terça-feira, 25 de outubro de 2016

Eleição em Joinville virou guerra de bugio: um joga merda no outro
















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

O segundo turno das eleições para a Prefeitura de Joinville entrou no lodaçal. O nível do “debate” baixou tanto que já é possível prever o resultado: os dois candidatos sairão perdedores. A coisa virou uma autêntica guerra de bugio, na qual um joga merda no outro. O ponto alto do bang-bang foi na semana passada, quando as redes sociais se transformaram num campo de batalha, com tiros para todos os lados. Só não houve dedo no olho porque a coisa é virtual.

Teve soco abaixo da cintura, claro. Os acólitos de Udo Dohler fizeram circular um grampo no qual Darci de Matos é apanhado em claro tráfico de influência, a pedir um favor para uma amiga. Na outra trincheira, a trupe do deputado estadual ressuscitou uma história antiga, mas que colide com a imagem de mãos limpas de Udo Dohler: problemas no hospital Dona Helena, ao qual o prefeito é ligado, por suspeita de compra de ouro para esconder lucros. Quem sacou primeiro? Não importa. O estrago está feito.

Em termos de propostas a narrativa da propaganda eleitoral atingiu o nível “Belíndia”. Udo Dohler pinta a cidade com cores tão bonitas que Joinville fica a parecer uma Bélgica. Na versão do atual prefeito, os joinvilenses estão a viver num paraíso tropical com padrão de vida europeu. Darci de Matos mostra o lado Índia e insiste em bater nos pontos fracos do prefeito. Aliás, o deputado nem precisaria fazer promessas. É só deixar o microfone na mão do povo. O programa ideal é deixar as pessoas a falarem por 10 minutos... e a mensagem está passada.

A coisa respingou até para Raimundo Colombo, que saiu em defesa de Darci de Matos. Entrou com cara de quem queira pôr água na fervura, mas acabou jogar gasolina na fogueira. O verniz estalou entre o prefeito e o governador. Coisas desagradáveis foram ditas. Fica a dúvida: caso reeleito, como Udo Dohler vai pedir recursos a Raimundo Colombo? Só com muita cara de pau, claro. Mas o atual prefeito já está mais escolado nas manigâncias políticas e isso não deve causar engulhos.

Guerra é guerra. E não há que ter medo de torturar os números. Os dois candidatos divulgaram resultados de pesquisas e, com base nos números apresentados, só há uma conclusão possível: Joinville vai ter dois prefeitos. Darci de Matos apresentou números que o põem quase 10 pontos à frente do seu adversário. E Udo Dohler apresentou números que o põem quase 10 pontos à frente do seu adversário. É o Instituto Mandrake de Pesquisas a fazer escola?

Talvez o embate mais agressivo seja o que envolve os atuais comissionados, em defesa de Udo Dohler, e aspirantes a comissionados, que apostam o futuro na eleição de Darci de Matos. A coisa pega. Mas também revela. Se tomarmos as redes sociais como referência, a defesa do atual prefeito fica circunscrita ao núcleo de funcionários com cargos de confiança. Darci de Matos tem o seu próprio time, mas a sua comunicação recebe apoios em outros quadrantes. E isso quer dizer alguma coisa. 

Faz. Não faz. Muda. Não muda. Enfim, o próximo prefeito não será eleito pelos seus méritos, mas pelos defeitos do outro. Ah... seo Baço. É merda para todo lado e o senhor posando de moralista. Que nada. Até me divirto com o que está acontecendo. Porque a alegria do circo é ver o palhaço pegar fogo.

É a dança da chuva.

3 comentários:

  1. Realmente, as eleições desse ano nos apresentam uma "régua" muito baixa! Joinville sofre a tempos com representantes políticos inexpressivos, tanto no poder executivo como no legislativo! Joinville não tem força política! É fato! Como consequência disso, um velho ditado proferido pelo finado LHS, continua atual: "Joinville é a quinta roda da carroça!"

    A esquerda agoniza!

    ResponderExcluir
  2. Pior é que o LHS ficou 7,5 anos como Governador do Estado e, infelizmente, Joinville não conseguiu deixar de ser a 5ª roda da carroça. Como costumam falar, o lobby da capital é grande, prova disso é o número de hospitais estaduais da grande Florianópolis e o enorme efetivo policial militar quando comparado com o efetivo de Joinville. Para "mascarar", em Joinville, ficam criando batalhões, apenas para terem mais oficiais, mas redistribuem o efetivo de praças, num jogo de soma ZERO, pior ainda, pois os custos aumentam: mais oficiais, mais estrutura física, etc. E Joinville bancando o hospital São José que é há anos um hospital regional, pois atende os municípios vizinhos e consome grande parte dos recursos da Prefeitura. Nisto o Prefeito Udo tem toda a razão.

    ResponderExcluir
  3. O Udo é um mentiroso contumaz. O Darci esta quase virando um Kenedy nas promessas. Tinhamos boas opcoes, como por exemplo, o Rodrigo Bornholdt que seria uma forma de fazer grande mudança na politica de Joinville. Mas, infelizmente, ainda temos os coroneis da Politica do PMDB e de agora seu grande adversario momentaneo, o PSD. Meu voto é nulo!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem