segunda-feira, 5 de junho de 2017

Joinville: 5º melhor cidade das Américas para investir. Ouçam o foguetório...

POR JORDI CASTAN
A notícia que tomou os titulares na vila e na capital, na semana passada, foi de que Joinville, de acordo com o prestigiado jornal britânico Financial Times, "seria a 5ª melhor cidade das Américas para investir e a melhor do hemisfério sul-americano". O foguetório, o espocar da champanha e as caras de surpresa não se fizeram esperar. A notícia foi um balão de oxigênio para a atrapalhada gestão municipal e parte do PMDB catarinense, que apoia o nome do prefeito Udo Dohler para um projeto político de âmbito estadual.

É bom olhar com cautela a informação. Não porque não seja verdadeira, mas porque contém mais meias verdades que verdades inteiras.
- Primeiro, não foi o jornal Financial Times que publicou a notícia e sim a FDIInteligence, uma empresa vinculada ao grupo. Não é a mesma coisa.
- Segundo, porque o estudo foi feito entre as cidades que se postularam. Ou seja, não é uma pesquisa exaustiva abrangendo a totalidade de cidades americanas de médio porte. É só para aquelas que apresentaram estudos, o que reduz muito o impacto e a relevância do resultado.
- E, finalmente, o secretário de Planejamento declarou que ficou gratamente surpreso com a notícia porque o projeto apresentado, denominado JoinVale, ainda esta na sua fase inicial.

Quanto mais você pesquisa e se aprofunda na busca de informações, menos clara a coisa fica. Notícia desta transcendência publicada sem nenhum link? Estranho. E o tiro ao lado: localizar Joinville no estado do Rio de Janeiro é um erro crasso. Será que não haveria outros? Não vamos agora pôr em dúvida todo o estudo por conta de um errinho destes. Vai que o estagiário digitou errado. Que Joinville apareça quase emparelhada com El Salvador, em San Salvador me fez ir atrás de mais informações e fiquei com a pulga atrás da orelha.

Essa história toda começou a parecer cada dia mais com aqueles prêmios que cada ano distribuem empresas tão sérias como “Quality International” ou “Master of Excelency”, para citar algumas. Sim, aqueles prêmios que algumas empresas ganham baseados em pesquisas populares em que se escolhe a melhor churrascaria da cidade, ou o melhor borracheiro. Aliás, esse prêmio ninguém tira do Negão da Borracharia. Esses prêmios em que às vezes o vencedor precisa pagar um pequeno valor para ver seu nome publicado e ser homenageado na festa de entrega do troféu.

Quer dizer, conheço bem as maiores entidades empresariais da América Latina e incluo aqui El Salvador e, claro, Joinville. É muito difícil acreditar que qualquer estudo amplo, que englobe a todas as cidades latino-americanas de porte médio coloque Joinville entre as cinco primeiras, é muito difícil mesmo. Mas quem quiser acreditar que acredite. Eu tenho muitas dúvidas e quis compartilhá-las com vocês. Até porque a notícia publicada por aqui mais parece uma ode ao prefeito pré-candidato que uma informação veraz.

Claro que Joinville é uma cidade excelente para empreender. Claro que numa lista das 100 melhores das Américas apareceria entre as 50 primeiras. Mais que isso eu tenho dúvidas. E quem sou eu para ter dúvidas? Pois deixem que lhes conte que além de ter sido Secretario de Desenvolvimento Econômico de Joinville, nos últimos 10 anos, além de escrever aqui neste espaço, tenho prestado consultoria para mais de 100 entidades empresariais de 25 países de quatro continentes, passando em media mais de 200 dias ao ano fora do Brasil.

Para quem tiver interesse no link original

FDI American Cities of the Future 2017/18, no site http://fdiinteligence.com 



6 comentários:

  1. Bem meu caro senti falta de sua pela manhã da velha segunda feira, não se customização em nossa cidade, fato desse, basta olhar vizinha Araquari, quanto empresas estão indo por lá, acredito em algum amigo prefeitudo deve ter pago para colocado isto no ar, basta verificar quantos km de ruas ainda fazer, esgoto e água que ainda não chega alguns lugares, e sua falta, iluminação em lado da ruas apenas, me parece que isto não orquestra difícil de acreditar nessa matéria de imbecilidade, quem editou não conhece verdadeira face de nossa cidade, talvez jornalista tenha passado por aqui algumas horas, e secretários tenha levado nos melhores lugares, continuamos sangrando seja rodoviária, e por ai vai, assim como governador faz suas manobras para aprovar suas contas, este fato tem fortes indícios de ser tratar de algo pago, muito bem pago pra eleger melhor em que mesmo, sem contar investimentos que estão bem longe da população, quantos estão desempregados!! Esse tipo de matéria não constrói nada, não há elos verdadeiros, este artigo internacional deveria ir para o lixo ao invés de estourar balões, fogos e champanhe por aqui!! Esqueceram de dizer que aquela intercambio Brasil x Alemanha não trouxe nada de concreto para nossa cidade, somente deixou despesas!!Pelo cenário atual político dificilmente teremos investimentos estrangeiros seja xoinville ou qualquer outra cidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podia faltar ao nosso compromisso das segundas feiras

      Excluir
  2. É tão tamanha vergonhosa essa matéria, sem fundamentos, a cidade esta com várias empresas com pedidos de recuperação judicial, portanto à beira da falência, diversos setores da economia de nossa cidade, vem regredindo, veja isto são inúmeros imóveis pra alugar, seja loja ou galpão, eu como empresário de sucesso, quero ficar com boa fatia do mercado, certamente essas empresas tem um bom nome, e algum ativo, e facilidade de adquiri-las, isto faz com que economize com aquela campanhas publicitárias generosas e com aqueles apelos que com tempo caem em desuso, certamente adquiria algumas delas se artigo estive em sua totalidade, teríamos vários mudanças de donos, que mesclaria bastante nossa cultura e região, aumentaria oferta de mão de obre, vemos nem tanto não essa realidade, veja caso fabrica de carrocerias, e de plásticos estão quase década se arrastando, que me recordo apenas Gm veio para cá essa foi grande e última, este artigo me parece criação de um dogma visando movimentação futuro unilateral para promoção politica. Foi muito bem pago para falar o que é surreal, fabricas ficaram em sonho distante e distinto!!

    ResponderExcluir
  3. Dizem que verdade vem passos de jumento, então eis aqui Brasil conforme esse artigo ocupa sexta colocação, http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=223910&sid=6 e desculpe as palavras nem mister M, colocaria primeiro lugar o Sul e especial nossa querida Joinville esburacada, abandonada uma conturbada administração e gestão atrapalhada!!

    ResponderExcluir
  4. Mais índice que mostra que foi boato, algo que já sabemos que caíu por terra, esta estória que quinto lugar em investimentos, pois revista exame:http://exame.abril.com.br/carreira/estas-sao-15-universidades-brasileiras-mais-respeitadas-no-mundo/ trouxe melhores universidades do País, temos campus universidade federal de Sc, temos um projeto, que por enquanto é esqueleto que nasceu morto, pergunto um empresário vai investir onde se tem desenvolvimento seja tecnológico e novas cabeças pensantes, traga inovação isto não quer dizer que Joinville não tenha essas cabeças e pessoas, mais se cidadãos daqui desta cidade, querem ter qualidade e qualificação melhor em seus estudos vão ter que buscar alternativas em outros cidades, e quem sabe fora do estado Sc. Velha gestão querendo que cidade que anda como calhambeque saia como ferrari!!

    ResponderExcluir
  5. Incompatibilidade de jornal que implanta notícias pagas, é tamanha que basta um outro jornal pra dizer a verdade, essas notícias regionais presta desserviço a população com pouco acesso conteúdo, http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/06/08/internas_economia,600981/especialistas-nova-crise-politica-afasta-interesse-de-investidores-no.shtml eu apenas estou repassando o que foi públicado, portanto nem nosso geston parece aplicar métodos que parece que vão sobreviver para melhorar populismo que nunca existiu.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem