terça-feira, 14 de abril de 2015

Por que matamos Jesus?

POR FELIPE CARDOSO

Desde já peço desculpas aos não crentes e as pessoas de outras religiões. Mas creio que esse questionamento seja o mais preciso para o momento, para a nossa reflexão.

Depois de muito tempo pensando sobre e após uma conversa com um amigo, decidi refletir um pouco sobre algo que sempre me incomodou.

Criado desde a infância na Igreja Católica, não havia período mais tenebroso e angustiante para mim do que a Semana Santa. Não por causa do desfecho trágico da história, mas sim por não entender o motivo de tanto ódio contra uma só pessoa.

Durante toda a minha permanência na igreja sempre quis entender uma coisa: por que mataram Jesus?

Várias teses surgiam e desapareciam. Depois de algumas leituras e um pouco mais de vivência no mundo pude perceber o motivo para matarem uma pessoa que hoje é cultuada e vista como boa, mas que na época causou a ira de muitas pessoas.

Por que causou a ira?

Porque era um revolucionário, mudava a estrutura da sociedade da época, mexia no status quo. Confrontava a tudo e a todos que tinham interesses individuais e não coletivo. Tinha coragem, defendia os mais pobres, lutava por justiça e igualdade.

E isso lhe custou a vida, pois desde aquela época as pessoas não se conformavam em perder privilégios para que outras pessoas tivessem oportunidades e direito de sobreviver. Desde aquela época o que importava era o ter e não o ser.

Após toda essa análise, cheguei a conclusão de que o que matou Jesus Cristo foi a hipocrisia do povo.

A mesma hipocrisia que vemos e vivenciamos hoje e, na maioria das vezes, em “defesa” do Seu santo nome.

Lennon, morto. Zumbi, morto. Luther King, morto. Malcolm X, morto. Amarildo, morto...

Perceba, matamos milhares de Jesus a todo o momento. Todos os que tentaram, de alguma maneira, lutar por paz, igualdade e respeito, tiveram suas vidas ceifadas. Mesma luta que Jesus teve séculos atrás.

Jesus nada mais é do que um socialista. Basta ler a Bíblia para perceber. Mas após a sua morte, conseguiram colocar no imaginário popular que o tal socialismo é utopia, é coisa ruim.

Porém, todos os dias têm missa ou culto para você aprender a desapegar dos bens materiais, amar o próximo e lutar por paz, amor, justiça, igualdade e tudo de melhor para o universo.

Perceba como a hipocrisia nos cerca, a mesma que matou Jesus.

Fico imaginando como Jesus Cristo reagiria a tudo isso se estivesse vivo.

Se Jesus fosse vivo hoje, certamente, entraria no Templo de Salomão e tantas outras igrejas para expulsar os cambistas, como fez no Templo de Jerusalém.

Visitaria cada igreja e aconselharia os pastores pararem de berrar e lhes ensinaria a não fazer como os hipócritas que oram de pé e em voz alta para serem vistos pelos homens. E pediria para não tirarem mais dinheiro dos fiéis, aproveitando para lembrar a todos para dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Se fosse vivo, mandaria os membros do exército de Jesus abaixar “suas espadas”, igual fez com Pedro, advertindo e lembrando-os de que seu reino não é esse.

Se estivesse vivo, Jesus Cristo andaria com os homossexuais, com os negros, com as mulheres e ensinaria a todos a perdoarem os corruptos e a lutarem por justiça.

Mas Jesus não está vivo. E não venha com o seu fanatismo tentar me dizer que ele está, porque NÃO, ele não está. Ele está morto e fazemos questão de matá-lo diariamente.

Ajudamos a matá-lo quando negamos a existência de um problema, quando negamos ajuda, quando vamos contra a mudança para o melhor. Ajudamos a matar com o nosso silêncio diante as atrocidades, com a nossa justiça seletiva, com os nossos falsos profetas, com a vingança, com o ódio, a ganância, a ignorância, a violência e tantas outras maldades que estão presentes em nossa sociedade.

Ajudamos a matá-lo fazendo tudo aquilo que Ele nos orientou a nunca fazer.

Hoje em dia, igreja virou sinônimo de clube de futebol e seus seguidores, fiéis e discípulos, viraram apenas torcedores. E nesse mercado gospel e sacro disputam para ver quem é a melhor e a maior, propagando a intolerância e o ódio de gênero, classe, etnia. Enquanto os interesses de Jesus são descartados.

Acho que alguns socialistas e comunistas continuam lutando pelos mesmos ideias Dele, mesmo alguns não acreditando na Sua existência, mas são condenados e crucificados diariamente. Até mesmo o Papa Francisco assumiu isso.

Se hoje estivesse vivo, Jesus morreria levantando as bandeiras do MST. Ou o espancariam até a morte por andar com homossexuais e prostitutas, ou simplesmente por ser negro. E, certamente, não teria chance de ressuscitar, pois sumiriam com o seu corpo, assim como fizeram com Amarildo.

Jesus está tentando voltar, não fisicamente, mas um pouco em cada pessoa que luta pela igualdade e pelo amor ao próximo. Mas na verdade, aqueles que se dizem seus discípulos estão crucificando milhares Dele diariamente.

Não amamos Jesus, fingimos amar. Amar vai além de palavras. O amor se demonstra com atitudes e nós sabemos que não estamos agindo... Não da maneira correta.

Enfim, apenas uma reflexão para quem está cansado de tanta hipocrisia e de tantos falsos profetas.

8 comentários:

  1. Nossa, Felipe, seu texto foi um direto no fígado dos cristãos hipócritas de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou liberal de Direita e estou tentando mudar o status quo, que tipo de Jesus eu seria?

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria Paulo, criador do Cristianismo. Defensor do status quo.

      Excluir
    2. Bom, João Vaccari foi preso e essa notícia salvou o meu dia. Sim, ele pode ser solto a qualquer momento porque as raízes do PT alcançam o STJ, mas a prisão dele já é um alento para aqueles que desejam mudanças no status quo.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    3. Existe liberal de esquerda?? Qual status quo? O capitalismo onde usa-se a meritocracia (leia-se concorrência desleal) para promover a igualdade? Ou a negação de igualdade de direitos para homossexuais, mulheres ou negros? Ou a igualdade que você quer é a igualdade do menor sofrer como um adulto num sistema prisional que não recupera? Ou a igualdade que você quer é o bandido morrer para vingar a vítima? Ou quer mudar o status quo acabando com a corrupção, apoiando heróis cínicos que se dizem a favor da ficha limpa pro outros e não para ele. Ou acabar com a corrupção, mas continuar a usar meios ilegais como a sonegação de imposto ou a pirataria...
      Quer mudar o status quo, falando que a produção econômica não pode parar e que a natureza se recupera dos estragos feitos ou dizer que o aquecimento global não existe, ou dizer que o desmatamento é um mal necessário...
      Quer mudar o status quo, aprovando leis como a lei das terceirizações, para reduzir o gasto dos empresários e piorar as condições trabalhistas dos empregados....
      Um status quo que premia o dinheiro antes das pessoas, é algo que Jesus não aceitaria eu acho..

      Excluir
    4. Fui propositalmente redundante, tem muito esquerdista que nem sabe o que é liberal e acha que a direita está fadada ao conservadorismo. O status quo? Este da política brasileira. Você enxerga a meritocracia desta forma? Que pobreza de espírito, países se ergueram pela meritocracia. Por outro lado, países moribundos cujos governantes pensam como você e adotam políticas com intuito de igualar descriminando, estão fadados ao fracasso. Ora, a meritocracia funciona bem se o Estado adotar uma educação de qualidade, saúde de qualidade e segurança de qualidade para todos, mas isso é muito caro, muito desgastante, não traz votos a curto prazo... é preferível adotar medidas chauvinistas (“Vamos salvar a nossa gigante Petrobras!”) mantendo companheiros incompetentes roubando estatais para usos em campanhas e manutenção no poder. É preferível empurrar jovens despreparados para as universidades e alterar as estatísticas do que formar um plano de trabalho sério com estados e municípios para melhorar a educação de base. É preferível dar R$ 77,00, sem cobrar nenhum retorno dos beneficiários, mas também sem dar alguma perspectiva de inserção no mercado de trabalho. Óbvio que a meritocracia não funciona no Brasil do jeito que está, embora ela seja discretamente rogada quando convém ao governo, a propósito alguém lembra que agora o aluno precisa nota mínima em português para conseguir o FIES, o que é isso senão uma exigência, um mérito? Qualquer néscio sabe que a economia vem em primeiro lugar, muito, mas muito antes dos interesses imediatos da população. James Carville já havia cunhado a frase “É a economia, estúpido!” evidenciando que antes do populismo, das paixões ideológicas e dos discursos inflados, o rumo que o governante dará à economia é fundamental para o bem estar da população em médio e longo prazo. As reformas trabalhistas são importantes e necessárias, mas não para arrecadar mais dinheiro ao governo (como é o objeto de interesse de dona Dilma), mas sim para adequar a população as exigências do mercado.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  3. Assistam Zeitgeist que passa!

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu nem era nascido naquela época. Então não tenho que assinar nada....

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem