sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Nos fios da teia #1


POR SALVADOR NETO

Inovar sempre é bom. Com Nos Fios da Teia, notas curtas sobre temas variados, da província, do planalto, de além mar, tecerei comentários e informarei os assíduos e permanentes leitores do Chuva Ácida. Vamos lá?

Caso Lia Abreu – O texto da semana passada sobre a perseguição política à fiscal sanitarista (clique aqui) chegou a mais de 5 mil visualizações únicas, mais de 300 compartilhamentos, superando mil leituras únicas somente no site, uma audiência que assusta a turma do outro lado do rio. Quem não deve, não deveria temer. Final do caso está próximo. E vai sobrar para muita gente, do maior ao menor...

Fakes – Chega até a refinada redação que há gente fiscalizando de perto alguns perfis “fakes” que andam rondando, ofendendo e intimidando quem critica o governo da “Villa”. Os dados de IPs, nomes e outras cositas más podem chegar em setor que ainda trabalha no governo Udo. Esperemos.

Colombo x PMDB – O governador que mais anuncia obras na mesma proporção que não as inicia, nem finaliza, está mais uma vez colocando o PMDB do finado LHS no bolso. Na base dos convênios, enreda (ou seria enteia) o prefeito Udo, que espera a grana, a obra, e nada. Enquanto isso, Darci de Matos articula.

Darci de Matos – Meio como quem não quer nada, nos escaninhos do poder, o deputado estadual do PSD vai tecendo sua campanha à Prefeitura. Motiva outros candidatos a se lançarem, acena a lideranças comunitárias com possíveis espaços a partir de 2017 na Prefeitura, e não briga com ninguém. Resta saber se aguentará a pressão na hora do pau comer na campanha.

Mariani Governador? – Após longos anos brigando nas internas do PMDB, o deputado federal parece que finalmente conseguiu quebrar a pedra que o impedia de seguir em frente na sua obstinada vontade de ser governador. Só que falta combinar mais coisas com Eduardo Moreira, Dário Berger, Paulo Afonso e outros. Muita água passará por baixo das pontes da Ilha. Inclusive uma água do oeste chamada Merísio.

Amin de novo? – O ex-governador, deputado federal pelo famoso PP, estourou as urnas em 2014 e volta com força total rumo ao governo de SC. Articula candidaturas por todo o estado, inclusive em Joinville que agora não tem mais a força de LHS, e terá apoio velado, ou aberto, tanto de PSD, PSDB e outros que cansaram de arrumar a casa para outros morarem. Ano que vem vai mostrar se o carecone vem prá valer. Virá.

PMDB tucanou – Enquanto aumenta a ocupação de cargos poderosos na esplanada em Brasília, o partido que está sempre no poder (tal qual foi o PFL/DEM) faz jogo de cena em cada estado. Uns gritam que não aceitam negociação de cargos, outros que querem a governabilidade. E assim passam por grandes estadistas. Na verdade, tem sempre é muita sede de poder. Com o PT ou quem estiver no Palácio do Planalto. Tomaram o lugar dos bicudos em cima do muro.

Colocaram a cunha no Cunha – Eduardo Cunha (PMDB), o incansável achacador do governo Dilma, do PMDB, do Temer e de quem quer que esteja na sua frente na corrida por mais poder, pensou que seria Presidente. Mas colocaram uma cunha – logo pode ser uma tornozeleira eletrônica – com as contas na Suiça, denuncia por corrução no STF. Em breve teremos novo presidente na Câmara dos Deputados.

Dilma e o golpe – Quem conhece um mínimo de política, acompanha o setor historicamente, sabe que o que está em jogo não é se a Dilma roubou ou não. A oposição quer voltar ao poder na marra, e com ajuda da grande mídia, não cansa de criar fatos com seus “soldados” bem instalados em TCUs, STJs, STFs, TSEs, ao longo de muito tempo no poder. O que se quer é dar um golpe branco. Quem viveu o período da ditadura militar sabe que a volta de tempos parecidos que sejam, seria um desastre para o país. Engana-se quem acha que os movimentos sociais ficarão em casa. Podemos viver tempos difíceis.

Prefeito por um dia – Joinville tem coisas que a colocam como cenário da novela de Dias Gomes, o Bem Amado. Agora, por ocasião das férias do prefeito Udo Döhler, a grande negociação pelo bem da cidade e que deve impactar deveras o futuro dos cidadãos, é quem vai ser prefeito por cinco, sete, dez ou 15 dias: Rodrigo Coelho ou Rodrigo Fachini. Os Rodrigos estão decidindo como farão para sentar naquela cadeira... e a caneta, será que fica na mesa? Joinville, Joinville... você merece mais. Muito mais.

É assim, os fios da teia nas teias do poder...

12 comentários:

  1. Depois de todo o caos causado pelo rombo nas contas públicas, pela gastança desgovernada em pleno ano eleitoral, pela recessão de 3% no pib do pais este ano, a dona Dilma ainda passa como vítima... Aí é foda! Não tem com enxergar um futuro neste país. Venezuela, aqui vão os brasileiros (eu não!).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Salvador Daqui (não Dali), pela maleabilidade das palavras.

    ResponderExcluir
  3. Mas o PT também tem seus soldados infiltrados nas cortes e tribunais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tio Chico!
      Agora eles vêm com essa. Treze anos de aparelhamento do Estado e é a oposição quem está infiltrada nos tribunais... Agora eu entendo porque ditaduras se mantém com apoio incondicional de uma parcela da população.

      Excluir
    2. Tio Chico, comparar aparelhamentos que vem pelo menos desde 1964 com os amigos da ditadura, contra 13 anos do PT, não dá né. Tente outra.

      Excluir
    3. E anônimo, a resposta é a mesma, há que se ter honestidade intelectual para comparar...no teu comentário falta e muito.

      Excluir
    4. Falando em "honestidade intelectual" (chega a ser engraçado vindo de vocês...), e numa homenagem atrasada ao dia das crianças, você devia ser uma que lançava pedras nas vidraças e culpava os vizinhos porque faziam o mesmo.

      Excluir
    5. O Anônimo conhecido deve ser um daqueles "intelectuais", dos tipos que usam chapéus para se diferenciarem dos não intelectuais, e que se locupletam em cargos públicos há anos, utilizando-os em proveito de seus negócios... esse povo deve realmente se preocupar a cada eleição...

      Excluir
    6. Não, sou empresário. Não tenho nada com nenhum órgão público.
      Ao contrário de você, eu produzo e emprego.

      Excluir
    7. Anônimo, você se entrega a cada palavra, que aliás, usa mal. Sobre produtividade, realmente andamos longe um do outro... e cuide do chapéu.

      Excluir
  4. Salvador gostei do formato.
    Alias essa de abrir espaço para que o Presidente da Câmara seja prefeito por umas horas é a melhor amostra de como Joinville é uma vila que pensa pequeno, age com pequenez e fica cada vez menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jordi C, valeu o feedback! E com essas e outras querem nos fazer acreditar que somos a segunda melhor cidade do sul do mundo... quá quá quá... piada de mau gosto não é? Oremos!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem