sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A juventude que luta. E transforma!















POR LIZANDRA CARPES

Quando se observa um congresso nacional conservador, na sua maioria homens, brancos e de meia idade, que tem como suporte as alas fundamentalistas da sociedade, a concentração de poder, o judiciário e os conglomerados das mídias, nos dá a sensação de desesperança e retrocesso. No entanto, ao longo da história, principalmente entre o golpe militar de 1964 até o golpe sofrido este ano, a juventude não nos tem decepcionado. Provaram em vários momentos que estão alerta e aos trancos e barrancos estão prontos para lutarem por seus direitos. 

Nos “Anos de Chumbo” 1964-1985, a juventude foi referência da resistência. Tanto que a perseguição era concretizada com tortura e morte. A resistência deu lugar a Democracia, o sonho era de um mundo justo e igualitário para todas as pessoas. De lá para cá foram as “diretas já”, “cara pintadas”, lutas contra as privatizações e tantas outras para reafirmar os direitos garantidos na Constituição Federal de 1988. 

Embora nossa juventude seja negligenciada, exterminada e violentada e estas ações se naturalizam na sociedade, a força que impulsiona o desejo por vida justa neste país, ainda pulsa dentro do coração jovem. É por esta razão que ataques aos direitos são tão importantes para calar a juventude, principalmente com cortes significativos na Educação. Sem contar o genocídio que será causado  com  PEC da redução da maioridade penal que afeta principalmente jovens em condições sociais vulneráveis. Se medidas emergenciais não forem tomadas a próxima geração, jovens do futuro, estará condenada a pagar pelos erros cometidos e pela omissão desta geração.   

Acreditar neste potencial de energia que é a juventude é papel dos que já tem uma caminhada de luta um pouco mais longa. Dar suporte para as ocupações nas escolas é apostarmos em um novo modelo de sociedade, um novo modelo educacional, que pode promover mudanças de cultura e comportamento. Ocupar e resistir com o apoio dos movimentos e organizações de defesa de direitos fortalece as ações e encoraja ainda mais o protagonismo jovem. 

Nunca foi tão atual o “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento: “Já podaram seus momentos/Desviaram seu destino/Seu sorriso de meninx/Quantas vezes se escondeu/Mas renova-se a esperança/Nova aurora a cada dia/E há que se cuidar do broto/Pra que a vida nos dê/Flor, flor e fruto.”

25 comentários:

  1. Como a tirania que ocorre nas escolas públicas invadidas do Paraná? Um bando de tiranos fascistas formado por “professores” e militantes de maior idade que nada têm a ver com a educação, a usar algumas dúzias de alunos para invadir escolas em nome de algo que os adolescentes desconhecem, em causa puramente política-ideológica, deixando milhares de estudantes sem aulas. Onde estão os pais dos alunos prejudicados, sobretudo os do ensino fundamental? Onde está o Ministério Público que não faz uma devassa nas escolas e enquadra os marmanjos sindicalistas do PSOL, PC do B e PT? Onde está a justiça?

    Sim, a música de Milton Nascimento não poderia sem mais perfeita, desta vez não contra uma repressão militar, mas contra fascistas de esquerda que estão querendo assaltar o país. Covardes que se aproveitam da ignorância de crianças e pretendem as usar como escudo numa eventual desapropriação policial promovida pela justiça. A esquerda brasileira quer sangue, é tirana, é confusa, é corrupta, é estúpida, é belicosa e tem de ser varrida da política, pois não há espaço para essa gente numa democracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio se você não aguenta um Brasil onde os jovens se manifestam e lutam pelos seus direitos então pede pra sair.

      Excluir
    2. como é fácil falar do que desconhece. Com certeza, assistiu a uma cena com um estudante barbado e tirou todas essas conclusões. Caso resolvesse receber informações reais, veria que muitos pais estão ajudando seus filhos nas escolas ocupadas. Ah, e antes tivéssemos professores politizados. Seria muito melhor colocar aluno pra pensar do que robotizá-los.

      Excluir
    3. Aposto que os seus filhos, se os tem, não estudam em colégios públicos, "então é facil falar do que desconhece", né não?

      Excluir
    4. "Antonio se você não aguenta um Brasil onde os jovens se manifestam e lutam pelos seus direitos então pede pra sair."

      Eu aguentaria se esses jovens tivessem a mínima noção do que estão “lutando”. Canalhas da pior espécie se aproveitam da ignorância e jovialidade desses adolescentes para colocar em prática o projeto criminoso, como fez o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NAZI) com os estudantes na Alemanha hitlerista. E desde quando invadir escolas e impedir milhares de estudantes de frequentá-las é manifestação legítima? Só para indivíduos com problemas de discernir o certo do errado e enxergar contradições. Ou o errado depende da contextualização? Posso invadir, impedir, impor ou matar em nome da causa?


      Excluir
    5. Tava demorando pra gente chegar no nazismo! Se o jovem só que saber de internet e festa é alienado, não tem consciência política.
      Se ocupa uma escola pública que é o seu lugar por direito aí é canalha.
      Tu estudas numa escola dessas? Dá aulas em alguma dessas escolas? É servidor ou pai de aluno de alguma dessas escolas?
      Eu sou. Aluno do IFSC Palhoça Campus Bilíngue e acompanho as lutas de docentes e discentes para construir uma educação de qualidade. Quando tu dizes que eles não sabem o que estão fazendo ou o que está acontecendo, vejo que quem não está acompanhando os fatos é você. A PEC tem sido assunto de debates e palestras. O texto é discutido, não doutrinado. Então, por favor, pega sua máquina do tempo e volta pra 64, sim agora sou eu que estou apelando, ou espera a próxima eleição direta pra votar em pessoas que representem a sua forma de pensar.

      Excluir
    6. Não há discussão, há doutrinação para alguns gatos pingados, pois a maioria dos alunos e pais não aceita esse tipo de imposição fascista.
      Ora, a PEC aumenta as horas de estudo, propõe liberdade para que o aluno escolha as matérias que irá cursar (como ocorre nos países desenvolvidos), Artes e Edu. Física mantém-se no primeiro ano, os demais anos focam línguas e exatas (as matérias que os alunos mais reprovam e que deixam o país nas últimas posições).
      A PEC, insistentemente apoiada pelo partido que estava no poder até esse ano, está sendo usada para tentar desestabilizar o governo atual, e quem paga a conta é a maioria dos alunos que não consegue estudar e provavelmente será prejudicada nos exames do ENEM.
      Você é que tem de voltar para 64 e ver com os seus próprios olhos o que eram aqueles tempos e confrontá-los a atualidade, pois estão confundindo o excesso de liberdade com libertinagem.
      O desejo dos militantes do PSOL, PC do B e PT infiltrados nesses colégios é que a polícia invada, ocorra excessos provocados pela massa de manobra com consequente retaliação pela sociedade e simpatia de alunos de outros Estados para que façam o mesmo nas suas escolas. Não dará certo! Em vários Estados pais e alunos já estão vigiando as escolas para que baderneiros não invadam. Os alunos invasores não têm culpa da estupidez alheia, talvez os pais tenham por deixar os seus filhos à mercê de tiranos fascistas.
      Fascistas não passarão!

      Excluir
    7. Se tá difícil de entender, vá a uma escola ocupada e converse com os estudantes.
      E vai com calma no assunto temos duas coisas em pauta aqui e se não tomar cuidado acabamos falando as mesmas coisas que você.
      PEC 241 = Congelamento de gastos
      MP 746/2016 = Reforma do ensino médio

      Agora tu que é um cara bacana me explica o pensamento do governo federal Pec 241 congela gastos MP 746 aumenta dobra os turnos na escolas(aumento de gastos), me explica a receita que vai fazer isso funcionar.

      Excluir
    8. Sim, são coisas distintas, PEC e MP.

      A PEC 241 não congela nada! Ela impõe um limite para os gastos. Ponto! Em nenhum momento a PEC congela gastos na educação, saúde ou segurança, até porque o projeto prevê os investimentos atrelados ao crescimento + a variação da inflação, por 20 anos podendo ser revisto daqui a 10 anos. Não existe um teto para gastos na educação, o teto é para gastos totais (entram nessa conta a contratação de funcionários públicos, investimentos em infraestrutura, aquisição de novas estatais etc..). Como bem argumentou o senador Cristovam Buarque, a PEC 241 enfim dará responsabilidade aos poderes executivo e legislativo, pois ambos terão de priorizar investimentos e não mais lançar gastos sem lastros que nesse ano chegou ao déficit de 170 bilhões de reais.

      A educação tem de ser revista, urgentemente. Os governos serão os responsáveis pelo remanejamento dos recursos, de nada adianta levantar bandeira sem a planilha de custos em mãos. Se o governo federal, com anuência dos Estados e Municípios, diz que há possibilidade de manter o teto de gastos e o implemento da medida provisória, que tal esperar e ver o que acontece? Até porque as mudanças não serão implementadas de imediato. Invadir escolas e impedir o livre acesso a quem quer estudar de nada adianta.


      Excluir
    9. Melhor mesmo é sentar e esperar pra ver o que acontece!!!!

      "projeto prevê os investimentos atrelados ao crescimento + a variação da inflação"

      Em momento algum a PEC cita crescimento. É só a inflação mesmo. Não leva em conta o crescimento populacional e nem o envelhecimento da população. Amarra o salário mínimo à inflação ignorando o crescimento do PIB.

      Olha só se o governo está interessado em controle de gastos, explique aumento de 47% pro judiciário, aumento de verba de publicidade, aumento do número de cargos comissionados e manutenção da bolsa empresário. Fora isso ninguém falou em tributação de lucros e dividendos, reforma tributária e combate a sonegação.

      Enfim temos um monte de contradições e várias opções para combater o déficit do governo.

      Porque então ameaçar a parte mais fraca?

      Excluir
    10. “Em momento algum a PEC cita crescimento.”

      A inflação já é o indexador do crescimento.

      Excluir
    11. Inflação é indexador de crescimento????
      Que eu saiba é perda de valor real. Quando reajustamos algo pela inflação não estamos crescendo, estamos apenas recuperando o valor real que foi perdido nos 365 dias anteriores ao reajuste.

      Excluir
    12. Gostaria de saber a assiduidade nas aulas e as notas dos alunos que invadem prédios públicos e impedem a população de frequentá-los. Já os marmanjos sindicalistas infiltrados (que não frequentavam aulas e tinham preguiça de estudar – por isso viraram sindicalistas) têm de responder na justiça.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    13. Gostaria de saber a assiduidade nas aulas e as notas dos alunos que invadem prédios públicos e impedem a população de frequentá-los.

      Vá lá e pergunte? Converse com eles? Pergunte o que estão fazendo ali?
      Pergunte a eles pelo Facebook.

      Excluir
    14. E correr o risco de ser acusado por alguma aluninha comunistinha canalha de "estuprador", como fizeram com o rapaz do vídeo quando entrou na escola curitibana para fazer perguntas aos “alunos”?

      https://www.youtube.com/watch?v=DHiUi959Xa0

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    15. Se tens medo de sair às ruas sinto muito. Volta pra toca.

      Excluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=slprU7DPpqY

    Não julguem o entrevistador, apenas prestem atenção nas perguntas e... repostas.

    ResponderExcluir
  3. "Paz...só se for justa" (Lizandra Carpes)

    É justa a agressão como resposta a... perguntas?

    A violência sempre parte da polícia?
    Lula tentou passar a mesma PEC em 2005. Agora é "golpe"?
    A PEC241 irá cortar gastos da educação? E da saúde?
    A esquerda agoniza?...

    ResponderExcluir
  4. https://youtu.be/6mzbQg4C8Pg

    Facistas agridem estudantes com... perguntas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...respeita o NÃO, seus agressores..."

      É foda, cara. É isso que sai das universidades.

      kkkkkkkk

      Excluir
  5. Meu sonho é dar um cartão de crédito sem limites ao Governo Temer.

    Abaixo a PEC 241!

    ResponderExcluir
  6. Sim, Baço, a verdade é inconveniente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi sobre o aluno assassinado nas dependências da escola e a responsabilidade sobre essa tragédia daqueles que promovem a invasão aos prédios públicos. O texto não foi publicado. Suponho que você leu e preferiu omitir a verdade.

      Excluir
  7. Os coxinhas são mais legais que os esquerdista. A biodiversidade dos coxinhas é maior. Tem os conservadores, os libertários, os liberais conservadores , os liberais, monarquistas, minarquistas enfim. Já os esquerdistas parecem que saem de fábrica , tds tem o mesmo discurso, rezam td o mesmo catecismo.
    Mas cuidado coxinhas o governo golpista do temer pode estar jogando purpurina pra vcs.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem