quarta-feira, 14 de março de 2012

Despedida



POR FELIPE SILVEIRA

Caros e caras leitores e leitoras, meu último texto aqui no Chuva Ácida é, infelizmente, uma despedida. Por motivos pessoais e profissionais, eu deixo o blog. Um deles eu conto para vocês: quero deixar a minha condição de estudante para, finalmente, me tornar jornalista. Não que eu vá deixar de ser estudante, mas já passou da hora de me formar.

Quero agradecer aqui aos amigos de blog pela experiência compartilhada. Acho que foi de muita valia e rendeu bons debates. Quero agradecer também aos leitores que participaram no espaço dos comentários. Foi bom dialogar com vocês. Quanto aos anônimos (aqueles que só queriam avacalhar), não cabe agradecimentos a eles, mas digo que foi divertido. O anonimato deles me dava liberdade para xingá-los, já que eram seres sem identidade. Um deles até ficou magoado.

Quero desejar aos colegas de blog uma boa caminhada e que o Chuva Ácida siga cada vez mais promovendo um bom debate sobre a cidade e sobre a cidadania. Acredito que o blog ocupa um espaço importante na sociedade e que Joinville possa ganhar com a sua existência.

Um grande abraço a todos! (menos aos anônimos)
POR COLETIVO CHUVA ÁCIDA

Os integrantes do coletivo Chuva Ácida - que permanecem no projeto - agradecem ao Felipe Silveira pela irretocável participação nestes primeiros meses de existência do blog. Desejamos todo o sucesso na busca do seu objetivo de conquistar o diploma de jornalista. Se para os leitores e leitoras fica a marca do estilo intempestivo e irreverente, para nós permanece a imagem de uma pessoa sempre disponível, cujo trabalho foi fundamental para o crescimento do projeto.


Por essa e por outras razões - especialmente pela amizade - o nome do Felipe é já uma marca na história do blog (que, esperamos, virá a ser uma longa história). A sua personalidade firme e constestadora vai marcar a vida dos que partilharam com ele este projeto. A saída, que todos lamentamos, vai deixar um vazio para os integrantes do Chuva Ácida. Mas temos a certeza de que será uma ausência sentida de maneira muito mais intensa pelos leitores, de maneira geral, e pelos "anônimos", em particular. Os "anônimos" com os quais ele estabeleceu uma relação cheia de baixos e baixos, com troca de farpas e alguns desaforos. O Felipe é assim mesmo e aprendemos a admirá-lo por isso.

Por outro lado, deixamos uma mensagem aos nossos leitores e leitoras. Reafirmamos o compromisso de melhorar o produto Chuva Ácida a cada dia. E como já havíamos anunciado há pouco mais de uma semana, em breve teremos novas mudanças. Neste momento, vamos apenas adiantar que o superávit de testosterona (éramos seis barbados e agora somos cinco) vai encontrar algum equilíbrio. Aguardem.

Por enquanto, só nos resta agradecer ao Felipe pela parceria nesta caminhada. Obrigado por tudo. E boa sorte.

25 comentários:

  1. Fred,
    sou apenas um dos muitos anônimos, e ao contrário do que disse lhe admiro bastante, apesar da sua infantilidade em nos provocar (e ser provocado por consequencia) sem motivação para isto.
    Voce vai fazer falta, pois como disse um dia, era a alegria da galera que provocava. Mas a falta maior será da sua irreverencia.
    Boa sorte e um abraço, apesar de não deixar o mesmo para nós. Anônimos também tem alma e sensibilidade, espero que o diploma e a vida profissional lhe ensinem isto.

    ResponderExcluir
  2. Felipe, lamento que não veremos mais por aqui os seus textos e as questões que você levanta, principalmente sobre mobilidade (apesar de eu viver numa cidade tão diferente de Joinville, alguns problemas são meio universais, né?). Mas fico feliz toda vez que vejo alguém começando algo novo! Então, te desejo boa sorte e espero ter a oportunidade de ler seus textos por aí. A gente precisa de gente combativa.

    E ao pessoal do Chuva que fica, também desejo sucesso. A única saída possível para os problemas coletivos é fazer o que vocês estão fazendo: discutir.

    Excelente notícia sobre a possível entrada de mulheres. Demorou, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cecília. Uma das boas coisas que o blog proporcionou foi conhecer gente como você, como o Clóvis e outros. Seguimos conversando pelo facebook ou por outros locais e tentando fazer um mundo cada vez melhor.

      Excluir
  3. Lamento a saída do Felipe.

    Ele era o único contraponto extremo e absurdo do Blog. Dai, sua importância...

    Sou assíduo leitor dos jornais locais, da Folha, e de algumas revistas semanais. Nestes veículos, existem alguns "macacos velhos" que tentam criar polemicas com pensamentos aparentemente diferenciados. Mas, em regra, é fácil percebermos que a intenção é forjada, calculada para a geração da polemica. Contudo, é claro, os textos deixam suas brechas de defesa, seus poréns suas dubiedades e nuances.

    O Felipe... um jovenzinho com tudo pela frente... não é assim. Um cavalo chucro sem rédeas, sem a menor intenção real de relativizar, de enxergar por outro ponto de vista, suficientemente ingênuo de achar que sua “força” será capaz de lhe manter indômito, de mostrar o “caminho” para aqueles que de fato já o percorreram. Felipe teve neste blog uma oportunidade única. Nunca teria tido a oportunidade de manifestar-se da forma como aqui fez em qualquer veículo sério.

    Por mais que o Jordi assuma um pouco deste papel (aos moldes dos “macacos” citados) e que o Baço crie texto por vezes inspirados, o excesso de pimenta, se sal, de álcool, de loucura desvairada e ensandecida se vai. E é uma pena. Gostava deste excesso.

    O fato é que o Felipe fazia deste blog um espaço diferenciado. Escreveu, em minha opinião, inúmeras bobagens homéricas. Mas eu gostava de ler seus artigos justamente por isto. Isto me divertia, me tirava do lugar comum, me fazia, mesmo que de forma rasa, refletir sobre minhas verdades.

    Ele sempre me pareceu algo como aquele adolescente que vive aprontando todas, colocando os pés pelas mãos e que sempre criticamos, mas que, intimamente, chegamos a achar um caso curioso e até mesmo instigante.

    Com a saída de Felipe o Blog Chuva Ácida perde, Joinville perde, eu perco.

    The Worst

    ResponderExcluir
  4. Ao leitor que recomendava o filme, as minhas desculpas. Eliminei o texto em vez de publicar. Pode reenviar?

    ResponderExcluir
  5. Felipe, obrigado pelo comprometimento com o projeto!

    Uma ótima caminhada rumo ao término da faculdade, e ao início desta longa carreira.

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Charles! Foi um prazer compartilhar desta prática contigo. Vamos continuar trocando ideia pelas redes. Desejo o mesmo pra ti: boa sorte no mestrado e na tua carreira.

      Abraço!!

      Excluir
  6. Sim. Havia indicado para o Felipe, autor de "A Bolha", o filme "Edukators", do diretor alemão Hans Weingartner.

    The Worst.

    ResponderExcluir
  7. The Worst já disse tudo o que eu pensava a respeito do jovem Felipe, por isso peço carona no seu texto.
    Apesar de não concordar com muitas coisas que o Felipe escrevia, a falta de sua pena será sem dúvida sentida por todos, leitores e autores do Chuva.
    Só posso lhe desejar muito sucesso na caminhada que ora inicia, recomendando-lhe mais comedimento, mas que JAMAIS perca seu espírito combativo.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Felipe!

    Também sentirei falta de seus textos, como já lhe disse!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Guilherme. Você foi a grande a grata surpresa deste blog. Fico feliz de podermos sempre trocar uma ideia.

      Excluir
  9. Duvido. Aposto que é uma jogada de marketing (básica, por sinal). Daqui há pouco vcs anunciam a volta.

    ResponderExcluir
  10. já teve mulher por aqui, não aguentou tanta prepotência. Já basta em casa, imagina de gente que sequer ajuda a pagar a pasta de dente...
    Sem o Felipe, sem rédeas galopando para a esquerda, contaremos com a profundidade de uma colher de sopa das opiniões do Charles Henrique, a virulência fascista do Jordi e o Guilherme concordando com todo mundo, em flagrante responsabilidade social. Haja baço para o Baço, pois o fígado já provou que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fígado... fígado... fígado... deixe-me refrescar a memória. O que é mesmo? Depois de passar fevereiro em mesas de bar com o Guilherme, Charles, Jordi e Felipe (o Sandro não quer ser visto em público comigo) só tenho uma vaga memória sobre o que será esse tal fígado. Mas não lhe parece interessante que pessoas tão diferentes consigam ser amigas, partilhar um projeto e ainda se sentem juntas em mesas de bar? Não precisa responder: sei algumas pessoas são incapazes de entender o conceito de urbanidade. Hehehe...

      Excluir
    2. Já li e ouvi muita bobagem, mas "virulência fascista" foi campeã.
      Das coisas boas de participar do Chuva Ácida é aprender a lidar com os intolerantes e neste quesito os anônimos tem sido o maior desafio.

      Obrigado por me ajudar a lidar com a obtusidade dos intolerantes.

      Excluir
    3. Taí, um novo conceito de responsabilidade social que eu até então desconhecia: concordar com todo mundo!

      Excluir
  11. Aos amigos do Chuva Ácida, muito obrigado pelas palavras. Como é feio negar elogio, só tenho a agradecer, apesar de achar que não merecia tanto. Obrigado, mais uma vez, pela experiência. E, mais uma vez, uma boa caminhada - que importa mais do que a chegada - a todos.

    ResponderExcluir
  12. Volta Felipe! Sem você, isso aqui não tem graça nenhuma. Sério...
    Stefana e Joana

    ResponderExcluir
  13. Desde a minha juventude, vivida aí em Jville., sempre reclamei da mesmice local, da falta de criatividade, do comodismo e do conformismo como características a marcar a “cultura local”. Para minha grata surpresa, o Chuva Ácida, junto com outras iniciativas mais ou menos recentes, surgiu disposto a desconcertar e desafinar o coro dos quase sempre contentes joinvilenses, com criticidade, ironia, humor e algumas farpas.

    Acredito que com a saída do Felipe, a chuva continuará a cair ácida, mas certamente menos irreverente e provocativa. Não o conheço pessoalmente (dos barbados do coletivo, só o Baço), mas as redes sociais e o blog acabaram por estreitar um vínculo pessoal e virtual que, eu espero, continue.

    Que o blog siga cumprindo o papel de provocar, inquietar e promover o debate. Ao Felipe, sorte na reta final, porque formar-se e sair da faculdade é sempre mais difícil que entrar. O Chuva Ácida perde um de seus mais inquietos colaboradores, mas a causa é justa: o jornalismo local em breve ganhará mais um profissional atento, crítico e ácido.

    ResponderExcluir
  14. Baço...se me encontrasse com voces num buteco,
    seríamos todos presos por formação de quadrilha!

    ResponderExcluir
  15. O Chuva Ácida vai perder em número de comentários.

    Felipe, sucesso em sua jornada profissional.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem