sábado, 8 de outubro de 2016

Udo conta com a falta de memória do eleitor:10 motivos para lembrar

POR JORDI CASTAN


Há quem insista em tentar convencer o eleitor de que merece o voto porque acorda cedo e doa o salário. Que estes motivos, somados à limpeza das suas mãos, seriam suficientes para votar nele de novo. Muitos esquecem o fato de que votar em Udo Dohler não foi uma boa ideia. Há vários motivos para lembrar, aos que foram acometidos de súbita amnesia, que é bom pensar duas vezes antes de seguir o mesmo roteiro uma segunda vez. A falta de memória é o melhor cabo eleitoral de Udo Dohler. Eis...

1.- Não foi capaz de tirar do papel o ícone que colocaria seu nome na historia de Joinville, a propalada ponte do Ademar Garcia, aquela que seria sua obra emblemática. Na verdade, nem foi capaz de colocá-la no papel, porque ninguém até agora viu um projeto executivo da dita ponte.

2.- Deixou as ruas da cidade convertidas num queijo suíço. Não asfaltou os 300 quilômetros que prometeu no Plano 15 e deixou sem manutenção estradas que, de tão esburacadas, se converteram em pistas só para veículos com tração 4X4. Houve buracos de todos os tamanhos e formatos. Agora, perto da eleição, lançou um mutirão tapa-buracos em que há ruas com mais remendo que asfalto original. Aposta no esquecimento do eleitor.

3.- Falando de buracos, não só ocasionaram enormes prejuízos econômicos aos joinvilenses, que sofreram acidentes e estragaram seus veículos. Os buracos ocasionaram prejuízos muito mais graves. Gente morreu nos buracos da Santos Dumont. E também causaram mortes os buracos mal sinalizados pelas obras da CAJ (Companhia Aguas de Joinville) na Vila Nova. O que o prefeito fez? Olhou para o outro lado, como se o problema não fosse dele. Acreditou que o eleitor esqueceria.

4.- Na saúde seguem faltando remédios. O próprio pessoal do São José tem divulgado que até os mais simples, como gaze e esparadrapo, têm estado em falta e que cirurgias foram remarcadas por motivos como esses. E olha que se promoveu na campanha a imagem do gestor que entendia da saúde. Nesta campanha há um pouco mais de comedimento e só é dito que o prefeito acorda cedo e que trabalha como voluntário porque doa o salário. Esquece que Joinville precisa de um bom prefeito capaz de resolver os seus problemas, não de um voluntário com insônia.

5.- As contas estão em dia é o mantra que se repete pelos corredores da Prefeitura. A verdade é que atrasou as contas com o Ipreville. Pedalou mais que o Nairo Quintana. E olhem que ficou rouco de dizer que o problema da gestão anterior não era falta de dinheiro, era falta de gestão. O joinvilense que não sofre de amnésia e procura se informar descobriu que além de dinheiro, agora também falta gestão.

6.- Das praças e do verde melhor nem falar. Estão abandonadas. Só o mato viceja e das poucas árvores replantadas menos da metade sobreviveu. O verde nunca foi uma prioridade do prefeito e da sua gestão. Ao contrário, até pretende que a cidade avance ainda mais sobre as margens dos rios, propondo a redução da distância entre as construções e os cursos de água. Nada foi feito pelas ARIEs (Áreas de Relevante Interesse Ecológico) do Boa Vista e do Iririu. Joinville sairá da sua gestão como uma cidade menos verde, mais cinzenta e triste.

7.- Na cultura, outro desastre. É bom lembrar os problemas com o Simdec.  Continuamos com museus fechados ou em estado precário. Mesmo que a triunfalista propaganda oficial fale de todos os museus abertos e só dar uma passada para ver que o Fritz Alt esta fechado, o Museu Nacional de Colonização esta com graves problemas de manutenção, da Cidadela Cultural melhor nem falar. Aliás, é só dar uma passada é ver como se cuida do patrimônio público. A melhor definição da sua gestão na cultura é muito barulho e poucas nozes.

8.- Sobrou alguma coisa? Ah... lembrei. Dos tablets fica a dúvida se foram entregues a todos os alunos da rede ou a uma parte. A propaganda eleitoral não é clara. Há ainda as escolas municipais que receberam tablets e não têm internet. E as que tem aparelhos de ar condicionado novos que nunca foram ligado porque não tem a instalação elétrica com a capacidade adequada que permita ligá-los? Esse é um exemplo de como se administra Joinville.

9.- O planejamento urbano é outro bom motivo para pensar bem se é bom negocio voltar a votar no Udo. Ou Alguém esqueceu da engrolação feita no Iririu? Ou a da frente do Mercado Municipal? Ou a duplicação da Santos Dumont? São tantas que fica difícil escolher. No caso da Santos Dumont, o que deveria ser uma duplicação virou uma comedia de erros, dessas a que Joinville já deveria estar acostumada, mal planejada, sem um projeto executivo, sem quantitativos verazes. O que em qualquer cidade mais seria se denominaria uma enjambrada. Uma parte binário, uma parte duplicada, com um projeto que sofreu uma dúzia de ajustes e alterações. De verdade que alguém acredita que é assim que Joinville vai avançar?

10.- O gestor que foi eleito em 2012 virou uma caricatura dele mesmo, pela sua própria "gestón". A gestão de Joinville, nos quesitos saúde, educação e saneamento foi reprovada quando comparada a de todos os municípios brasileiros. Joinville faz pouco, faz mal e paga caro. Ganhou nota 0,427, foi definida como pouco eficiente e ocupa a posição 3334 entre todos. A maior cidade de Santa Catarina e uma das 3 ou 4 maiores economias da região sul do Brasil tem uma péssima gestão.

Se não se reeleger, o prefeito sairá do seu governo muito menor do que entrou. Disse que cuidaria de cada centavo do dinheiro público. Pode ter cuidado dos centavos, mas os milhares, as dezenas de milhar e os milhões parece que não foram tão bem cuidados assim. Os recursos destinados à propaganda e publicidade, as obras feitas e refeitas, o retrabalho, os remendos, a maquiagem nos meses que antecedem ao período eleitoral não enganam mais. 

Ainda que tenha uma parcela de amnésicos que insistam em votar nele, por sorte para a cidade há ainda uma parcela significativa de eleitores que consideramos seu governo ruim é este dado se faz evidente nos elevados índices de rejeição que aparecem em todas as pesquisas. Há mais gente que não votaria nele que eleitores dispostos a votá-lo. Muitos eleitores querem que Joinville se livre desse peso morto, desse lastro que a impede de avançar e decolar de vez rumo ao futuro.



25 comentários:

  1. Tanto a duplicação da Santos Dumont quanto a ponte do Ademar Garcia não são obras municipais, é bom que se frise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os projetos são do nosso querido e competente IPPUJ

      Excluir
    2. A desapropriação dos terrenos na santos Dumont é sim é se a ponte do Adhemar Garcia não é obra municipal , pq está nos planos de godrno do PMDB há mais de 20 anos?

      Excluir
    3. Mas a iniciativa é municipal.

      Excluir
    4. Convenhamos, fazer projetos, reservar fundos do orçamento, licitar, fazer toda a rotina e não saber que teriam indenizações é uma coisa profissional ou amadora?!

      Excluir
  2. Se não fosse ele não deveria prometer no seu plano de governo, e a Santos Dumont só falta ele desapropriar as áreas...

    ResponderExcluir
  3. A Duplicação da Santos Dumont é uma vergonha. Sou morador do Bom Retiro e acompanho a situação a bastante tempo. O Francisco disse que a obra não era municipal, pois é, quando foi feita as primeiras conversas sobre a duplicação no governo Carlito, faltava o investimento do estado, mas tinha recurso para as desapropriações, segundo o Carlito tinha 25 milhões para as desapropriações. Pra resolver isto o governo Carlito sugeriu um binário entre a Tenente e a Santos Dumont, o que foi recusado pelo bairro. O Carlito solicitou aos empresário donos de imóveis que doassem seus terrenos para a construção do binário, poucos concordaram. Veio o governo Udo, veio o recurso do estado pra fazer a obra, e falou que não tinha nenhum dinheiro para desapropriação. E num ato ditatorial, fala que não tem condições de fazer a duplicação e mete o binário como solução, tipo pegar ou largar. E sobre as desapropriações, conversando com alguns donos de imoveis na região, tanto o governo Carlito quanto o Udo, sequer conversaram com os donos dos terrenos na Santos Dumont, ou seja não ofereceram nada pelos terrenos. Outra decisão ditatorial, é doar ou não vai ter duplicação. Ok, alguns doaram, tipo Transtusa, esta empresa parecia que já sabia que não ia ter duplicação, pois a frente dela foi feita a duplicação, mas por incrível que pareça a parte duplicada na frente da Transtusa não será usada nos próximos anos, pois a prefeitura mudou o projeto. A Transtusa ganhou um estacionamento de graça. Veio outro recurso do estado para os asfaltamento e pintura de faixas nas laterais da Santos Dumont, foi feito meia boca, mas ruas como a Otto Nass que será importantíssima para o binário, tem um pavimento de lajota da época do Freitag ou Luis Gomes, e sequer foi cogitada para receber asfalto. A rua ja é uma montanha russa e com as imperfeições no pavimento fica uma aventura. E a calçada feita para a duplicação, esta merece um capitulo a parte, pois não respeita ninguém. Não vai ter ciclovia, pois esta parece que será compartilhada com a calçada, ou seja, os pedestres além de ter que desviar dos postes terão que estar atentos as bicicletas. Acessibilidade?? kkkkkkkkkkkk..... Eu preciso tirar várias fotos aqui para mostrar como a situação está. Calçada com acessibilidade só os donos de imóveis que recebem desconto no Iptu que fizeram, porque a prefeitura esqueceu deste detalhe. Na frente da Totus tem uma calçada rebaixada com indicações para cegos, feito pela prefeitura, mas totalmente inútil, pois não continua no resto da calçada. Espero que a prefeitura continue as lajotas com acessibilidade. A prefeitura prometeu a construção de um terminal de ônibus na rótula das universidades, bom, até agora nada, assim como a linha de circular do binário, depois da eleição provavelmente ficará pronto, ou não. Ou meia boca, como o governo Udo está fazendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ato ditatorial? que maldade.

      Excluir
    2. Pelo o que eu saiba, as edificações da Santos Dumont já eram feitas com afastamento há muitos e muitos anos (décadas?) pois já estava prevista a duplicação. O problema deve ser com as desapropriações. Quanto a calçadas - que eu tenha conhecimento calçadas devem feitas pelos proprietários dos imóveis e NÃO pelas prefeituras ... aqui, na região onde moro, cada um faz/fez a sua.

      Excluir
    3. Recomendo você visitar a Santos Dumont para ver quem está fazendo as calçadas.

      Excluir
  4. Os tablet é do fundo nacional de desenvolvimento da educação- MEC/FNDE

    É uma mentira dizer que foi do governo minicipal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a propaganda é omissa e induz ao erro mas não mente. Eles entregaram e apenas entregaram os tablets, notebooks, lousas digitais e computadores do MEC/FNDE mas mentem ao afirmar que todos os alunos receberam os tablets enquanto na própria propaganda aparece muito rapidamente na tela que foram apenas os de 6° ao 9°s anos.

      Excluir
  5. Prefeito da incompetência colocou para a administrar a Zona Sul um mais incompetente que ele .
    Zona Sul abandonada fora Udo.

    ResponderExcluir
  6. Faltou citar também:
    - O "desinteresse" pelas demandas da AMABA
    - Que o governo Tebaldi tinha planos financeiramente mais interessantes para "certa" empresa de paisagismo
    - Que o projeto da mesma empresa para um parque público onde existe o batalhão também não saiu do papel.
    Ahhh mas aí a opinião não soaria tão imparcial né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta bobagem! Mas vamos la... em nome da imparcialidade.
      Os maravilhosos projetos de paisagismo elaborados no governo Tebaldi, como o Boulevard Cachoeira de triste lembrança, foram elaborados pela competente equipe do IPPUJ.
      Não até agora nenhum projeto ou estudo concreto de um parque para a area do 62 BI, há sim TCC de alunos das faculdades de arquitetura da vila que contemplam um parque naquele local.
      Sobre a as demandas da AMABA (Associação de moradores do Bairro América) o prefeito Udo Dohler nunca teve o menor interesse em conhece-las e a AMABA perdeu o interesse em apresenta-las para alguém que não tem interesse em escutar.

      Excluir
  7. Por quê o IPPUJ e a gestão Udo só viabilizam projetos de trânsito que beneficiam somente a Gidion/Transtusa? Muito estranho...

    ResponderExcluir
  8. As únicas coisas que vi ele fazer é administrar a cidade como se fosse sua empresa, ou seja, cortar gastos (muitas das vezes necessários, pois não é ele que depende daquilo) e se tornar um carrasco aos "seus" funcionários publicos.

    ResponderExcluir
  9. Ridiculo cade od uniformes desse ano de 2016 estamos findando o ano aqui no jardim Paraiso nnenhum aluno recebeu tablet nunca vi joinville assim abandonada.vi o prefeito Hudo nas ruas somente nas eleiçoes pq ñ o fez todos os anos o mesmo trajeto para ver como esta o povo q o elegeu .

    ResponderExcluir
  10. agora propaganda do Darcy vai ficar melhor e mostar isso tudo, saiu kennedi e entrou pessoal do merisio la do oeste

    ResponderExcluir
  11. Queria muito que tivessem pessoas debatendo e lutando pelos direitos da tão abandonada e desfalcada prefeitura de Ribeirão Preto SP.

    ResponderExcluir
  12. Ctrl+C e Ctrl+V ???? Tá faltando inspiração??? Artigo de setembro. Já foi melhor o blog!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Faltou falar da licitação do transporte coletivo, ah é. Udo não fez.

    ResponderExcluir
  14. Faltou falar da LOT e dos prédios de 25 andares ao redor da maternidade e dos hospitais São José, Dona Helena e da UNIMED. Coisa de gênio. Um tiro no pé da mobilidade urbana para atender intere$$e$....

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem