sexta-feira, 9 de outubro de 2015

E já se passaram 4 anos - CHUVA ÁCIDA 4 ANOS


POR JORDI CASTAN

O que começou quase como uma brincadeira, um divertimento, uma forma de estimular o debate, o diálogo e o contraditório - numa cidade e numa sociedade que prefere a unicidade de pensamento e que lida muito mal com as opiniões divergentes - acabou vingando. E o Chuva Ácida é uma realidade.

Desde a definição do nome, o formato, a criação do blog, a escolha dos primeiros nomes, as primeiras decepções e principalmente os primeiros posts, os primeiros leitores e os primeiros comentários parece que já passou uma eternidade. E foi só ontem. Quatro anos não são nada, mas é o tempo suficiente para mostrar que a ideia vingou. Hoje o Chuva Ácida tem leitores fiéis, anônimos ainda mais fiéis e colaboradores mais ou menos constantes. Mas, principalmente, o Chuva é leitura obrigatória para assessorias e formadores de opinião que precisam ter outras fontes e conhecer outras opiniões além das oficiais.

Escrever regularmente, dar a cara para bater, expressar abertamente opiniões e assinar não é para fracos. É preciso ser disciplinado, comprometido com o projeto, ter estômago de avestruz e ter o que dizer. Blogueiros de boteco até há muitos, pois a conversa em volta de uma cerveja parece um esporte nacional. Mas o Chuva Ácida é muito mais que isso. E é muito mais que isso porque Joinville carecia de um espaço com estas características. E, como o José António Baço sempre diz, somos os primeiros em ousar. Haverá melhores, mais ácidos, mais diversos... mas o pioneirismo do blog esta aí para quem quiser ver.

Agora é hora de reinventar. Porque o Chuva Ácida tem esta capacidade de estar constantemente se inventando e se reinventando. E fazer isso com colaboradores espalhados pelo mundo, que se encontram num mundo virtual não deixa de ser uma experiência nova, desafiadora e estimulante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem