quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cegueira coletiva


POR MÁRIO MANCINI

O título pode se substituído por teimosia, se assim preferirem, para ficar no (chato) politicamente correto. Porém, é o que ocorre na atual administração municipal de Joinville, talvez na ânsia de acertar, marcar como o mandato da “geston”, tenha cometidos erros crassos, pois não enxergam o óbvio.


Arrisco afirmar que só a Educação vai bem, notem que iniciei com um “arrisco”, pois há professores descontentes, como há anos não ouvia falar. Porém, este não é o assunto de hoje e fica para outro texto. Muito menos saúde (talvez o pior de todos), mas um assunto que o Jordi Castan aborda com maestria, a mobilidade urbana, mais especificamente a Avenida Santos Dumont.

Trata-se de uma avenida estadual na área urbana que, dizem, um dia será duplicada, algo que já deveria ter sido realizado na época da sua abertura. Porém, como é o costume, o planejamento foi feito para o hoje, não para o amanhã, e agora temos o impasse das onerosas desapropriações.

Como não há dinheiro para estas desapropriações está a ser criado um monstrinho urbano, com um binário, uma parte com 4 pistas e a última com 6 pistas, respectivamente, da mais movimentada para a menos, numa clara demonstração de falta de planejamento. Aliás, não pode faltar o que não se tem.

Mesmo sabendo que não aceitam sugestões, pois afirmam que o que está decidido está decidido, arrisco uma solução, radical, que precisaria de coragem, mas seria um marco administrativo.

Mudar todo o projeto, deixando-o em partes, para terminar lá por 2030, como gosta o prefeito. Primeiro concentraria todas as forças (principalmente econômicas) na duplicação do primeiro trecho, entre o final da João Colin e o trevo universitário, sem usar um elevado (palavrão para o IPPUJ), só um sinaleiro para o acesso do retorno pela Blumenau e uma boa reformulação no trevo das universidades (aquilo é um “balaio de gato”).
O grande gargalo do trânsito estaria resolvido, até para o transporte coletivo antiquado que reina por aqui, as outras duas partes seriam feitas na sequência, até 2030.

Como escrevi, precisa de coragem, envolve concentrar finanças, mão de obra, etc., em uma única etapa, causaria melindro e afins, ou seja, continuaram falando que agora é tarde, ou não?

11 comentários:

  1. Nosso contraponto ao "planejamento" do IPPUJ relegado a opinião técnica(?) da junta: Paisagista and Processador de Dados do Santos Anjos... DEOS, o que esta cidade fez de errado para merecer isto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja você e ainda estamos mais antenados que os tecnicos da "EKIPETEKNICA" sabe como é: em terra de cegos....

      Excluir
    2. Onde será que este "anônimo" trabalha? kkkkk Pena que ele não sabe que estudei urbanismo

      Excluir
    3. Isto comprova que entre estudar e aprender há uma enorme distância...

      Excluir
  2. O que a prefeitura quer é números, ou seja, Kms de asfalto. Para que asfaltar as áreas com menos movimento da rodovia? Somente para ajudar as empresas da região e virar pista de corrida como sempre foi.
    O presidente da associação de moradores do Bom Retiro afirmou em conversa informal que a prefeitura não aceita mais o debates sobre o binário, ou seja vai ser implementado e ponto final. Como morador do Bom Retiro, pelo que vi e foi feito até agora, parece que o planejamento da obra sempre foi o binário naquele trecho. Sinceramente gostaria que tivessem mais moradores revoltados com esta solução da prefeitura, mas o que esperar de um bairro onde o prefeito conseguiu vencer com folga na eleição de 2012.

    ResponderExcluir
  3. Bondade sua dizer que governo de Udo é para 2030. Ele falou que é para 30 anos, ou seja, talvez em 2045 algum resultado comece a aparecer.

    ResponderExcluir
  4. Dizem que países desenvolvido tem em comum o fato de terem enfrentando guerras. Depois delas, tais como Fênix, ressurgem da cinzas e com o aprendizado do caos alçam võos nunca antes imaginados. Envim, Tal como um vôo kamikaze sugiro depois de Carlito e Udo elegermos logo o Clari, depois dessa fila de desgraça algo de bom há de surgir.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto.!!
    Sabe que tinha esperança no prefeito de nossa cidade, mas acabou!! ele se tornou mais simpático, mais comunicativo, mais humano. Então só fez bem pra ele como pessoa ser prefeito. Ele precisava ser para evoluir como ser humano. Mas nossa cidade não combinou com ele. "não fechou o esquema "

    ResponderExcluir
  6. Olha que gênio. Se Udo Dohler tivesse sido presidente da República ele teria proposto um binário da 101 com a 116. É um gênio esse homem. --- DO TWITTER...

    ResponderExcluir
  7. Proponho fechar o IPPUJ e usar o dinheiro em desapropriações.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem