sexta-feira, 9 de junho de 2017

O desafio de reinventar o jornalismo


POR VANDRÉ KRAMER* - Conecdados
Nós, jornalistas, estamos passando por um profundo processo de transformação. O mais violento da história. Ao mesmo tempo que enfrentamos a mais grave crise econômica de nossa história, passamos por uma crise existencial: o modelo tradicional de consumir informação está mudando drasticamente com a difusão e o barateamento de novas tecnologias. Com isso, o modo de produção também.

Isto se reflete na forma de fazer jornalismo em e para Joinville. Os meios tradicionais estão perdendo o vigor. O ND Joinville fechou as portas, a estrutura do AN está enxuta e a RBS reduziu sua grade de produção local. Por outro lado, novas e promissoras iniciativas digitais estão surgindo. E muitos de nós estamos fazendo parte desse momento, saltando do impresso para o digital.

Ao nosso favor está a transformação da sociedade, cada vez mais plugada na internet. A Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada pelo Governo Federal, apontava que, em 2014, 26% das pessoas usava diariamente a internet. No ano passado, esse percentual saltou para 50%. E para 49% delas, a rede mundial de computadores é uma importante fonte de acesso à informação.

A própria forma de consumir informação pela web está mudando. Laptops e desktops estão perdendo muita força para os smartphones. 91% dos pesquisados em 2016 acessavam a internet pelo celular.

Outra vantagem que temos é o barateamento do custo de difundir a informação. Antes precisávamos, por exemplo, de pesadas rotativas e uma grande estrutura logística. Hoje, com um smartphone, um computador e o acesso à internet podemos fazer jornalismo de qualidade.

Este novo mundo que estamos desbravando nos impõe dois desafios: aumentar nossa credibilidade perante a sociedade e gerarmos renda a partir dos nossos empreendimentos digitais.

Conquistar a confiança do leitor é desafiador: o barateamento da tecnologia de informação permitiu o surgimento de blogs e sites, muitos deles de qualidade duvidosa. Isto contribuiu, para que a credibilidade da sociedade na imprensa enquanto instituição caísse de 43%, em 2015, para 37%, em 2016, segundo a FGV. A das redes sociais passou de 42% para 23%.

A confiança não se constrói do dia para a noite. Diante de tanta fake news e tanta desinformação, exige um trabalho árduo, pautado pela ética, honestidade e transparência. Requer pensar em enfoques diferenciados e múltiplas abordagens para um público, que assim como nós, está se transformando. Só assim cumpriremos a missão de informar bem e com qualidade. E que espaço precioso temos: uma cidade com quase 600 mil habitantes e que é uma das maiores do Sul do País.
Ter credibilidade vai nos ajudar em outro desafio: romper com o estigma de que toda informação é uma commodity. Informação diferenciada é informação de valor. Só assim conseguiremos fazer que nossas iniciativas deem retorno financeiro. Afinal de contas, todos nós queremos, pelo menos, pagar as contas ao final do mês.

* Vandré Kramer é jornalista e um dos criadores do jornal online Conecdados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem