sábado, 2 de junho de 2012

Post-protesto-proposta para o Chuva Ácida


POR GUILHERME DOS SANTOS*

Também estou indignado com vários problemas nesta cidade e creio que boa parte não vem exclusivamente desta gestão. Estou longe de defender, mas já estive muito mais revoltado. Ao invés de somente reclamarmos sobre as luminárias e demais assuntos referentes a esta “administração” municipal, por que não ajudamos o prefeito a fazer uma “boa ação”? O cara já ganhou prêmios de gestão, poderia ganhar mais um, por atender ao pedido do povo! Iria inovar mais uma vez... Ele não está tão a fim de fazer o melhor pela cidade? Inclusive, "nunca na história dessa cidade um prefeito se engajou tanto em melhorias" de acordo com o discurso de alguns partidários, cegos ou não. Já tô até ouvindo aquele papo de que “agora vai, a casa tá arrumada” e eles já fizeram o “cursinho” para administrar a cidade-continental, só que acabou o tempo para botá-lo em prática...

Tomo como base o movimento feito em prol da Rua Bananal. Com ou sem efeito, muitas pessoas ficaram sabendo dos intrigantes números e irão continuar cobrando a solução, nem que só por rede social. Expor as feridas, além destas que eles mesmo abriram, é uma bela forma de protesto inteligente.

Proponho uma manifestação pensando no bem da cidade. Sim, até o momento o esforçado-incompreendido-prefeito precisou de um empurrão, seja de onde for, pra fazer qualquer coisa. Não vem ao caso o fato da competência ou merecimento. Creio que sobram notícias na mídia sobre estes questionamentos. Pasmem, até a igreja teve que intervir.

Então proponho o seguinte: ao invés de iluminação demais no Centro, que tal informar ao preocupado-prefeito-perdido aonde não tem iluminação, tal qual um “OP iluminado”? Sim, ele deve ter o “time” dele para analisar isso, mas vai que estão ocupados demais com outros assuntos, envolvendo projetos outubrísticos?

Por exemplo: eu faço o caminho entre Rodovia do Arroz e o Eixo Industrial (norte) todos o dias, de manhã e de noite. Sim, creio que a responsabilidade por este trecho não seja da Prefeitura. Mas se ele quer tanto ver ruas iluminadas, para o bem dos munícipes, que tal ajudar nessa, que tem um grande movimento e, na ligação com o bairro Vila Nova, não tem iluminação por boa parte do caminho? Além disso, com os prédios do "Minha Casa, Minha Vida" que vão inaugurar em breve, esta opção de trajeto ajuda muito a desafogar o trânsito, que por sinal é mais uma reivindicação desta amorosa gestão. Esta mudança traria benefícios para mim e para várias outras pessoas, independente do partido ou visão política. Essa seria uma grande prova que o cursinho teve aproveitamento.

Acredito que muitos anônimos conhecem mais tantas áreas nessa mesma situação.  Fica a ideia, que pudéssemos trazer nos comentários mais indicações de lugares que realmente precisam de iluminação; talvez até esta mesma, "antiga", que foi tirada das atuais "ruas-pinheirinho".

Penso que isso poderia se tornar um movimento, tirando do prefeito a oportunidade de mais esse discurso de perseguição ou “não sei, não vi”. Estamos reclamando e oferecendo soluções, ainda falta algo além de competência?

PS.: Aos senhores anônimos curiosos, não tenho pretensão a nenhum cargo em eleição e a minha formação me dá a possibilidade de ao menos fazer sugestões.

PS2.: Fui funcionário público por quase 4 anos e vi muita coisa que a "vontade de cima" é capaz de fazer.

*Guilherme dos Santos, Analista de Sistemas, 23 anos; pensador por opção, crítico por obrigação.

9 comentários:

  1. Ótimo!
    Se ao invés da crítica destrutiva vier o levantamento do problema acompanhado de sugestões de solução, fica bem mais fácil cobrar sem cair na politicagem partidária do momento.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,
    também sou servidor público, e municipal, e também acho que muitas ações merecem reconhecimento. Não por fazer que é a obrigação, mas pelas prioridades e planejamento.
    E quanto a este item, acho que a atual gestão tá devendo, e muito.

    ResponderExcluir
  3. Porque o governo não aproxima mais as secretarias regionais da população ??? Em vez de apenas serem usadas como cabides de emprego, poderiam ser usadas em prol do povo ...

    ResponderExcluir
  4. Seus comentarios "entre aspas" sujerem um tom irônico e arrogante sem necessidade. É sabido que estás longe, e poe longe nisso de defende-lo (prefeito), Porém acho interessante dar sujestões a este, desde que sejam factíveis em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  5. Será que aprendeu a lição?

    Será que aprendeu que colocar puxasacos e conchavados em cargos de confiança desmerece e desestimula o funcionalismo comprometido e concursado.

    Será que aprendeu que o horario do expediente, dele e todos os nomeados, TEM que ser dedicado à população e à administração da cidade, ao invés de ficar politicando e construindo o futuro politico individual as custas de nossa cidade?

    Será que aprendeu que o que o séquito de penduricalhos políticos não trás as informações que o POVO quer que sejam ouvidas?

    Será que acompanha a mídia idônea?

    Por que não manda arrancar as portas do gabinete?

    Por que não abra a administração municipal para ouvir os ansejos do POVO?

    Por que não entra para a história como o primeiro político a trabalhar pela qualidade de vida de sua cidade? (nunca antes na historia deste país)

    Por que não manda os caciques partidários pra @#$%$$#@&&%**(?

    ..... e faz o que toda "dona de casa" sabe fazer muito bem ...... administrar a qualidade de vida de sua família?

    ResponderExcluir
  6. Sr anonimo das 23:46

    Será que nas "ações que sejam factiveis em todos os aspectos" incluem-se: instalação de sinais de transito, menos ganancia nas cobranças de multas de estacionamento, contratos assinados em tempo de entrarem em vigor, fiscalizar a qualidade dos serviços prestados por firmas terceirizadas (asfalto, pintura, manutenções, canos, esgoto, jardins, iluminação, fornecimento de agua, manutenção das maquinas da prefeitura, fazer as chefias administrativas agilizarem todos os procedimentos do município, colocar técnicos capacitados nos cargos de decisão, reuniões para ouvir o povo ...... o que não é "factivel"? O que não é função para a qual ele se candidatou?
    ironia ....kkkk toma umm pouquinho de aspas """""""""""""""""""""""

    ResponderExcluir
  7. Joinville tem um bom quadro técnico.
    Mas infelizmente, geralmente os "massa cinzenta" são chefiados pelos "sem noção" ou "os rabo-comprometidos".

    Ninguém decide. Ninguém faz a maquina andar. Ninguém "azeita" as engrenagens.

    Ninguém esta de prontidão para dar todo o suporte ferramental para que o funcinário exerça suas atividades principais sem ter que ficar correndo atrás de apagar incêndio.

    caqfé, papel higienico, iluminação, internet rapida, com,putadores, sistemas que não caiam a cada soluço da rede eletrica (que também deveria ser bem cuidada), impermeabilizar os tetos (escolas e museus inclusive) ...... pois é
    O bom administrador é aquele que ninguém se lembra dele. Tudo funciona e ele não é lembrado ( é igual a um pneu - só lembramos quando fura).

    Infelizmente isso não combina com a autopropaganda de um politico.

    ResponderExcluir
  8. O que todos concordam é que este alcaide .... "já era !!!!"
    críticas construtivas nesta altura do campeonato ? acho que não adianta mais !
    agora só nos resta votar! e votar bem!

    Lembrando aos amigos , infelizmente é utopia pensarmos num político perfeito , bom , etc...
    No momento temos que votar no "menos pior" , é o jeito !

    ResponderExcluir
  9. Guilherme dos Santos3 de junho de 2012 20:27

    Nos moldes atuais, é utopia mesmo pensar em candidato no mínimo decente.
    Diga-se de passagem, a rua Bananal foi "encontrada" pelo poder público e recebeu uma bela maquiagem. Só resta saber se sai com água.... #PMJFacts

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem