sexta-feira, 30 de junho de 2017

Temer também sufoca os que querem ir à Disney

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
É a mais grave crise financeira enfrentada pela Polícia Federal nos últimos anos. Uma situação que vai ter reflexos nas grandes investigações, inclusive parte da Lava-Jato, e algumas poderão mesmo ser suspensas. Os policiais vão ficar sem dinheiro para passagens, diárias e outras despesas ligadas ao trabalho. Sem verbas, as aeronaves da própria Polícia Federal podem ter que ficar no solo.

Tem gente pondo a boca no mundo. O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, ligado à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, por exemplo, usou a rede social Facebook para denunciar a redução da equipe da polícia que trabalha no caso. Além de expor o seu descontentamento com a situação, o procurador deixa no ar uma pergunta sobre eventuais interesses.

“O governo Temer sufoca a Polícia Federal. Nem dinheiro para a emissão de um documento necessário como o passaporte. Imagine como está a continuidade das diversas investigações pelo país. Na Lava Jato a equipe da polícia foi significativamente reduzida. A quem isso interessa?”, pergunta o procurador. Não é preciso ser um vidente para saber quem é o alvo da questão.

As ilações são óbvias. Se a Polícia Federal não pode investigar, então os investigados têm a vida mais fácil. E quem está no olho do furacão? Todos os caminhos apontam para o Palácio do Planalto e o seu entorno. Dizem que há uma quadrilha instalada por lá. O que se pretende? Tudo aponta para uma volta aos tempos do PSDB e do engavetador geral da República, quando a Polícia Federal investigava pouco.

É sempre bom lembrar que quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, em 2003, houve um forte investimento nas estruturas da Polícia Federal e o número de operações disparou. Também não é despiciendo dizer que, com o Partido dos Trabalhadores no poder, essa força policial realizou 50 vezes mais operações do que nos tempos de FHC.

Há alguma surpresa? Não. O roteiro desta história vem sendo anunciado há tempos, mas nunca comoveu as elites brasileiras (aqueles que o coletivo decidiu chamar “coxinhas”). As panelas, tão barulhentas nos tempos de Dilma Rousseff, hoje guardam um silêncio hipócrita e conivente. Afinal, o governo de Michel Temer conta com o apoio de PSDB e DEM, dois dos partidos das classes médias conservadoras (e reacionárias).

Eis a ironia. Foi preciso o “sufoco” chegar à emissão de passaportes para essa gente começar o berreiro. E até choro. Não vai ter Disney para os pequerruchos? Não vai ter filho adolescente em intercâmbios no exterior? Não vai ter compras em Miami? Fica a recomendação. Não tem passaporte? Então faça turismo interno. Se a Disney tem o Pato Donald, o Brasil ainda tem o pato da Fiesp. E os patos que foram atrás dele...

É a dança da chuva.

16 comentários:

  1. Liga não, Zé. O Francischini - que é meio que um sub-Bolsonaro - está a sugerir tirar dinheiro da educação pra garantir o passaporte da moçada. Vai ficar tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá foda. Já não sei distinguir o que é Sensacionalista e o que não é...

      Excluir
    2. Sensacionalista o emprego mais fácil da face da terra.

      Excluir
    3. Pois é, e agora está aí essa PForjadora de delações premiadas com a impunidade de delatores fajutos e pilantras, plantando o agrotóxico que colocaram, ao invés das plantas; só vai restar erva daninha pra PForjadora de delações e holofotes nesse golperno Temer-roto (escroto, do esgoto e capiroto).
      O final da tua matéria foi ótimo, Baço, vou postar no DCM, que a propósito teve a lamentável perda do jornalista Paulo Nogueira, merecidamente elogiado e reconhecido nos mais diversos jornais, blogs e revistas, 1 sujeito que mostrava muito bem como deve ser a ética no jornalismo e em outras áreas e que almejava, sonhava pro nosso país um padrão escandinavo de qualidade na sociedade.
      Conheceste, soubeste do falecimento do Paulo Nogueira?
      Saudações Baço, sem Temer o sensacionalismo biliomidiático da PF nem das redes biliardárias e globolorentas de comunicação.

      Excluir
    4. Sim. Soube do Paulo Nogueira. É uma perda difícil, em especial para quem acredita que o jornalismo alternativo está a fazer o seu caminho. Abraços.

      Excluir
  2. Mas afinal, vocês, esquerdistas, são a favor ou contrários à operação lava-jato?

    Até o momento não está claro. Quando investigam o Lula, a Dilma e os “heróis do povo brasileiro” (que comprovadamente roubaram dos cofres públicos), são contrários à operação, mas quando a investigação alcança os membros do PMDB e PSDB, aí é diferente, mostram-se totalmente favoráveis as decisões da PF e MPF. Quando os delatores confirmam os atos ilícitos de Lula, Dilma, Paloci e Dirceu, estão mentindo... Mas quando fazem mesmo com os membros de outros partidos, estão a falar a verdade... E isso funciona até com o mesmo delator: quando Eduardo Cunha entrega o plano petista, está mentindo, mas quando ele faz perguntas capciosas aos membros do seu partido, está a esconder alguma verdade...

    Nós, liberais, somos totalmente favoráveis à Lava-Jato e suas consequências, mas e vocês, esquerdistas, manterão seu apoio quando o Lula for condenado? Decidam-se!

    A polícia sempre foi uma péssima administradora dos seus recursos, como toda instituição pública que se preze. Acontece que nos governos petistas eles não precisavam trabalhar tanto já que as coisas aconteciam à luz do Sol ou não mais nos fundilhos do Palácio, mas dentro do próprio gabinete: é a tal institucionalização da corrupção, como afirmou a dupla de criminosos da JBS. O projeto de poder do partido leninista, somado a sensação de impunidade facilitou o trabalho da PF que se mostrou atuante, embora o MPF deixasse a desejar...

    Sim, o Rodrigo Janot já vai tarde! É um péssimo procurador, não pelo proselitismo político que ele está fazendo com Temer, mas pelo que ele deixou de fazer nos governos da Dilma. Se o governo Temer mostra-se um governo de dúvidas, nuvens cinzas também pairam sobre o MPF na coordenação de Janot. Vejamos:

    -O que se pensar sobre a fala de Lula sobre a falta de comprometimento do procurador selecionado por ele, quando interceptado naquela ligação telefônica?

    -Dois meses! Nunca antes na história deste país o MPF foi tão célere para apresentar uma peça acusativa contra um parlamentar, no caso de Eduardo Cunha, enquanto o seu colega, Renan Calheiros têm nove pedidos de investigação debaixo dos assentos de Janot e do ex-advogado petista, Dias Toffoli.

    -Aliás, nunca o Rodrigo Janot trabalhou tão ativamente após o impedimento...

    -O MPF libera geral dois criminosos que foram criados e sustentados pelos governos petistas e que atuavam criminosamente desde 2006, e o criminoso é o Temer por supostamente receber mesada de 500 mil? E cadê as gravações e os depoimentos contrários sobre padrinhos de casamento do irmão Wesley: Lula e Dilma?

    -Vendeta! Liberou áudios selecionadíssimos de um jornalista com sua fonte, porque o mesmo criticava-o num jornal.

    -O sub-procurador próximo a Janot é acusado de sair do MPF e trabalhar numa empresa de advocacia especializada em delações. A mesma empresa que assessorou os irmãos da JBS. Estranho...

    -Peça acusatória contra Temer baseada em ilações. O sujeito é (bem) pago, tem uma equipe ao seu lado, e faz uma peça acusatória pobre baseada num áudio cujas conversas não são tão claras. Sem contar o proselitismo político no final, com frases do tipo “o presidente participou de uma chapa (não cita a cabeça da chapa...) que ludibriou o povo brasileiro...”. O que isso tem a ver com a peça de acusação?

    E sobre a suposta sufocação do governo contra a PF, balela! Como eu disse, falta gerenciamento nas contas públicas dessas instituições. Afinal, o brasileiro paga R$ 257,25 por cada passaporte, ou seja, o custo de produção do mesmo, então onde está esse dinheiro? Sem contar que é muita ignorância imaginar que o governo propositalmente sufoca a PF a começar pela liberação do passaporte que atinge diretamente a população...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível. 3700 caracteres e nenhum comentário sobre o meu texto.

      Excluir
    2. "Nós, liberais, somos totalmente favoráveis à Lava-Jato e suas consequências (...)".

      Eu achei essa parte uma pérola do humor.

      Excluir
    3. Pérola do humor negro é ser esquerdista na América Latina.

      Excluir
    4. Pelo jeito a grana que Temer e Aécio "solicitaram" ao tal Joesley para defende-los nas redes sociais dos ataques dos esquerdistas(risos) malvadões, ainda não acabou...

      Excluir
  3. Nenhum comentário sobre teu texto porquê está uma bosta. Só tendo cocô na cabeça para ainda apoiar Lula. Seja esquerda, mas não seja estúpido. Só passo aqui de vez quando para ver a quantas anda teu devaneio. Assombra-me bastante, devo admitir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... machos do anonimato... tão poderosões quando estão atrás do teclado.

      Excluir
  4. Mas o texto tá uma merda mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que sim. Mas de onde vem a tua autoridade para julgar textos? Que tal mostrar a cara, o currículo, o portfólio? Isso de ser o "juizão" no anonimato vale nada...

      Excluir
  5. Sede da superintendência da polícia federal em CUritiba foi construída e inaugurada pelo governo Lula, em 2007. Ontem o usurpador Michel Temer, com o apoio dos paneleiros que por aqui bostejam, deu o tiro de misericórdia na força tarefa da PF que dava suporte a Lava Jato. Como diria Romero Jucá, membro do conselho de ética que absolveu o senador q virou pó. "Tem q estancar a sangria"....e a sangria foi estancada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem retardado que vem aqui berrar que não foi golpe.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem