terça-feira, 27 de junho de 2017

Chuva Ácida entre as principais fontes de notícias sobre Joinville

POR COLETIVO CHUVA ÁCIDA
“Que veículo é a sua principal fonte de notícias locais?”
A pergunta foi feita numa enquete do Projeto GPSJor (UFSC e Ielusc) e o Chuva Ácida aparece na lista com 0,4%. Há alguns comentários possíveis sobre esse resultado.

1.     A presença na lista é, de certa forma, surpreendente, uma vez que o Chuva Ácida é um blog de opinião e não de notícias.

2.     O resultado não é muito expressivo em termos numéricos. Mas é valorizado pelo fato de estarmos a tratar de uma amostragem representativa da população. E 0,4% para um blog com a proposta do Chuva Ácida é um número a ter em conta.

3.     O resultado geral mostra, também, que apesar de amplamente dominado por veículos tradicionais, as tendências apontam claramente para os conteúdos online. Mesmo os noticiários da imprensa tradicional encontram no digital um meio de chegar aos seus públicos.

4. O Chuva Ácida vai completar seis anos. É um dado que coloca o blog numa posição de pioneirismo em termos de plataformas digitais em Joinville. De certa forma, como era a proposta original, o Chuva Ácida ajudou a abrir caminho para novos projetos digitais hoje existentes na cidade. Aliás, vale salientar que alguns foram apresentados aqui há duas semanas (O Mirante, Paralelo, Fazer Aqui e Conecdados).
  
Sendo uma amostragem, a enquete mostra que o Chuva Ácida tem representatividade em Joinville. E é motivo mais que suficiente para agradecer aos nossos leitores, que ao longo destes seis anos têm feito no blog um projeto de sucesso. Muito obrigado, leitor e leitora.

O relatório completo está (aqui).


6 comentários:

  1. Sempre falei que o Chuva ácida deveria evoluir para a área jornalística.

    ResponderExcluir
  2. Se não fossem os Anônimos para informar e corrigir o que os "articulistas" escrevem no blog...

    ResponderExcluir
  3. Presunção demais. Obviamente que a enquete ter sido feita no IELUSC influencia, ninho onde a esquerda se procria sem pudor.
    Faça a mesma enquente num local de grande circulação, terminais de ônibus, por exemplo, pode até aumentar o número de entrevistados para 1000. Duvido que estes coletivozinhos que apenas repetem à exaustão as mesmas pautas irão aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Tontinho. Quem disse que a enquete foi feita "no IELUSC"?
      2. Cê não entende nada dessa merda de pesquisas, né anônimo.

      Excluir
    2. Não entendo. Quem entende é você, que fica de pau duro só pq viu 2 dentre 500 pessoas falando que a maior fonte de notícias delas é o Chuva Ácida.

      1) Quem organiza o GPSJor é a UFSC e o IELUSC. Não achas que o incentivo à participação da enquete seria maior no IELUSC? Sério mesmo que tu acha que a população de Joinville, fora os grandes ninhos de propagação destes coletivos, usa o Chuva Ácida e o Coletivo Metranca como fonte de de notícias?

      Pega esse 0,4%, senta em cima e se masturba.

      Excluir
  4. Sem desmerecer o Chuva, mas é estranha a compilação dos dados desta pesquisa.
    Não descreve os "outra emissora de TV" e "outra emissora de rádio" que, por menor que fosse a votação, deveria estar ali elencado, uma vez que canais que tiveram 1 voto (Gazeta de Joinville) e até zero votos (Viva Pirabeiraba) aparecem.

    Ou é descuido ou é intencional, ambos erros amadores ou escusos.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem