesses difusos. Não dá pra esperar mais deles do que já foi tirado.

O que eles não perceberam é o tanto que o país mudou. O povo não aceita o retrocesso e está mostrando isso nas ruas e nas redes. Universidade pública, acesso universal à saúde, políticas de inclusão e de direitos para minorias só podem crescer, pois o povo não vai aceitar menos. Pode haver tentativas de retrocessos, mas Temer, o Fraco, não aguenta a pressão.

Nos últimos anos, o que se formou no Brasil foi a multidão. É o termo usado pelos filósofos Michael Hardt e Antonio Negri para descrever o sujeito histórico que vai fazer a história acontecer. Somos nós, os movimentos sociais, as feministas, o movimento negro, os secundaristas, os lgbts, os artistas e intelectuais em defesa da democracia, as organizações comunitárias das favelas e dos bairros, os quilombolas e os indígenas. A classe dominante não pode com essa multidão. A opção fascista, muito menos. Não passarão.

Aproveite as horas no poder, Temer. Estão acabando.

22 comentários:

  1. Não dá para chamar o Temer de "Fraco". Afinal, ele mostrou força quando demitiu o garçom...

    ResponderExcluir
  2. Cara... O PT que vocês colocaram no poder há 14 anos destruiu o país, “ah, mas tinha PP e PMDB no meio”, não, o governo era PETISTA e o partido foi o que mais se beneficiou dos roubos nas estatais. Mais de 11 milhões de desempregados! Problemas com os pagamentos de benefícios, como o FGTS! Escolas e hospitais caindo aos pedaços por falta de pagamento! Insegurança com taxas nunca antes vistas! Representações federais no exterior inadimplentes!

    Queres a Dilma de volta? Sério? Em nome da suposta “democracia”, mas em detrimento do pouco que sobrou da economia que está, aos poucos, reaquecendo por conta do novo governo? Você é funcionário público concursado? Espero que sim!

    Esperneiem à vontade. Acabou a boquinha.

    (Se Temer é O fraco, Dilma seria o quê, A Anta?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero a Dilma de volta, sim, por uma questão de soberania do voto popular. Mas onde você me viu defendê-la neste texto?

      Excluir
    2. “Quero a Dilma de volta, sim, por uma questão de soberania do voto popular.”

      Mesmo que isso revertesse em mais instabilidade econômica e, consequentemente, mais encerramento de empresas e mais demissões?

      Excluir
    3. Você não sabe porque é burro, mas o governo Temer defende mais austeridade. O neoliberalismo é a política econômica mais imbecil, que mais devasta a economia. Até o FMI já mudou de ideia, mas o PSDB e o PMDB não vão descansar enquanto não desmontar o país.

      Excluir
    4. então estava melhor com Dilma?

      Excluir
    5. Anônimo, jura que vc acredita que a economia reaqueceu pq o Temer assumiu??? Eu queria viver com tanta ilusão.

      Excluir
    6. Eu quero a Dilma de novo! Sério!
      Eu sou concursado!
      Quero ver o que vai acontecer...

      Excluir
    7. Quem manteve uma política NEOLIBERAL (ver o significado desta palavra, que nada tem a ver com LIBERALISMO), ou seja, autorizou investimentos públicos para empresas privadas mantendo o Estado agigantado e ineficiente com sua “corte”, de modo que o brasileiro tivesse de pagar mais impostos e ainda assim as contas não fecharam, foi a dona Dilma Rousseff. Aliás, isso que os esquerdistas chamam de NEOLIBERALISMO, que é um eufemismo para CAPITALISMO DE ESTADO mal aplicado, acontece aos montes nas republiquetas latino-americanas.

      Esse novo governo de Michel Temer, ao que tudo indica, parece aplicar conceitos LIBERAIS quando tenta diminuir o tamanho do Estado ao centrá-lo nos serviços essenciais, diminuindo também os aportes com dinheiro público em empresas privadas e adotando a desburocratização nos investimentos privados, sobretudo na privatização de serviços que podem ser exercidos de forma mais eficiente pelos entes privados.

      Excluir
  3. Dilma Rousseff, o resto do PT e os que querem o retorno do antigo governo são incendiários e irresponsáveis. O que essa senhora fará no seu governo mais dois anos sem representatividade mínima no parlamento?

    A não ser que todos que escrevem no CA sejam funcionários públicos concursados.

    Eduardo, Jlle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o nível dos comentários por aqui anda cada vez pior. No post do Baço, um comentarista fala em "ementa dos livros do MEC". Agora o Eduardo confunde "funcionários públicos concursados" com "cargos comissionados". Difícil.

      Excluir
    2. O comentário sobre doutrinação no post do Baço deve ter sido feito pelo Mendonça Filho.

      Excluir
    3. Não confundi absolutamente nada!
      Funcionários públicos podem ser concursados ou não (comissionados).

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. Confundiu uma coisa, sim!

      Funcionários públicos podem ser concursados E comissionados.

      É cláusula aditiva e não alternativa.
      Existem os comissionados que são só indicados e não são concursados.
      Temos então 3 opções:
      1) Concursado
      2) Concursado e comissionado (os chamados cargos de confiança)
      3) Comissionado e não-concursado (em geral, são os cabides)

      Excluir
    5. Eu sou concursado, o Japonês da Federal é concursado. Nenhum de nós tem nada a perder com a mudança de governo porque, sendo concursados, trabalhamos para o Estado brasileiro, e não para o governo de plantão.

      Quem tem algo a perder economicamente com mudanças de gestão são, justamente, os que ocupam cargos comissionados porque são nomeados e, em tese, de confiança dos governos que os nomearam.

      No seu comentário, de resto preconceituoso e desinformado porque, pra variar, sugere que eventuais críticas ao governo Temer só podem vir de quem ganha algum por fora do PT (e veja, a gente agora já sabe que quem ganha um pro fora é o pessoal do MBL, né?), você fala em "funcionários públicos concursados", e não em "comissionados".

      Você cometeu um lapso, um erro relativamente simples. Vindo de qualquer outro, eu deixaria passar batido. Mas vindo de alguém que come sardinha enlatada e arrota caviar, confesso, curti dar uma esnobada.

      :-)

      Excluir
  4. É Clovis concordo que está difícil mesmo ler comentarios desses que têm medo de mostrar até a cara talvez por serem pervertidos políticos. Pois saiba você, Anônimo, que sou funcionario publico e trabalho com zelo e carinho no atendimento a essa população que merece retorno há 29 anos. Não admito tapados como você me criticar quando a sua corja por você defendida sucateia o que construímos e enche de parentes analfabetos e duvidosos em cargos de confiança partidária. Vai te resolver primeiro anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putamerda!

      é por isso que eu posto Anônimo...

      Excluir
    2. Eu defendo que CA nem deveria permitir posts anônimos. Parece que estamos discutindo com o papel higiênico.

      Pelo menos o papel higiênico ainda é utilizável. Já os comentários de ódio que se vê por aqui são tristes.

      Excluir
    3. Ok, Zorak, sugiro aos anônimos fazerem um perfil no Google colocando a imagem da Marilyn Monroe com o codinome "Zoraka”. Está bom para você?

      Excluir
    4. ???

      Não é difícil saber quem eu sou, senhor anônimo! Francamente...

      Excluir
  5. Direto do Face.

    Só hoje:

    ** Instituto Liberal vê física quântica como instrumento marxista.
    ** A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres é contra o aborto em caso de estupro.
    ** Delator inocenta o ex-presidente Lula e trava a Lava Jato.

    E ainda estamos na metade do dia.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem