segunda-feira, 5 de junho de 2017

Jornalismo digital: o futuro chegou a Joinville



POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO* - Chuva Ácida
Online first. Foi na década passada que esse conceito passou a ser imperativo nas redações. Em tempos de internet, não faz sentido guardar um furo de reportagem para as edições regulares (em especial no caso dos meios impressos) porque outros podem publicar antes. A velocidade é determinante, manda quem publica primeiro. Mas essa lógica tem efeitos colaterais, porque fez surgir um jornalismo mais preocupado com a rapidez do que com a qualidade.

Os tempos do double check, garantia para a validação de uma notícia, foram atropelados e a qualidade desabou. A velocidade sem controle pode gerar desastres. E foi o que aconteceu. O surgimento de fenômenos como a pós-verdade ou as fake news não é obra do acaso. Mas, por sorte, as coisas estão a mudar. Tanto que hoje surgiu uma corrente relevante, a do slow journalism, que aposta na qualidade dos conteúdos.


Era fatal que o jornalismo online também chegasse a Joinville, uma cidade onde o conservadorismo ainda faz ninho. Quando surgiu, em 2011, o Chuva Ácida era a expressão de um movimento inevitável rumo ao digital. Mas a função do blog foi sempre a de fazer opinião. Em exclusivo. E muita gente perguntou por que o Chuva Ácida não começava a fazer jornalismo. Não é a nossa praia.


E era apenas uma questão de saber esperar. Outros ocupariam esse lugar de forma mais competente. Hoje, mesmo que a passar por uma fase de noviciado na dinâmica do digital, o jornalismo online é uma realidade em Joinville. Há jornalistas a empreender e a criar projetos importantes para a comunicação social da cidade. É gente que aposta no bom jornalismo e na qualidade da informação.

O jornalismo online é o tema que o Chuva Ácida traz esta semana. Um texto por dia e na primeira pessoa, a trazer o ponto de vista dos jornalistas que, com diferentes abordagens, se lançaram no desafio de trazer esta nova linguagem para Joinville. Hoje os leitores têm várias opções consistentes, como “O Mirante”, “Paralelo”, “FazerAqui” ou o “Conecdados”. É um momento relevante e que merece estar em destaque.

O jornalismo do futuro chegou a Joinville. Agora. E o Chuva Ácida lança a análise. Boas leituras.

* José António Baço é um dos criadores do Chuva Ácida, lançado em 2011 como alternativa ao jornalismo de opinião dos meios tradicionais em Joinville.






Um comentário:

  1. Ah, mas e os empregos do pessoal da gráfica e do entregador de jornal? Putz!

    A esquerda se contradiz!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem