sábado, 18 de abril de 2015

Saudações, Apolinário Ternes

POR ANDRÉ LEONARDO

Li a opinião de Apolinário Ternes no jornal A Notícia, onde defendeu o Colégio Santos Anjos por utilizar espaço público como estacionamento e não contive o desejo de responder publicamente. Respeito as palavras deste senhor e sua coragem em expor uma posição que contrária à da grande maioria e da própria legislação.

Porém, após lerem o texto de Ternes o que pensaram as mais de sete mil pessoas que passam pela avenida JK todos os dias utilizando o transporte coletivo? Eu consigo imaginar e expressarei isso buscando outros pontos de vista:

#A dona de casa, que trabalhou mais de oito horas em pé, enfrenta seu último desafio antes de chegar em casa: o trajeto. O que ela poderia pensar ao saber que alguém culpou o ponto de ônibus que ela utiliza todos os dias pela confusão na Avenida JK?

#O que o estudante que paga sua faculdade e uma das passagens mais caras do Brasil pensou? O que ele sentiu quando espremia-se dentro de um ônibus onde cada metro quadrado é disputado e como reagiu quando foi obrigado a esperar por mais de dez minutos dentro do coletivo, porque o corredor exclusivo de ônibus estava ocupado com carros parados, aguardando a saída dos alunos do colégio para o embarque.

#Também consigo imaginar um empresário, preso em seu carro no congestionamento enquanto vislumbra a linda passarela que cruza a avenida, talvez um homem com vários compromissos naquele dia, e que, por conta da fila dupla em frente ao colégio, só lhe resta ter paciência e aguardar.

São muitos casos. “Ah, o colégio chegou antes!” Opinião retrógrada que em nada respeita e valoriza a mobilidade urbana e apenas a trata com desdém e mero detalhe no cenário urbano. Os povos dos sambaquis estavam há muito tempo antes de nós todos, assim como os índios e outras populações. O respeito à história e a cultura é devido, mas isso não impede o crescimento e o favorecimento dos meios de transporte coletivo.

A escola fere sua imagem ao defender as vagas irregulares implantadas pela prefeitura. Culpabilizar o ponto de ônibus ou qualquer outra obra que vise o deslocamento de milhares de pessoas é no mínimo um equívoco absurdo. O senhor Apolinário Ternes precisa urgente estudar a legislação de trânsito e as políticas de mobilidade. Não é possível conceber a proposta de que se ganha por tempo de existência. É o cúmulo!

Queremos uma cidade que pense para todos, para o coletivo e que, acima de tudo, respeite as legislações vigentes.


22 comentários:

  1. Se fosse um colégio público você não estaria tão revoltado com as vagas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que se fosse um colégio público, esse estacionamento na faixa de ônibus teria sido coibido há muito tempo.

      Excluir
    2. Se fosse um colégio público, sequer as vagas existiram ali.

      Excluir
    3. Se fosse público, com certeza não teria essas vagas reservadas e não haveria pais parando no corredor pq ai sim seriam multados como manda lei.

      Excluir
    4. Só para lembrar teve outro colégio central, de outra linha de pensamento , que se mexeu e adquiriu espaço em outro local e este também perdeu as vagas para corredor de ônibus , alguém viu este colégio reclamar ????

      Excluir
  2. Uma lastima...tentar preservar com argumentos "xulos"...a responsabilidade do colégio...ele é o maior envolvido na questão...outros colégios particulares...investiram em compra de terrenos para resolver a questão de estacionamento e embarque e desembarque de alunos...ex.Colégio Santo Antonio no Iririu...pq o Santos Anjos não pode...?

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! Pensei exatamente isso quando eu li o tal artigo desse senhor que já não vai mais nos incomodar com seus textos retrógrados tantas vezes na semana. Se valesse a lei do quem chegou antes, fecharíamos a João Colin para dar lugar às carroças!

    ResponderExcluir
  4. Não entendeu? Não existem vagas de estacionamento ali. É uma Avenida. Com corredor de ônibus nas duas pistas. Ninguém, em lugar nenhum do universo, pode estacionar em uma avenida ou em um corredor de ônibus. O problema do estacionamento é do Colégio, não dos outros.

    ResponderExcluir
  5. Estariamos revoltados por igual, se depender do caso, até muito mais, por se tratar de local de responsabilidade da prefeitura.
    Tem medo em falar algo? Não use o anônimo, seja transparente ;)

    ResponderExcluir
  6. Se fosse um colégio público as vagas nem sequer existiriam pra começo de conversa.

    ResponderExcluir
  7. Apolinário enterrou sua biografia.

    ResponderExcluir
  8. Contando com o trastorno e a localização do mesmo,acredito que estaria sim!

    ResponderExcluir
  9. Concordo que estão errados esses que ali estacionam mas colocar a culpa em todos e ficar instigando é muito estranho. Nunca vi uma pessoa com tanto tempo e disposição para isso. Por que não se preocupar com a Getulio Vargas que deveria ter o corredor por toda essa avenida? Seria muito mais útil do que num único trecho. Por que não se preocupar com a linha férrea que a tempos deveria sair do meio da cidade e várias vezes já vi ambulâncias terem que parar com pacientes e médicos agitados dentro delas? Tantas coisas estão erradas, esses pais que ali param tbem. Mas lembre-se que não são os pais de quase 1.600 alunos que ali param. Onde está o respeito pelos que fazem as coisas certas? Isso é preconceito tbem. Só porque estuda em colégio particular é filhinho de papai? E se for? E se os pais ralam o dia todo para dar um estudo melhor e levam de carro ou ônibus, ganham bolsa, o que isso importa? Serão rotulados igualmente? A prefeitura não tira as placas e a culpa é do colégio? Talvez tenham que tirar com marretas na quarta-feira.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo deixa de ser ridículo e imaturo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe de colégio santos Anjos detectada. Pra fazer ofensas sem dar contra-argumentos, é triste.

      Excluir
  11. Esse cara só quer se promover !!! E fica enchendo o saco por causa do corredor de ônibus, acho que na verdade é falta do que fazer. Eu ando direto de ônibus e querendo ou não o colégio já melhorou bastante. Deixa de ser implicante. Ah !!! E não se fica 10 minutos esperando....se no máximo 2 minutos e se o ônibus atrasa mais para chegar nos terminais da zona zul é porque pega trânsito intenso na Getúlio Vargas, na Monsenhor Gercino e na Av Santa Catarina e não só por causa do Santos Anjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é porque a Getúlio Vargas não tem que a JK deva ser desmerecida, não são apenas 2 minutinhos não, são 4 ou 5, senão mais, o colégio tem culpa sim por estar fazendo lobby para não retirar as vagas. Cada um luta pelo que acredita que deva ser lutado, se você quer que olhem para os outros problemas, sugiro que você faça isso.

      Excluir
  12. Legal essa. Mais tbm como motorista, se tentar mudar não é fácil, antes de culpar toda aquela marola ali na JK parando ou não, de uma passada aos arredores do colégio, passe na Rua Jaguaruna que vcs tanto defendem o uso dela, pois então. Não tem como andar ali, ruas lotadas, sem vaga e em demais horários a fila chega a pegar até a esquina da Ministro via Conselheiro Mafra, se inverter o tão famoso sentido a situação piora pois vai ser uma fila para entrar no colégio pós portão. Falar e agitar esta sendo fácil, quero ver fazer fluir tudo aquilo ali. Ah e a Rua do Príncipe se deslocarem para lá o centro para. Só como obs. a todos "A passarela não é coberta". E outro ralo o dia todo muitas vezes sem horário para acabar e pretendo dar uma boa educação aos filhos e tendo condições colocarei ali tbm.

    ResponderExcluir
  13. Mais um pseudo socialista de iPhone na mão. Futuro candidato a vereador por esses partidecos de esquerda. Não tem meu voto.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida, a necessidade pública da maioria da população deve sempre ter prioridade sobre a necessidade particular de alguns poucos. Portanto, ou o colégio se prepara para mudar para um local com estacionamento particular suficiente, ou adota medida paliativa, já que atualmente não tem espaço particular suficiente para estacionamento. Como, por exemplo, embarcar todos os seus alunos em ônibus do colégio, logo antes ou logo após os turnos escolares, para deslocar os alunos de ou a um lugar de estacionamento particular, onde os pais e responsáveis tenham acesso para deixar ou apanhar seus filhos, sem perturbar o trânsito.

    ResponderExcluir
  15. Os caras que promovem essa discussão, são sem conhecimento das dificuldades. Aposto que nem andar de ônibus andam. E filhos ? O que é mesmo crianças ?? Enquanto não tiverem os seus, é fácil falar e fazer discurso. Querem é divulgar uma batalha de pobres X ricos - quanta demagogia. Eles devem trabalhar e estudar para continuarem a ter a vidinha de sempre e fazer a doação dos salários deles para a assistência social. O trânsito em Joinville está um caos na cidade toda e não somente na frente do colégio, nos horários de pico e já peguei trânsito igual em outros horários na JK e não somente na saída dos alunos. Para quem tem um pouco de massa encefálica é nítido que a mudança do ponto de ônibus um pouco antes do colégio ajudaria a todos, inclusive os usuários do mesmo, porque muitos que pegam ônibus ali são funcionários do Centro Comercial. As pessoas não se recordam de quando ainda havia estacionamento rotativo na frente do colégio ? Pelo que me recordo não havia essa polêmica toda. O fluxo iria seguir normalmente, mas não, tem que ser intransigente. Mobilidade Urbana é importante sim, mas não temos condições para isto ainda em Joinville enquanto não houver realmente um planejamento real e viável para todos. Afinal o corredor termina na passarela, sendo ou não errado, mas ali termina então põe essa m......antes e resolve o problema. E elabore uma flexibilidade de 30 min para que os pais possam buscar seus filhos nos horários de entrada/saída no colégio com segurança, como existe na frente de alguns colégios em Joinville. E pronto acaba essa porcaria de denegrir e xingar todo mundo.

    ResponderExcluir
  16. Até onde me lembro, na Getulio Vargas foi onde teve o primeiro corredor de ônibus de Joinville. Ele vai da rua Ministro Calógeras até o Big da Americanas mais ou menos. Não é porque a sinalização está apagada e que o povo não respeita, que o corredor não está ali.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem