terça-feira, 5 de junho de 2012

Tô cansado dessa choradeira “é conseqüência da gestão anterior...”


POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Da mesma forma que recentemente cansei da propaganda mascarada “volta Tebaldi” nas redes sociais e nas conversas com tucanos, desta vez eu cansei de ouvir o discurso petista de sempre usar a gestão anterior como motivo para tudo. Se há algum problema na cidade, geralmente aparece o Prefeito na mídia, ou algum simpatizante/comissionado nas redes sociais, dizendo que o problema é uma conseqüência da má gestão de quem veio antes. Está certo que as gestões anteriores foram horrorosas, mas eu, que já fiz parte da gestão petista (e não escondo para ninguém), não vejo nenhuma mudança no discurso de quando estive por lá, muitos dos quais me levaram a sair.

Desde a quebradeira nas finanças, até a instalação das luminárias da Beira-rio, usou-se a gestão anterior como muleta. O que poucos lembram, é que, ao fim do primeiro ano de gestão, todo Prefeito tem que elaborar um novo PPA (Plano Plurianual), com duração de quatro anos, para justamente corrigir algumas falhas orçamentárias e redirecionar os investimentos. Tempo para apagar o passado teve. O mais assustador neste discurso repetitivo situa-se na linha tênue com a omissão. Já escrevi aqui no Chuva em outra oportunidade e volto a repetir: se sabiam dos problemas (buraco nas finanças, patrimônio cultural às traças, asfalto podre e drenagem inexistente, só para listar alguns temas prioritários) por qual motivo, após três anos e meio de mandato, não apresentam-se as soluções encontradas?

É no mínimo curioso saber que as realizações mais exaltadas pela gestão Carlito foram obras planejadas nas gestões anteriores! As escolas inauguradas recentemente são frutos de 2007 e 2008. As praças da Rua do Bera (e que muitos enchem a boca pra dizer que é um parque), saíram de um convênio com o FONPLATA há muitos anos. O esgotamento também na mesma situação. Está certo que muitas coisas estavam travadas e esta gestão destravou, mas por qual motivo as coisas ruins têm como culpada a gestão anterior, e as coisas boas (conseqüências da mesma gestão anterior) são obras de “quem faz mais”?

Estou cansado dessa incoerência no discurso. É fácil, cômodo e omisso me apropriar só do que me faz bem, e jogar as coisas ruins para a propriedade dos outros. É muito legal também encher as ruas de luminárias e novo paisagismo, asfalto novo e internet wi-fi e dizer que Joinville está bem cuidada. Ou, pior: dizer que as coisas não foram feitas devido à minoria na Câmara de Vereadores (por pior que seja a atual legislatura) e por pressões populares (como no caso da LOT e do Conselho da Cidade).

Da mesma forma que o “volta Tebaldi” ou o “culpa do Carlito”, os adeptos do “mas na gestão anterior” estão preocupados, e querem, com a repetição, impregnar um discurso. Todos acabam com a paciência de qualquer um. Enquanto isso, ao invés de apontarmos para quem realmente “fez mais”, estamos tentando identificar “quem fez menos”. Joinville está com sua bússola virada, a qual está longe de apontar um norte.

29 comentários:

  1. Importante dizer que até mesmo o trunfo da gestão Carlito, o Parque da Cidade, já estava com projeto pronto ao final da Gestão Tebaldi.

    ResponderExcluir
  2. ah cara! esse teu texto deve ter sido ideia da gestão anterior para macular a imagem do carlito.

    ResponderExcluir
  3. Bem que o Lula podia se candidatar à prefeitura de Joinville. Para quem governou o Brasil, isso aqui seriam férias.
    Alguém pode convidá-lo?
    Zé Bolacha

    ResponderExcluir
  4. A sensaçāo que fica é que quando nāo tivermos CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA nāo evoluiremos como cidade. Porque nāo dar sequencia aos bons exemplos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jordi, como sempre seu comentário foi assertivo e preciso.
      Esse comentário resume a solução para qualquer cidade: continuidade administrativa.

      Tive a oportunidades, tempos atrás, de observar a troca de gestão de uma companhia pública. Assim que o novo presidente assumiu, mandou jogar fora os planos até então feitos, pois queria refazer tudo "do jeito certo". É válido dizer que o novo presidente não tinha domínio técnico do assunto em questão.

      Apenas um pequeno exemplo, mas demonstra claramente que a continuidade administrativa economiza recursos, aumenta o número de realizações e tudo é feito para durar. Não apenas para "mostrar serviço".

      Excluir
    2. Coninuidade ???
      deus me livre 4 anos mais de Carlito, Joinville não merece !

      Excluir
    3. Gostaria de lembrar da Lei de Murphy que preconiza que nada é tão ruim que não possa piorar.

      Com alguns dos candidatos que estão pre-colocados, há uma possibilidade de que as coisas ainda fiquem piores.

      É possível imaginar um segundo turno em que os setores menos brilhantes do PT se aliem ao fisiologismo mais selvagem do PMDB e se incluam as alas menos honestas de outros partidos menores.

      Excluir
    4. Ô Jordi!
      Vira essa boca pra lá...
      Va de retro!!

      Excluir
    5. Nelson Jvlle

      Deve lembrar que o governo do Carlito não foi pior porque a sociedade tem sabido se organizar e se defender. Sem ações na justiça a LOT estaria aprovada. Sem associações de moradores articuladas o pouco do OP que foi feito teria sido uma pantomima e teria sido direcionado para as obras que a administração queria.

      Ainda é bom não esquecer que O PT não fez mais (estrago) por pura incompetência, não por falta de vontade.

      Excluir
    6. É bom esclarecer que continuidade de gestão não, necessariamente, implica em reeleição.

      Excluir
    7. Vanderson,

      Oportunisimo o seu comentário. Continuidade administrativa implica na continuaçāo dos projetos iniciados em outras gestōes.
      Poderiamos aqui falar da continuaçāo da Marques de Olinda e a sua previsāo de duplicaçāo, iniciando já as necessarias desapropriaçōes e assim por diante.

      Obrigado pelo toque, poderia ter leitor imaginando um apoio a manutençāo da inoperancia.

      Excluir
  5. Poisé, poisé, mas do que adianta um monte de projetos no papel? O que importa para a cidade é justamente a continuidade dos projetos, a execução dos mesmos e os ajustes necessários.
    Também não concordo com esse blá, blá, blá de quem fez mais ou menos. Enquanto cada partido puxa a sardinha para o seu lado, quem sai perdendo é a cidade!

    ResponderExcluir
  6. Já comentei por aí que o único jeito disso acabar é reeleger Carlito

    Aí acaba essa desculpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chapa de 1o de abril acabaria com todos os problemas

      Excluir
  7. Na minha nada relevante opinião, é até pouco falado. Ou falado da forma errada. Se eu fosse gestor iria bater muito mais nessa tecla. Iria mostrar as contas e dizer onde está o buraco. Iria mostrar os projetos mal feitos, como alguns casos em que não constava a drenagem no projeto. Enfim, iria mostrar detalhadamente o que estava errado e o que eu fiz pra arrumar. Assim ficaria alguém querer a volta do Teba.

    Sempre imagino que se eu comprasse uma casa que não tivesse pintura, encanamento, rede elétrica e tivesse piso de chão batido, portas e janelas caindo aos pedaços e paredes com infiltrações, eu teria que começar a arrumar isso tudo devagarinho. Mesmo que eu encontrasse lá nas gavetas um papelzinho dizendo que eu teria que fazer tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Assim ficaria [difícil] alguém querer a volta do Teba."

      Excluir
    2. qualquer um menos o Carlito tá bom !!

      Excluir
  8. Gostaria de levantar uma questão para 2013 !
    o próximo prefeito com certeza terá muito a se queixar da gestão anterior !
    esta que está investindo em luminárias caras e que gastam mais!
    e os inúmeros prédios interditados !
    a cidade esburacada !

    Pelo jeito continuaremos a escutar a ladainha , mas o próximo pelo menos terá razão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mais que provado que as luminárias vermelhas nunca existiram, não passam de intriga da oposição e imprensa golpista.

      Excluir
    2. Dirk,

      Luminárias vermelhas? você ficou louco? Acaso sofre de alucinações? Não há luminárias vermelhas. Repita comigo: Não há luminárias vermelhas, de novo, Não há luminárias vermelhas, de novo, Não há luminárias vermelhas, de novo, Não há luminárias vermelhas, de novo, Não há luminárias vermelhas, de novo, Não há luminárias vermelhas, de novo, Não há luminárias vermelhas. Viu como foi fácil.

      Excluir
    3. Algo que irrita no Carlito e em qualquer político é a incapacidade de assumir erros e a facilidade de arranjar desculpas e defesa.
      Palavras chave do governo Carlito: "oposição, má fé, imprensa, interesse partidário" e por aí vai.

      Excluir
    4. Eu citei luminárias caras , não a cor da dita cuja !
      a cor não interessa ! oq interessa é o gasto : numa iluminação deficiente , na quantidade , em maior consumo e por aí vai...
      grego

      Excluir
    5. Você é engraçadíssimo Jordi. Depois que todas as luminárias estiverem funcionando e a população perceber o quão úteis elas são, você vai continuar falando mal ou vai calar a boca como fez depois da reforma da JK e como fará depois de pronta a rua das palmeiras?

      Excluir
    6. Caro Anônimo,

      Continuo achando a intervenção na JK (desde o ponto de vista paisagístico desnecessária e um desperdício de dinheiro publico) a cerca ficou medonha e as florzinhas ridículas.

      Sobre as luminárias da Beira rio, deixo bem claro, são caras, menos eficientes que as de vapor de sódio, gastam mais e tem vida mais curta. Falo isto agora e depois que estejam todas acessas.

      Sobre a Rua das Palmeiras, concordei desde o primeiro momento, na verdade já o fiz 11 anos atras, com a abertura da rua para os pedestres e a recuperação do eixo. Sou contra a forma amadora como a obra é tocada, o ridículo de buscar restos arqueológicos numa obra da década de 70 e a má qualidade do trabalho feito.

      Se você achar engraçado é problema seu, eu acho trágico e lamentável.

      Excluir
  9. Além da alucinação das luminárias, que só pode ser conspiração do além, já passei mil vezes na rótula do Guanabara e também não vejo nenhum parque.

    ResponderExcluir
  10. Charles,
    além da oportunidade de começar a dar a volta por cima com o Plano Plurianual comentado, também tivemos quase dois meses de uma suposta transição onde qualquer administrador aproveitaria as brechas para imaginar o tamanho do rombo, e tentar começar a gestão com alguma coisa engatada. Parece que engataram a marcha-a-ré por engano.

    ResponderExcluir
  11. Este assunto me lembra Lula em seu primeiro mandato e a "herança maldita" deixada pelo governo FHC.

    Todos sabemos como resolveu-se a choradeira, demos a ele outro mandato, tudo se resolveu e ainda acabou tornando-se um dos melhores presidente deste país.

    Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ouça. Gostaria bastante que aqui também fosse "simples assim".

      Excluir
  12. É sempre assim .. Um acaba colocando a culpa no outro, mas não tem a humildade e a capacidade de assumir os seus próprios erros ...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem