terça-feira, 7 de abril de 2015

Tem medo de quê, bolsonarete?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Ah ah ah. Desculpem, leitor e leitora, mas hoje tenho que começar o texto com um riso de escárnio. É que acabo de encontrar uma matéria muito interessante num jornalão estrangeiro e não posso deixar passar batido. Eis o resumo da ópera: a homofobia é uma coisa de bate mais forte nos indivíduos que têm desejo por pessoas do mesmo sexo. Ou seja, homossexuais que não saíram do armário.

Vou repetir: muitos dos homofóbicos têm um gay adormecido dentro deles, mas louquinho para acordar. Ok… essa afirmação surge sempre que tem debate boca sobre homofobia. Mas não sou eu a dizer. A diferença é que agora ela vem referendada por um estudo realizado nas universidades de Rochester e da Califórnia, nos Estados Unidos, e de Essex, na Inglaterra.

Não é um daqueles estudos malucos que só servem para sorver dinheiro e sustentar acadêmicos preguiçosos. Os resultados são para levar a sério. Tanto que foram publicados no “Journal of Personality and Social Psychology”, da American Psychological Association (publicação que os bolsonaretes não leem, claro).

Podia ficar aqui a sacanear os homofóbicos, mas vou me limitar a relatar os principais detalhes do estudo, que faz uma análise construção da identidade dos indivíduos e das influências da família nesse processo. Então lá vai:

1. Em grande número de casos, a homofobia afeta pessoas que se sentem atraídas pelo mesmo sexo, mas acabam ficando no armário.

2. Na maioria dos casos, a homofobia e o preconceito acontecem por culpa do autoritarismo dos pais, que reprimem e rejeitam os desejos dos filhos. Os homossexuais têm medo da reprovação dos pais, caso admitam desejo por pessoas do mesmo sexo.

3. Os jovens que crescem em ambientes repressivos tendem a mostrar uma desarmonia entre o que dizem e o que sentem em relação a pessoas do mesmo sexo. No estudo, as pessoas que se declaravam heterossexuais – mas não o demonstravam implicitamente, segundo os pesquisadores – eram mais propensas à hostilidade contra os homossexuais.

4. O estudo afirma que as pessoas homofóbicas vivem em constantes batalhas contra elas próprias. Óbvio...

5. Tudo indica que a homofobia pode ser uma reação de quem se identifica com os homossexuais, mas luta para rejeitar o fato.

Viram? Mas se você é homofóbico, fica pelo menos um boa notícia. A culpa dessa "autofobia" não é sua, bolsonarete, mas dos seus pais repressores.


É como diz o velho deitado. “Ah... se os armários falassem”.


8 comentários:

  1. Resumo da ópera: homossexuais agredindo homossexuais.

    De qualquer modo, não creio que Jair Bolsonaro seja um homossexual enrustido. Já o Feliciano, definitivamente não ponho minha mão no fogo por ele.

    (Independente da opção sexual do Bolsonaro, concordo com a maioria das críticas dele direcionadas ao governo petista.)

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. Olá Baço.
    Podes colocar o link original do estudo?
    Procurei no site e não achei: http://psycnet.apa.org/journals/psp/108/4/
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Vê o filme da Universidade de Rochester.
    https://www.youtube.com/watch?t=29&v=KOsRiH0-E6A

    ResponderExcluir
  4. Não só a teoria da pesquisa científica está certa, como tbém fatos corroboram essa tese.

    artigo:
    Assassinos de gays se casam dentro de prisão na Inglaterra

    https://br.noticias.yahoo.com/assassinos-de-gays-se-casam-dentro-de-prisão-na-inglaterra-131645249.html

    Ou procurar no google:
    assassinos de homossexuais se casam na prisão

    ResponderExcluir
  5. quanto ódio nesse seu coração...

    ResponderExcluir
  6. Não me importa o que o cara faz com a rosca dele, agora se o gerente da minha conta vier me atender vestido de Carmem Miranda vou embora...kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Usa-se a demagogia e a hipocrisia nos discursos sobre a opção sexual tal qual usa-se a demagogia e a hipocrisia nos discursos sobre ideologias políticas...

    ResponderExcluir
  8. Chamando os outros de paneleiros, Baço?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem