quinta-feira, 20 de outubro de 2016

"Fuja, Lula, fuja". Mas ele não foge...
















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Desde a sexta-feira passada circula a informação da iminente prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não é um fato de somenos. Se vier a acontecer, as consequências são imprevisíveis e nenhuma delas tem como contribuir para a estabilidade no país. Uma pergunta circula: a anunciada prisão teria base legal? Parece que não. E isso viria escancarar de vez a morte do estado de direito no Brasil. É a última pá de cal sobre a insipiente democracia brasileira.

Pessoas ligadas ao ex-presidente dizem que, mesmo tendo a liberdade em risco, ele se recusa a abandonar o Brasil. A principal razão é óbvia: um exílio prejudicaria a sua defesa, resultaria em perda de credibilidade e também contribuiria para enfraquecer o já combalido Partido dos Trabalhadores. E não podemos esquecer que obrigaria a abrir mão de concorrer à presidência em 2018. As mesmas pessoas dizem que, caso venha a ser preso, Lula pretende empreender o seu combate político a partir do cárcere.

Há o outro lado. Corre entre partidários do ex-presidente a tese de que ele deve pedir asilo político ou abrigar-se em alguma embaixada. Seria uma situação limite. Eis a questão: o que você, leitor ou leitora, faria se estivesse na pele de Lula, correndo o risco de ir para a prisão de forma arbitrária? Eu diria: “fuja, Lula, fuja”. Por quê? Porque é impossível contar com a Justiça num país onde o estado de direito tem sido atropelado repetidas vezes, sem qualquer reação dos poderes, da imprensa ou da sociedade. 

Enfim, se estivesse no lugar de Lula dava um jeito de ir viver em outro país. Há impedimentos éticos e morais a considerar porque, como diz o povo, “quem não deve não teme”. Mas isso só se aplica a estados de direito e há tempos o Brasil abandonou essa condição. A presunção de inocência foi substituída por uma (i)lógica perversa: primeiro escolhe o “criminoso”, depois tenta saber qual é o crime. Lula vai ficar, claro. Mas a que preço?

A velha imprensa não disfarça a opção pelos torcionários. E está à espera de um espetáculo que permita obter audiências. Não vamos esquecer que o juiz Sérgio Moro é um homem tocado pela vaidade. E os ególatras adoram show off. A prisão seria televisionada. Haveria uma profusão de imagens. Lula algemado é um pitéu pelo qual a velha comunicação social saliva há muito. Tudo para gáudio de uma plateia de neanderthals políticos que babam na gravata... e nas redes sociais.

É arbitrário? Claro.  O que pode resultar daí? A patuleia conservadora, tonta pelo ódio de classe, vai comemorar. Mas entre os apoiadores do ex-presidente há quem fale em sair às ruas em reação. É aí que mora o perigo. Ninguém sabe o que pode acontecer. Aliás, é apenas isso o que impede a direita e os seus áulicos togados de darem esse passo: a prisão de Lula pode gerar um furdunço danado. Quem arrisca?

O Brasil virou uma babel jurídica, moral e ética. Para uns há a condução coercitiva, para outros endereços nunca encontrados. As “convicções” substituem as provas. Arbitrariedades cometidas de “boa-fé” têm valor de lei. Juízes instituem as penas mesmo antes do julgamento. Sob o manto da delação, corruptos viram heróis das massas ignaras. O linchamento midiático vem antes dos processos.

A inquisição promovida por Moro e a sua camarilha não deixa espaço para a racionalidade. Não se deseja justiça, mas vingança. De qualquer forma, ninguém duvida que Lula vai enfrentar a situação de peito aberto, porque tem uma história por zelar. Mas todos devem temer pela vitória da irracionalidade e as suas consequências. Porque a morte do estado de direito é a ditadura a mostrar a sua cara. 

É a dança da chuva.

36 comentários:

  1. “Uma pergunta circula: a anunciada prisão teria base legal? Parece que não.”

    Isso não é você quem avalia e sim pessoas balizadas, como os juristas. Os “Adevogados” de Lula insistem na defesa de que o ex-presidente está “sendo perseguido” ao invés de refutar os indícios que recaem sobre o cliente deles.

    “E isso viria escancarar de vez a morte do estado de direito no Brasil.”

    O estado de direito está bem, obrigado. Percebe-se isso porque os únicos países que não o reconhece são Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Honduras.

    “É a última pá de cal sobre a insipiente democracia brasileira.”

    A democracia nunca esteve melhor!

    “Pessoas ligadas ao ex-presidente dizem que, mesmo tendo a liberdade em risco, ele se recusa a abandonar o Brasil.”

    É? E Lula iria para onde? Seguramente em Havana, Caracas, La Paz, Tegucigalpa ou Quito ele teria guarida... Mas o sonho da esquerda caviar é Paris... Ahhh, Paris! Que tal a Itália onde a “galega” tem cidadania, mas eu se fosse ele não iria pra lá, não. Não depois de conceder abrigo ao assassino comunista Battisti. Aliás, não iria para nenhum país europeu...

    “Corre entre partidários do ex-presidente a tese de que ele deve pedir asilo político ou abrigar-se em alguma embaixada.”

    Isso! Quero ver o quanto o Lulão vai aguentar comendo hayaca e bebendo inca-cola na embaixada do Equador. O Assange está lá até agora: firme e forte!

    Você não tem vergonha?

    Se expõe dessa forma para defender gente que tem três investigações nas costas? Gente que destruiu a economia do país, pilhou estatais e deixou mais de 12 milhões de desempregados em nome de em projeto criminoso de poder. O que você está ganhando com isso no outro lado do Atlântico? Quero dizer, provavelmente nem veio votar no PT, viu de longe o país definhar e ainda tem a pachorra de defender gente deste naipe. Não sei o que chega aí, mas o discurso do golpe já era. Um por um, os petistas e próximos estão sendo levados para o xilindró. O último foi Gin Argello, aquele que pedalava com Dilma nos jardins do palácio. Vai chegar a vez de Lula e nem os gatos pingados que foram “defende-lo” em frente ao prédio poderão fazer nada, a não ser que você venha e junte-se ao coro. Quem sabe um golpe de Taekwondo não demova os policiais...

    ResponderExcluir
  2. De um anônimo de merda, aqui.
    Para um anônimo de meia merda, ali em cima.

    Botaram maconha, haxixe e muita cocaína na merda que você come.

    ResponderExcluir
  3. Também não li o que o anônimo escreveu. De início já vi o tédio.

    ResponderExcluir
  4. A justiça sempre foi e sempre será vingança. Os medievais sabiam disso por isso acreditavam na Justiça divina muito mais que na justiça dos homens. A queda do paraíso se deu quando homem começou a perceber a tragédia que é viver, então começaram a denegrir o mundo com sua justiça, com seu ressentimento.
    E Lula fique se for homem, aceite seu destino de bom grado, quem sabe terá seu nome gravado na história.
    Não há um articulista aqui que tem uma epigrafe que diz que "a história vai nos cobrar"(frase tipica de Marxista com sua dialética materialista, achando que existe um sentido na história,uma "justiça na história"), prefiro pensar com um materialismo um pouco diferente, o materialismo de Espinosa com seu "sub specie aeternitatis", colocando nossas ações sobre uma perspectiva eterna, como um passageiro do tempo que olha daqui a mil anos para frente e para trás. Como se fossemos um medieval , ou um romano olhando na perceptiva deles sobre nossas ações, ou como daqui algumas gerações olharam para essa geração. Alguém que aceitou seu destino? ou alguém covarde?Pois a complementação do sub specie aeternitatis de espinosa esta que nossa liberdade como seres humanos esta em aceitar nosso destino, que é trágico. Então Lula fique e prove que é homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maldito seja Baruch de Espinosa:
      “Pela decisão dos anjos e julgamento dos santos, excomungamos, expulsamos, execramos e maldizemos Baruch de Espinosa… "Maldito seja de dia e maldito seja de noite; maldito seja quando se deita e maldito seja quando se levanta; maldito seja quando sai, maldito seja quando regressa… Ordenamos que ninguém mantenha com ele comunicação oral ou escrita, que ninguém lhe preste favor algum, que ninguém permaneça com ele sob o mesmo tecto ou a menos de quatro jardas, que ninguém leia algo escrito ou transcrito por ele".

      É, amigo. Não parece que ele tenha enfrentado a excomunhão para, nas tuas palavras, provar que era "homem".

      Excluir
    2. "E Lula fique se for homem, aceite seu destino de bom grado, quem sabe terá seu nome gravado na história."

      Sim, no esgoto da história brasileira.

      Excluir
    3. Cuida aê. Dá uma limpadinha na gravata... que babou.

      Excluir
    4. Sim ele enfrentou a excomunhão,e tudo que ela significava. E antes recusou vários cargos de professor, em universidades e até do Rei da França ele recusou um cargo. Para não deixar as suas ideias de lado.
      Ao anônimo
      Como não conhecemos o bonde da história,e aproveitando para ironizar deixemos a história pros marxista já que ele descobriram o sentido da história, e infestam as faculdades de história e humanas por ai,com sua nova/velha metafisica.
      Mas acho cedo demais para tal diagnóstico que sua história ira para o esgoto. A sempre males que vão pra bem.

      Excluir
  5. Outro texto "Mais do Mesmo"!
    Chargista sem graça!
    Vão dizer novamente que sou pago,
    que sou "jenio", que me escondo no anonimato, etc


    É!...é tédio mesmo!


    A esquerda agoniza!... e entedia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes que só publico os teus comentários porque geram leads. Caso contrário, cagava pra ti.

      Excluir
    2. Não, não Baço! Cagar não! A esquerda cospe! Não leu a cartilha?

      A esquerda agoniza!... e cospe

      Excluir
    3. Mais um comentário... o que importa são os números.

      Excluir
    4. Sim, os números também me importam! r$$

      A e$querda agoniza!

      Excluir
    5. Falando em leads, fico pensando, vocês ganhariam uma grana fazendo camisas antilula, antiPT, direitos humanos etc. O Sandro poderia fazer as ilustrações.

      E agora falando sério, não creio que o Lula seja Jango. Ou seja, não creio que ele aceite fugir para evitar uma convulsão social.

      Excluir
    6. Ná, aí a gente ia ter que concorrer com os "revoltados online". O sustento deles vem da graninha dos otários que compram as camiseta (com um design que pulamordedeus). E os otários nem tem tanta grana assim...

      Excluir
    7. Baço, o contador de comentários

      Excluir
  6. Não cansa de defender os indefensáveis?

    Antes era Dilma, acusando o golpe, que o país perderia o rumo caso fosse impedida de concluir o mandato, que as potências internacional já acusavam que o golpe está em curso.

    Agora é Lula, depois dele será quem? Nem no berço do sindicalismo, região onde Lula é muito conhecido, conseguiu eleger o filho como vereador, acredita mesmo que as manifestações serão maiores que as de 2015, todos de vermelho exigindo a soltura de Lula?

    ResponderExcluir
  7. Cara, falando sério. Só entro no blog pra ler o Baço!!!! Pândego profissional!!!

    ResponderExcluir
  8. “Fuja, Lula, fuja porque o Cunha foi preso ontem!”

    O Cunha é um bandido órfão.
    Resta agora esperar pela prisão dos bandidos de estimação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Mas como ficaste a saber da prisão do Cunha? Tens contactos privilegiados?

      Excluir
  9. Pô Baço! Estou achando vcs desanimados com a prisão do Cunha! Não era isso que vcs tanto queriam?: A prisão do vagabundo? É aquela agonia né? Porque o Lula deve ser o próximo né? Veja o lado bom: Quem sabe, o Temer e o Aécio não vão pra "vala" também? Anime-se!

    A esquerda agoniza!... e não sabe se apóia ou não o Moro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK... Devo admitir, você é irritantemente criativo! Não por menos... é com quem eu mais curto "discutir" aqui!... pode postar +1!

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    2. E por falar em criatividade, aproveita a oportunidade e muda o teu mote. Esse da esquerda agoniza já deu o que tinha a dar. Viu? Estou a dar consultoria de marketing e sem cobrar. Aproveita.

      Excluir
    3. fala o gênio inventor do "é a dança da chuva"...

      Excluir
    4. Se o meu "mote" te incomoda,... obrigado pelo feedback! Fico bem feliz! rs

      A esquerda agoniza!... e se irrita com o meu "mote"!

      Excluir
    5. É como diz o velho deitado: "vou dormir em cima da pia da cozinha de tão preocupado".

      Excluir
    6. Legal! Então troca teu "mote" atual por esse! rs

      Excluir
    7. Não posso. Esse eu usava no jornal.

      Excluir
  10. falou o Diogo Mainardi de Joinville... kkk, defender o Lula das europa é bom né

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem