quarta-feira, 27 de junho de 2012

Espanha X Portugal

POR JORDI CASTAN
A partida em que se enfrentarão hoje os dois vizinhos que partilham a Península Ibérica reúne todos os elementos para ser um bom jogo. As características de jogo de uns e outros e a rivalidade tradicional entre vizinhos próximos tem tudo para que ninguém queira ficar de fora.

A Espanha tem melhorado muito o seu nível de jogo já faz alguns anos. É a primeira seleção no ranking da FIFA. Na Eurocopa está defendendo o título e é hoje a seleção campeã do mundo. Para todos é o alvo a abater. Caiu um pouco da forma de jogar que a fez ser conhecida como “A Furia”.  Hoje tem um jogo de toque, de passe, de controle.


Espanha é uma equipe que, jogando sem atacantes, consegue afogar os seus oponentes com o toque de bola. O seu maior diferencial é o fato de que a maioria dos jogadores vem de duas equipes, o FC Barcelona e o Real Madrid, o que permite que seja possível identificar um estilo de jogo. Além disso, permite que haja uma sequência de jogo e cumplicidade entre os jogadores que só se consegue com o tempo.

A maioria dos jogadores já foram campeões na Euro 2008, na Copa da África do Sul, e com suas equipes tem ganhado Ligas, Copas, Champions. Sabem o que é jogar juntos e sabem o que é ganhar. O que dá uma tranquilidade adicional. O jogo de equipe é a sua característica e pode se dizer que não tem estrelas badaladas.

Na frente vai encontrar o Portugal de Cristiano Ronaldo, um jogador excepcional que faz de cada encontro uma batalha a ser vencida, capaz de carregar toda a equipe nas costas e de marcar a diferença em qualquer estádio. O resultado dependerá das genialidades de um solista como Cristiano Ronaldo ou da harmonia da orquestra sinfônica que tem sido o jogo da Espanha. É ele o único que poderá mudar o final de uma historia que parece estar já escrita. Espanha estará na final no Olimpiyskyi de Kiev.

2 comentários:

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem