sexta-feira, 9 de junho de 2017

Uma nova forma de consumir informação


ISABELLA MAYER DE MOURA* - Conecdados
A Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada anualmente pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal, mostrou que em um período de apenas dois anos, entre 2014 e 2016, os celulares se tornaram o principal meio de acesso à internet entre os brasileiros e que o tempo médio que as pessoas ficam conectadas aumentou de 3h39min para 4h42min por dia. Uma grande mudança, considerando o curto espaço de tempo.

Isto mostra o quanto a internet vem mudando os nossos hábitos, inclusive a forma como consumimos notícias e como as produzimos. O Conecdados, que reúne os jornalistas Isabella Mayer de Moura (ex-repórter de economia do ND), Vandré Kramer (ex-editor de economia do AN e do ND e ex-chefe de reportagem do ND) e a webdesigner e social media Raquel Nienow (ex-Diário da Manhã de Carazinho), pegou carona nesta transformação e hoje produz conteúdo local para Joinville, focado nas áreas de política e economia, usando técnicas do jornalismo de dados, que envolve raspagem e mineração, análise e visualização de dados.

Há cinco anos, seria impossível imaginar que uma iniciativa como a nossa teria viabilidade. Primeiro, porque o Brasil só implementou a Lei de Acesso à Informação em maio de 2012. Antes dela a divulgação dos dados públicos era exceção, agora é regra. Segundo, porque as ferramentas de manipulação de dados só eram utilizadas por profissionais de áreas bem específicas, como programadores e cientistas de dados.

Felizmente, a tecnologia permitiu a criação de ferramentas poderosas com interfaces intuitivas e a internet propagou o conhecimento para que os jornalistas aprendessem a utilizá-las. Aqui no Conecdados, por exemplo, a gente faz uso indiscriminado do Webscraper para catar dados na internet, criamos nossos gráficos com o Tableau Public, analisamos e filtramos planilhas com SQL. E continuamos correndo atrás para aprender novas técnicas do jornalismo de dados. Nestes tempos em que o cenário muda em questão de dois anos, ficar parado ou conformado com o que já sabe é assinar o atestado de óbito da própria carreira.

Nós, do Conecdados, ainda estamos dando os primeiros passos, mas sabemos que nossas raízes estão fincadas no jornalismo digital. A internet é nossa casa, é nosso meio de comunicação entre equipe e com os leitores, é nossa ferramenta de trabalho e de aprendizado. O nosso grande desafio é provar que também é possível fazer jornalismo de dados longe dos grandes centros do país.

* Isabella Mayer de Moura é jornalista e idealizadora do jornal online Conecdados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem